Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

(dr) Dorothy Hosler

Uma lareira de um dos fornos mesoamericanos de fundição

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre.

Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados por artilharia de bronze, regatearam, subornaram e subjugaram povos indígenas para obter conhecimento sobre metalurgia, avança o site Science Alert.

Há muito tempo que arquivos históricos de Portugal e Espanha sugerem que isso aconteceu. Segundo os investigadores, os espanhóis, que chegaram a esta parte do mundo no início do século XVI, não tinham conhecimento sobre fundição de cobre e, portanto, foram forçados a confiar no inimigo que estavam a tentar colonizar.

Agora, os investigadores encontraram evidências arqueológicas que “fornecem um exemplo singular”: “Um design de um forno de fole circular acionado à mão que forneceu uma opção técnica altamente bem-sucedida e duradoura para aumentar drasticamente o volume da produção de cobre”, escreveram os autores do estudo publicado, em março, na revista científica Latin American Antiquity.

Segundo o mesmo site, este é o único exemplo arqueológico existente deste projeto em particular, embora exista uma ilustração num museu desta região mexicana.

“Os mexicanos ocidentais já haviam desenvolvido o conhecimento técnico para fundir esses minérios metálicos. O que mudou drasticamente foi a escala da produção de cobre, possibilitada pela introdução de foles europeus”, explicam os investigadores.

Usando quatro linhas de investigação, incluindo história, análise de engenharia, dados arqueológicos e dados etnográficos, a equipa documentou mudanças na tecnologia de produção de cobre nesta parte do mundo ao longo de dois séculos.

A nova investigação sugere que a região pode tê-lo feito durante mais de 400 anos, abrangendo períodos pré-hispânicos e o período colonial.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …