Espanha enfrenta o seu pior surto de listeriose. Uma morte e 114 pessoas infetadas

IRRI Images / Flickr

Espanha está a enfrentar o seu pior surto de listeriose. Já há mais de 100 pessoas infetadas e, esta terça-feira, uma mulher de 90 anos morreu depois de ter desenvolvido uma meningoencefalite.

O alerta sanitário foi ativado na passada quinta-feira e, segundo o Expresso, há até ao momento 114 pessoas infetadas (entre os quais dois recém-nascidos e 18 grávidas), sendo que 53 se encontram hospitalizadas.

O surto de listeriose está a afetar particularmente a região da Andaluzia, mas também existem casos na Estremadura, Catalunha e Madrid.

Esta terça-feira, uma mulher de 90 anos morreu na sequência da infeção, sendo a primeira vítima mortal provocada por este surto. A idosa, imunodeprimida, estava internada há vários dias e a sua situação complicou-se após ter desenvolvido uma meningoencefalite.

De acordo com o semanário, uma das prioridades das autoridades espanholas é garantir a retirada do mercado do produto identificado como a origem do surto: um lote de carne da marca La Mechá e produzido pela empresa Magrudis.

A ministra da Saúde María Luisa Carcedo, garantiu que já foram apreendidos todos os lotes da carne fabricados desde maio, estando agora a ser analisados outros produtos da empresa, que se encontra fechada.

A listeriose é uma infeção alimentar que pode ser contraída ao ingerir produtos contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, tendo sintomas iniciais parecidos com os de uma gripe, como febre e dores de cabeça.

São considerados alimentos de risco carne crua ou mal passada, marisco, leite e derivados não pasteurizados, frutas e legumes crus ou mal lavados e alimentos processados.

Embora tenha uma taxa de mortalidade elevada — na ordem dos 20% — pessoas com uma saúde normal não precisam sequer de tratamento. Os grupos de risco, neste caso, são os idosos, os imunodeprimidos e as grávidas, porque a a bactéria passa diretamente para a placenta. Segundo o Expresso, os casos de duas mulheres que sofreram abortos estão a ser investigados.

Contactada pela TSF, a Direção-Geral da Saúde (DGS) diz estar a seguir de perto a evolução do surto. Por sua vez, em declarações ao Público, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) assegura que a carne não é comercializada em Portugal.

“Sempre que é detetada uma anomalia de um produto que coloca em causa a segurança alimentar é emitido um alerta para todos os países da União Europeia que identifica os Estados-membros que o recebem. Neste caso, Portugal não foi destino do produto. Temos um plano de rastreio desta bactéria e não existem no nosso mercado quaisquer produtos contaminados. Não existe qualquer risco de consumo em Portugal”.

Em Portugal, o último surto de listeriose foi declarado em 2011 e teve origem num queijo. 30 pessoas foram infetadas, sendo que onze morreram. Já em 2016, foi detetada a presença desta bactéria em queijos produzidos pela Cooperativa de Produtores da Beira Baixa, em Idanha-a-Nova, tendo sido destruídos 29 toneladas deste produto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …

Paris acordou repleto de cartazes que denunciam violência contra as mulheres

Um dos bairros de Paris acordou com cartazes, escritos em português, numa ação de rua contra a violência sobre as mulheres, uma iniciativa do movimento "Collages Feminicides", que tem feito este tipo de ações ilegais …