Foram encontradas cerca de 20 esculturas de bruxas, muitas das quais com o objetivo de afastar o mal.
Segundo a Sky News, um “conjunto espantoso” de marcas de bruxas foi encontrado em Gainsborough Old Hall, em Inglaterra, incluindo inscrições de “maldições” dirigidas ao seu antigo proprietário.
Ricky Berry, um voluntário do English Heritage, que cuida do sítio de Lincolnshire, descobriu e mapeou cerca de 20 esculturas na propriedade Tudor nos últimos dois anos — entre as mais encontradas em qualquer um dos 400 sítios da instituição de caridade.
As marcas de bruxas, também conhecidas como marcas de proteção ritual esculpidas ou marcas apotropaicas, incluem inscrições raras de maldições que, segundo a instituição de caridade, devem ter sido feitas pro volta da época em que o comerciante William Hickman era dono da propriedade, a partir de 1596.
Numa das inscrições, o nome de Hickman está escrito de cabeça para baixa. A prática de desfigurar um nome foi amplamente acreditada para amaldiçoar a pessoa nomeada e é algo nunca antes visto num local de património inglês, revelou a instituição de caridade.
Berry encontrou também círculos simples que se acreditava aprisionarem os demónios.
Outros incluíam Vs sobrepostos ou marcas marianas, que alguns acreditam invocar a proteção da Virgem Maria, e um pentágono que era originalmente utilizado para proteger contra o mal. Encontrou também cerca de 100 marcas de queimaduras, que se acreditava protegerem contra o fogo.
O English Heritage afirma que isto faz de Gainsborough Old Hall um dos locais mais “protegidos” sob a sua alçada.
“É espantoso que, passados séculos, os espantosos edifícios antigos ao nosso cuidado ainda tenham segredos à espera de serem descobertos”, afirmou Kevin Booth, diretor de coleções da instituição.
“O Old Hall teve, sem dúvida, um passado tumultuoso, sobretudo sob a posse do aparentemente impopular William Hickman, mas a razão pela qual é palco de uma concentração tão elevada de esculturas de proteção continua a ser um mistério.
“Temos uma grande equipa de voluntários em todo o país e é prova da paixão de Ricky pelo local que estas incríveis marcas de proteção tenham sido encontradas em Gainsborough”.