Espanha. Pai e filho tentam salvar outra filha e morrem todos afogados em piscina

Um pai e os dois filhos – um rapaz de 16 anos e uma rapariga com nove – morreram afogados na passada terça-feira, véspera de Natal, na piscina de um complexo balnear na zona de Mijas, perto de Málaga.

Segundo noticiou o Mundo, citado pelo Observador, o pai e o filho adolescente morreram ao tentar salvar a rapariga, que começou a ter problemas durante uma brincadeira com outra menina. A Guardia Civil está a estudar a hipótese de o afogamento estar relacionado com falhas no sistema de filtragem da piscina, que fica no resort Club La Costa World.

As autoridade terão recebido o alerta por volta das 13:30 (hora local), avisadas sobre três pessoas inconscientes na referida piscina. Foram enviadas unidades de salvamento, mas, quando chegaram ao local, as três vítimas – pai teria 53 anos, o filho 16 e a irmã mais jovem nove – já estavam sem vida.

De acordo com o Observador, a família britânica estava de férias no resort, onde previa ficar hospedada naquela zona entre 21 e 28 de dezembro. Outros membros, que os acompanhavam, tiveram de receber assistência psicológica.

Fontes citadas pelo País contaram que a rapariga estava a nadar com uma amiga na piscina quando se sentiu mal disposta e não conseguia sair da água. O pai e irmão tentaram ajudar, sem sucesso. Ainda houve tentativas de reanimação, insuficientes.

Os investigadores da Guardia Civil estão a reunir provas que, tudo indica, parecem indicar que o sistema de filtragem da piscina foi o fator que desencadeou esta tragédia.

Os agentes da Unidad de Policía Judicial ao Grupo Especial de Actividades Subacuáticas (GEAS) para avaliar o sistema de filtragem e saber se este poderia ter sugado a rapariga e dificultado o resgate. Os especialistas descobriram peças de roupa que podem ser das vítimas e retiraram também amostras de água para serem analisadas.

Um trabalhador do hotel, que estava a passar pela zona da piscina, relatou que se atirou imediatamente para a piscina quando viu a situação e teve muita dificuldade em sair.

Aquaparque do Restelo

Confirmando-se que o sistema de filtragem da piscina possa estar na origem do ocorrido, esta não seria a primeira situação do género. Em 1993, duas crianças morreram no período de 48 horas no Aquaparque do Restelo, em Lisboa.

Como noticiou o Correio da Manhã, o espaço, que abriu em 1989, fechou as portas após as mortes, que decorreram a 27 e 29 de julho. A primeira vítima, de nove anos, foi dada como desaparecida, com as autoridades tendo admitido a possibilidade de rapto. Dois dias depois, quando um menino, também de nove anos, desapareceu, a hipótese foi afastada.

As duas crianças foram, na verdade, sugadas por dois tubos diferentes, que não tinham redes de proteção. O sistema de segurança tinha sido instalado nesse mesmo ano. Quando os dois corpos foram encontrados, as grelhas tinham sido colocadas no sítio certo, não se sabendo, até hoje, quem as terá colocado.

A descoberta dos corpos das duas crianças causou revolta popular, com os manifestantes a exigir explicações à administração do Aquaparque, que, naquela altura, garantiu não existirem problemas nos equipamentos.

Um ano depois, os pais do menino avançaram com uma ação contra o Estado, por omissão de legislação específica para o funcionamento de parques aquáticos. A batalha chegou ao fim passados dez anos, com os administradores e técnicos do Aquaparque condenados por homicídio por negligência e o Estado a pagar aproximadamente 600 mil euros.

Quatro anos após a tragédia foi criada uma legislação específica para o funcionamento dos parques aquáticos.

Em julho deste ano, o vereador do Ambiente e da Estrutura Verde da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, avançou que o espaço do aquaparque, abandonado durante quase três décadas, abriria como parque infantil em outubro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …