Espanha. Pai e filho tentam salvar outra filha e morrem todos afogados em piscina

Um pai e os dois filhos – um rapaz de 16 anos e uma rapariga com nove – morreram afogados na passada terça-feira, véspera de Natal, na piscina de um complexo balnear na zona de Mijas, perto de Málaga.

Segundo noticiou o Mundo, citado pelo Observador, o pai e o filho adolescente morreram ao tentar salvar a rapariga, que começou a ter problemas durante uma brincadeira com outra menina. A Guardia Civil está a estudar a hipótese de o afogamento estar relacionado com falhas no sistema de filtragem da piscina, que fica no resort Club La Costa World.

As autoridade terão recebido o alerta por volta das 13:30 (hora local), avisadas sobre três pessoas inconscientes na referida piscina. Foram enviadas unidades de salvamento, mas, quando chegaram ao local, as três vítimas – pai teria 53 anos, o filho 16 e a irmã mais jovem nove – já estavam sem vida.

De acordo com o Observador, a família britânica estava de férias no resort, onde previa ficar hospedada naquela zona entre 21 e 28 de dezembro. Outros membros, que os acompanhavam, tiveram de receber assistência psicológica.

Fontes citadas pelo País contaram que a rapariga estava a nadar com uma amiga na piscina quando se sentiu mal disposta e não conseguia sair da água. O pai e irmão tentaram ajudar, sem sucesso. Ainda houve tentativas de reanimação, insuficientes.

Os investigadores da Guardia Civil estão a reunir provas que, tudo indica, parecem indicar que o sistema de filtragem da piscina foi o fator que desencadeou esta tragédia.

Os agentes da Unidad de Policía Judicial ao Grupo Especial de Actividades Subacuáticas (GEAS) para avaliar o sistema de filtragem e saber se este poderia ter sugado a rapariga e dificultado o resgate. Os especialistas descobriram peças de roupa que podem ser das vítimas e retiraram também amostras de água para serem analisadas.

Um trabalhador do hotel, que estava a passar pela zona da piscina, relatou que se atirou imediatamente para a piscina quando viu a situação e teve muita dificuldade em sair.

Aquaparque do Restelo

Confirmando-se que o sistema de filtragem da piscina possa estar na origem do ocorrido, esta não seria a primeira situação do género. Em 1993, duas crianças morreram no período de 48 horas no Aquaparque do Restelo, em Lisboa.

Como noticiou o Correio da Manhã, o espaço, que abriu em 1989, fechou as portas após as mortes, que decorreram a 27 e 29 de julho. A primeira vítima, de nove anos, foi dada como desaparecida, com as autoridades tendo admitido a possibilidade de rapto. Dois dias depois, quando um menino, também de nove anos, desapareceu, a hipótese foi afastada.

As duas crianças foram, na verdade, sugadas por dois tubos diferentes, que não tinham redes de proteção. O sistema de segurança tinha sido instalado nesse mesmo ano. Quando os dois corpos foram encontrados, as grelhas tinham sido colocadas no sítio certo, não se sabendo, até hoje, quem as terá colocado.

A descoberta dos corpos das duas crianças causou revolta popular, com os manifestantes a exigir explicações à administração do Aquaparque, que, naquela altura, garantiu não existirem problemas nos equipamentos.

Um ano depois, os pais do menino avançaram com uma ação contra o Estado, por omissão de legislação específica para o funcionamento de parques aquáticos. A batalha chegou ao fim passados dez anos, com os administradores e técnicos do Aquaparque condenados por homicídio por negligência e o Estado a pagar aproximadamente 600 mil euros.

Quatro anos após a tragédia foi criada uma legislação específica para o funcionamento dos parques aquáticos.

Em julho deste ano, o vereador do Ambiente e da Estrutura Verde da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, avançou que o espaço do aquaparque, abandonado durante quase três décadas, abriria como parque infantil em outubro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …