/

Espanha procura jihadistas sírios que entraram em Ceuta

Fadel Senna / AFP

Migrantes de Marrocos a chegar a Ceuta

Os serviços de informações espanhóis estão à procura de um grupo de radicais, recentemente regressados da Síria, que entraram em Ceuta, informaram as autoridades, que estão mesmo a trabalhar com Marrocos.

Segundo avançou esta terça-feira o Vanguardia, os indivíduos foram identificados nas imagens reveladas de pessoas que cruzaram a fronteira de El Tarajal. Desde a semana passada que os serviços de informações espanhóis reforçaram a presença em Ceuta, com a Guardia Civil e a Polícia Nacional a aumentarem os efetivos na zona.

De acordo com a RTP, que cita a agência Lusa, as autoridades espanholas referiram que entre as nove a dez mil pessoas que cruzaram a fronteira estão membros do exército marroquino, situação que tem gerado preocupação.

O Governo de Ceuta indicou que mais de 800 menores marroquinos entraram ilegalmente na semana passada, aguardando a resolução da sua situação, cujo processo de repatriamento é dificultado pela falta de documentos de identificação.

Cerca de 7.800 pessoas já foram devolvidas a Marrocos desde o início da crise. Milhares de migrantes, maioritariamente jovens, entraram ilegalmente em Ceuta na semana passada.

Esta última crise entre Espanha e Marrocos deve-se à permanência em Madrid do secretário-geral da Frente Polisário, Brahim Ghali, por motivos de saúde. Considerado como um grupo terrorista por Rabat, reivindica o direito à autodeterminação no Saara Ocidental, território que foi colónia espanhola e posteriormente ocupado pelo Marrocos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.