Espanha sobe o salário mínimo para os 900 euros

Mariscal / EPA

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

O Governo socialista espanhol e o Podemos assinaram um acordo sobre o projecto de Orçamento para 2019 que prevê, entre outras medidas, um aumento do salário mínimo para os 900 euros e apoios à habitação.

O chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, e o secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, rubricaram o compromisso no Palácio da Moncloa, sede do executivo, numa cerimónia breve, depois de se terem reunido.

Madrid vai levar o ante-projecto de contas do Estado a Bruxelas antes de 15 de Outubro, na próxima segunda-feira, como está previsto nas regras europeias, mas o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) necessita ainda do apoio de outros pequenos partidos, entre eles os nacionalistas bascos e os independentistas catalães, para que o Orçamento para 2019 seja aprovado definitivamente.

O acordo prevê uma subida do salário mínimo dos actuais 735,9 euros para 900 euros e um aumento do orçamento para o plano nacional de habitação, com uma maior protecção para os inquilinos e a possibilidade de as autarquias regularem o preço dos alugueres.

O compromisso também inclui uma subida do IRS para os rendimentos superiores a 130 mil euros por ano e a aprovação de licenças de maternidade iguais e intransferíveis remuneradas, bem como melhorias significativas nas ajudas às pessoas dependentes.

A prestação para quem tem filhos a cargo também sobe dos actuais 291 euros por ano para 473 euros, a fim de combater a pobreza infantil.

Para rever o défice ou aprovar um novo Orçamento, o Governo espanhol precisa da aprovação do Congresso dos Deputados (câmara baixa do parlamento) e do Senado (câmara alta).

O PSOE tem apenas 84 dos 350 deputados do Congresso, chegando a acordo com o Unidos Podemos que tem 67 deputados. Precisa, assim, de obter o apoio de outras formações regionais mais pequenas.

A tarefa será mais difícil de alcançar no Senado, onde o Partido Popular (direita) tem a maioria absoluta dos votos e já indicou que irá votar contra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Só em portugal é que é esta miséria, eu até tenho vergonha de ser português. O nuno alvares pereira é que lixou tudo. Nós estávamos melhor com a Espanha.

    • O que tu talvez não sabes, é que isto não obriga as empresas a ter este valor como patamar mínimo.
      Apenas a função publica o respeita, mas trabalhar na função publica é praticamente impossível sem os amigos certos.

      Vivo em Espanha vai para 9 anos e posso garantir-te que não é assim tao melhor, os salários são mais altos mas as rendas, restauração, lazer ate os bancos são mais caros.
      Sabias que para levantar dinheiro temos de ir ao “multibanco” nas agencias do banco que emitiu o cartão ou pagamos taxas que podem chegar a 6 euros (geralmente são 2 euros mas depende de onde vais)

      Quanto ao salário, a maioria das empresas paga como mínimo 550 a 600 Euros.

      Se quiseres vir para Espanha, posso dar-te umas dicas, o primeiro a fazer é encontrar um local para viver, quando tiveres o contracto de arrendamento ou estiveres em casa de um amigo tens de ir a junta de freguesia (ayuntamiento) e fazer o “empadronamiento” (tens de levar o contracto de arrendamento em teu nome, se tiveres em casa de um amigo, tens de levar o contracto e o amigo).
      Quando estiveres empadronado, tens de ir a policia local fazer o NIE, com o NIE podes buscar trabalho.
      Quando encontrares trabalho, eles tratam da segurança social.

      Espero ter ajudado e quem sabe talvez te veja por aqui a desejar voltar para a miséria de Portugal.

      PS:quanto mais vivo em outros países (Brazil, Inglaterra, Espanha) mais orgulho tenho de ser Português.

RESPONDER

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …

OE2019. Bloco anuncia voto a favor, Rio critica "orgia orçamental"

O Bloco de Esquerda reagiu à proposta de Orçamento de Estado de 2019, afirmando que o partido vai votar a favor do documento na sua generalidade. Já Rui Rio, em sentido oposto, vai propor à Comissão …

Lâminas de gelo na lua Europa vão dificultar a sua exploração

A lua Europa, uma das principais candidatas para procurar vida fora da Terra, tem uma espécie de floresta de lâminas de gelo que pode dificultar a aterragem de veículos espaciais. Um estudo recente, publicado na Nature …

Milhares de londrinos saíram à rua para pedir novo referendo sobre o Brexit

Centenas de milhares de pessoas saíram este sábado às ruas de Londres para protestar contra o ‘Brexit’, a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, e em defesa de um novo referendo. Segundo a …

Em Monchique, as máquinas de lavar roupa usadas são abrigos para gatos

Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projeto pioneiro no sul do país implementado pela …

Cientistas criam a câmara mais rápida do mundo para captar lasers

Três cientistas criaram uma tecnologia chamada "Fotografia ultra-rápida compactada de 10 biliões de frames por segundo" (T-CUP). Cem vezes mais rápida que o método de gravação mais rápido anteriormente usado. Investigadores a trabalhar com lasers avançados …

Vai a leilão o menu do primeiro jantar a bordo do Titanic (e pertencia ao mordomo)

A casa britânica Henry Aldridge & Son vai leiloar, neste sábado, o menu do primeiro jantar a bordo do mítico Titanic, que ocorreu a 10 de abril de 1912, quando a embarcação zarpou de Southampton, na …

Loures vs Sporting | Passagem com serviços mínimos

O Sporting assegurou hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ao vencer 2-1 o Loures, do Campeonato de Portugal, em jogo disputado em Alverca. O Sporting, último dos três ‘grandes’ a …

Astrónomos detetam "parente cósmico" de ondas gravitacionais

Há cerca de um ano, os astrónomos relataram animadamente a primeira deteção de ondas eletromagnéticas, ou luz, de uma fonte de ondas gravitacionais. Agora, um ano depois, investigadores estão a anunciar a existência de um …