Espanhola Garbiñe Muguruza vence Wimbledon pela primeira vez

Florian Eisele / AELTC

Garbiñe Muguruza é a segunda jogadora espanhola a vencer em Wimbledon depois de Conchita Martínez

Garbiñe Muguruza é a segunda jogadora espanhola a vencer em Wimbledon, depois de Conchita Martínez

A tenista espanhola Garbiñe Muguruza conquistou hoje o seu segundo título do ‘Grand Slam’, ao derrotar a veterana norte-americana Venus Williams, em dois ‘sets’ na final de Wimbledon.

Garbiñe Muguruza contrariou o favoritismo de Venus Williams na batalha das gerações, para conquistar, em Wimbledon, o seu segundo título do ‘Grand Slam’, e regressar à ribalta de ténis mundial.

Um mês depois de se desfazer em lágrimas pela derrota precoce em Roland Garros, a tenista espanhola, que na segunda-feira vai ascender à quinta posição do ‘ranking’, recuperou o sorriso, com um triunfo por 7-5 e 6-0, em uma hora e 19 minutos, sobre a 11.º jogadora mundial.

Ao conquistar o seu segundo título do ‘Grand Slam’, Muguruza tornou-se também na segunda jogadora espanhola a vencer em Wimbledon depois de Conchita Martínez (1994), a capitã da Fed Cup, que a acompanhou no seu percurso em Londres.

Oito anos depois da sua última final em Wimbledon — e nove depois do último dos seus cinco títulos -, a mais velha das irmãs Williams regressou ao court central do All England Club para tentar conquistar aquele que seria o seu oitavo cetro do ‘Grand Slam’.

O favoritismo estava do lado de Williams, e a americana, de 37 anos, que se sagrou campeã do único ‘major’ de relva em 2000, 2001, 2005, 2007 e 2008, até esteve perto de confirmá-lo, quando, no décimo jogo do primeiro parcial, dispôs de dois ‘set points’.

Mas a experiência de Venus esbarrou na placidez da espanhola, que depois de uma longa travessia do deserto, voltou a exibir-se ao nível que a conduziu ao primeiro título do ‘Grand Slam’, no ano passado, em Roland Garros.

Sem ponta de nervosismo, a 15.ª jogadora mundial não só salvou os dois ‘set points’, como, no jogo seguinte, quebrou o serviço da pentacampeã, fechando logo de seguida o primeiro parcial, com 7-5.

A resistência da número 11 do ‘ranking’ WTA acabou aí. Finalista derrotada (pela irmã Serena) no último Open da Austrália, Venus voltou a fracassar na demanda pelo oitavo ‘Grand Slam’, sendo quebrada sucessivamente pela espanhola, nascida há 23 anos em Caracas (Venezuela).

A servir para conquistar o seu primeiro título na relva londrina, Muguruza tremeu, mas, ao terceiro ‘match-point, garantiu o triunfo e a desforra sobre as Williams — em 2015, na primeira final que disputou em Wimbledon, não teve hipótese diante de Serena.

Joel Marklund / AELTC

Garbiñe Muguruza cresceu a ver Venus Williams jogar

Garbiñe Muguruza cresceu a ver Venus Williams jogar

“Finalmente! Há dois anos perdi na final com a Serena. E ela disse-me que um dia eu iria ganhar. Dois anos depois aqui estou eu“, suspirou a nova campeã.

Muguruza arrancou ainda gargalhadas do público ao dizer que cresceu a ver Venus jogar – a norte-americana, em jeito de brincadeira, fez um olhar reprovador – e revelou que sempre sonhou erguer o troféu de Wimbledon.

Williams assumiu que sentiu saudades da irmã, ausente por estar grávida, e lamentou não ter conseguido fazer o mesmo que Serena, campeã das últimas 2 edições.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lisboa, Porto e Coimbra podem vir a ter megatribunais

O Governo prevê investir quase 275 milhões de euros na próxima década na construção e requalificação de tribunais. Lisboa, Porto e Coimbra deverão ganhar um novo grande tribunal. Em Lisboa, Porto e Coimbra, o Governo defende …

Desmantelamento de base nuclear na Coreia do Norte vai começar

A Coreia do Norte deve iniciar esta quarta-feira o desmantelamento de uma base nuclear em Punggye-ri. Depois de terem negado o acesso aos jornalistas, o Governo volta atrás e permite a cobertura jornalística Vai começar o desmantelamento …

Zuckerberg foi ao Parlamento Europeu pedir desculpa

Mark Zuckerberg desculpou-se no Parlamento Europeu pela incapacidade demonstrada pela sua empresa para evitar que os dados pessoais dos cidadãos europeus fossem erradamente usados A dois dias da entrada em vigor da legislação europeia para a …

Lasers podem deixar computadores um milhão de vezes mais rápidos

Uma nova técnica promete fazer com que a computação seja até um milhão de vezes mais rápida do que é atualmente, através do uso do laser na propagação de informações. Mil milhões de operações por segundo …

Morreu o escritor norte-americano Philip Roth

O escritor norte-americano morreu de insuficiência cardíaca, aos 85 anos, disse o agente literário à agência noticiosa Associated Press. Natural de Newark, Nova Jérsia, Philip Roth, habitualmente mencionado como candidato ao Nobel da Literatura, era considerado …

Contacto com germes pode prevenir leucemia em crianças

Análise baseada em 30 anos de estudos aponta que a leucemia linfoblástica aguda tem a sua origem em infâncias sem exposição de germes ao sistema imunitário. Uma das causas mais comuns de cancro nas crianças, a …

250 siberianos tornaram-se nos primeiros nativos americanos

Uma recente análise genética sugere que a população fundadora dos nativos americanos que migrou da Sibéria era composta por aproximadamente 250 indivíduos. Apesar dos inúmeros estudos genéticos, os cientistas ainda não tinham chegado a um consenso …

Afinal, o maior anfíbio do mundo são cinco

A salamandra-gigante-da-china não é uma espécie, mas cinco. Estas espécies estão em risco de extinção devido à má gestão da conservação. O maior anfíbio do mundo, a salamandra-gigante da-China (Andrias davidianus) são cinco espécies diferentes. A …

Cientistas chineses descobrem possível origem dos misteriosos sinais extraterrestres

Cientistas chineses encontraram uma nova explicação para as misteriosas e rápidas rajadas de rádio. Os especialistas acreditam que os "sinais extraterrestres" são originados por um tipo específico de estrela de neutrões: as "estrelas estranhas". Em 2001, …

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …