Espanha sobe o salário mínimo para os 900 euros

Mariscal / EPA

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

O Governo socialista espanhol e o Podemos assinaram um acordo sobre o projecto de Orçamento para 2019 que prevê, entre outras medidas, um aumento do salário mínimo para os 900 euros e apoios à habitação.

O chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, e o secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, rubricaram o compromisso no Palácio da Moncloa, sede do executivo, numa cerimónia breve, depois de se terem reunido.

Madrid vai levar o ante-projecto de contas do Estado a Bruxelas antes de 15 de Outubro, na próxima segunda-feira, como está previsto nas regras europeias, mas o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) necessita ainda do apoio de outros pequenos partidos, entre eles os nacionalistas bascos e os independentistas catalães, para que o Orçamento para 2019 seja aprovado definitivamente.

O acordo prevê uma subida do salário mínimo dos actuais 735,9 euros para 900 euros e um aumento do orçamento para o plano nacional de habitação, com uma maior protecção para os inquilinos e a possibilidade de as autarquias regularem o preço dos alugueres.

O compromisso também inclui uma subida do IRS para os rendimentos superiores a 130 mil euros por ano e a aprovação de licenças de maternidade iguais e intransferíveis remuneradas, bem como melhorias significativas nas ajudas às pessoas dependentes.

A prestação para quem tem filhos a cargo também sobe dos actuais 291 euros por ano para 473 euros, a fim de combater a pobreza infantil.

Para rever o défice ou aprovar um novo Orçamento, o Governo espanhol precisa da aprovação do Congresso dos Deputados (câmara baixa do parlamento) e do Senado (câmara alta).

O PSOE tem apenas 84 dos 350 deputados do Congresso, chegando a acordo com o Unidos Podemos que tem 67 deputados. Precisa, assim, de obter o apoio de outras formações regionais mais pequenas.

A tarefa será mais difícil de alcançar no Senado, onde o Partido Popular (direita) tem a maioria absoluta dos votos e já indicou que irá votar contra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Só em portugal é que é esta miséria, eu até tenho vergonha de ser português. O nuno alvares pereira é que lixou tudo. Nós estávamos melhor com a Espanha.

    • O que tu talvez não sabes, é que isto não obriga as empresas a ter este valor como patamar mínimo.
      Apenas a função publica o respeita, mas trabalhar na função publica é praticamente impossível sem os amigos certos.

      Vivo em Espanha vai para 9 anos e posso garantir-te que não é assim tao melhor, os salários são mais altos mas as rendas, restauração, lazer ate os bancos são mais caros.
      Sabias que para levantar dinheiro temos de ir ao “multibanco” nas agencias do banco que emitiu o cartão ou pagamos taxas que podem chegar a 6 euros (geralmente são 2 euros mas depende de onde vais)

      Quanto ao salário, a maioria das empresas paga como mínimo 550 a 600 Euros.

      Se quiseres vir para Espanha, posso dar-te umas dicas, o primeiro a fazer é encontrar um local para viver, quando tiveres o contracto de arrendamento ou estiveres em casa de um amigo tens de ir a junta de freguesia (ayuntamiento) e fazer o “empadronamiento” (tens de levar o contracto de arrendamento em teu nome, se tiveres em casa de um amigo, tens de levar o contracto e o amigo).
      Quando estiveres empadronado, tens de ir a policia local fazer o NIE, com o NIE podes buscar trabalho.
      Quando encontrares trabalho, eles tratam da segurança social.

      Espero ter ajudado e quem sabe talvez te veja por aqui a desejar voltar para a miséria de Portugal.

      PS:quanto mais vivo em outros países (Brazil, Inglaterra, Espanha) mais orgulho tenho de ser Português.

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …