Espanha. Tempestade Glória faz três mortos e deixa mais de 190 mil alunos sem aulas

Rodrigo Jimenez / EPA

Moradores de Arganda del Rey, em Madrid, limpam o granizo das ruas depois de uma forte tempestade

Duas novas vítimas nas últimas horas fazem aumentar para três as pessoas mortas em Espanha até agora devido à tempestade Glória, que deixou mais de 200 mil alunos sem aulas e cortes no tráfego rodoviário e ferroviário.

Segundo a agência EFE, citada pela agência Lusa, as temperaturas frias registadas na Comunidade Valenciana (este de Espanha) causaram esta segunda-feira a morte de uma mulher de 54 anos que dormia ao ar livre num parque na localidade Gandía.

No domingo, uma outra mulher já tinha morrido nas Astúrias (norte) atropelada, enquanto colocava as correntes no seu veículo.

A terceira vítima conhecida é um homem de 63 anos, que morreu em consequência de um ferimento na cabeça causado por uma telha que caiu com o vento forte na cidade de Pedro Bernardo, a este de Madrid, comunidade de Castela e Leão.

A tempestade mantém quase 40 das 50 províncias que há em Espanha em estado de alerta, em particular nas Ilhas Baleares (Mediterrâneo) e no leste do país.

Sete províncias estão em nível vermelho (o mais elevado), devido ao risco extremo de queda de neve pesada em níveis baixos, ondas de sete metros de altura e rajadas de vento de até 130 quilómetros por hora.

As previsões de acumulação de neve no leste de Espanha, que forçaram a ativação do aviso vermelho na Comunidade Valenciana, deixaram cerca de 191 mil alunos sem aulas esta segunda-feira, aos quais se deve acrescentar mais de três mil em Castela-Mancha e 462 alunos em Castela e Leão.

Na Catalunha, as escolas também foram fechadas, embora em menor grau, devido à neve e ventos fortes.

O transporte aéreo também foi afetado pelo mau tempo e cerca de 22 mil passageiros de 179 aviões foram afetados pelo cancelamento ou desvio dos seus voos hoje, como resultado do encerramento do aeroporto de Alicante-Elche (Comunidade Valenciana), o quinto maior do país em termos de passageiros.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.