Espanha enfrenta o seu pior surto de listeriose. Uma morte e 114 pessoas infetadas

IRRI Images / Flickr

Espanha está a enfrentar o seu pior surto de listeriose. Já há mais de 100 pessoas infetadas e, esta terça-feira, uma mulher de 90 anos morreu depois de ter desenvolvido uma meningoencefalite.

O alerta sanitário foi ativado na passada quinta-feira e, segundo o Expresso, há até ao momento 114 pessoas infetadas (entre os quais dois recém-nascidos e 18 grávidas), sendo que 53 se encontram hospitalizadas.

O surto de listeriose está a afetar particularmente a região da Andaluzia, mas também existem casos na Estremadura, Catalunha e Madrid.

Esta terça-feira, uma mulher de 90 anos morreu na sequência da infeção, sendo a primeira vítima mortal provocada por este surto. A idosa, imunodeprimida, estava internada há vários dias e a sua situação complicou-se após ter desenvolvido uma meningoencefalite.

De acordo com o semanário, uma das prioridades das autoridades espanholas é garantir a retirada do mercado do produto identificado como a origem do surto: um lote de carne da marca La Mechá e produzido pela empresa Magrudis.

A ministra da Saúde María Luisa Carcedo, garantiu que já foram apreendidos todos os lotes da carne fabricados desde maio, estando agora a ser analisados outros produtos da empresa, que se encontra fechada.

A listeriose é uma infeção alimentar que pode ser contraída ao ingerir produtos contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, tendo sintomas iniciais parecidos com os de uma gripe, como febre e dores de cabeça.

São considerados alimentos de risco carne crua ou mal passada, marisco, leite e derivados não pasteurizados, frutas e legumes crus ou mal lavados e alimentos processados.

Embora tenha uma taxa de mortalidade elevada — na ordem dos 20% — pessoas com uma saúde normal não precisam sequer de tratamento. Os grupos de risco, neste caso, são os idosos, os imunodeprimidos e as grávidas, porque a a bactéria passa diretamente para a placenta. Segundo o Expresso, os casos de duas mulheres que sofreram abortos estão a ser investigados.

Contactada pela TSF, a Direção-Geral da Saúde (DGS) diz estar a seguir de perto a evolução do surto. Por sua vez, em declarações ao Público, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) assegura que a carne não é comercializada em Portugal.

“Sempre que é detetada uma anomalia de um produto que coloca em causa a segurança alimentar é emitido um alerta para todos os países da União Europeia que identifica os Estados-membros que o recebem. Neste caso, Portugal não foi destino do produto. Temos um plano de rastreio desta bactéria e não existem no nosso mercado quaisquer produtos contaminados. Não existe qualquer risco de consumo em Portugal”.

Em Portugal, o último surto de listeriose foi declarado em 2011 e teve origem num queijo. 30 pessoas foram infetadas, sendo que onze morreram. Já em 2016, foi detetada a presença desta bactéria em queijos produzidos pela Cooperativa de Produtores da Beira Baixa, em Idanha-a-Nova, tendo sido destruídos 29 toneladas deste produto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …