Espada descoberta na Polónia pode ter sido usada na Batalha de Grunwald

(dr) Marshal Office of Warmia and Mazury

A espada medieval encontrada em Olsztyn, no norte da Polónia

Um homem com um detetor de metais desenterrou uma espada medieval que pode ter sido usada durante a Batalha de Grunwald, em 1410.

Alexander Medvedev descobriu a espada medieval perto de Olsztyn, no norte da Polónia, ao lado dos restos de metal de uma bainha (bolsa para segurar ou proteger uma espada), um cinto e duas facas que teriam sido presas a este, conta o site Live Science.

Apesar de estarem há mais de 600 anos enterrados, os objetos encontram-se bem preservados, disse Medvedev, que os doou ao Museu da Batalha de Grunwald, em Olsztyn.

Segundo o mesmo site, a pessoa que utilizou esta espada poderá ter sido uma das cerca de 66 mil que se enfrentaram na Batalha de Grunwald, no dia 15 de julho de 1410. Esta batalha, travada perto das aldeias polacas de Stębark, Grunwald e Ludwigsdorf, terminou com uma vitória dos exércitos polaco-lituano sobre a Ordem Teutónica (ordem militar cruzada vinculada à Igreja Católica e que foi uma das mais poderosas da Europa).

De acordo com a Encyclopedia Britannica, dos 39 mil soldados polaco-lituanos, cerca de cinco mil morreram. Do outro lado, dos cerca de 27 mil cavaleiros teutónicos, 14 mil foram capturadas e oito mil morreram. Depois da derrota, o poder desta Ordem diminuiu.

Agora, estes achados vão ser analisados e conservados no museu. Segundo Szymon Drej, diretor do Museu da Batalha de Grunwald, a equipa espera aprender mais sobre o “status social de um dono de uma espada medieval” e está muito curiosa “para ver o que está sob a camada de ferrugem”.

“Também vamos examinar o local da escavação com mais profundidade para conhecer o contexto situacional da sua origem”, acrescentou Drej, destacando que é raro encontrar objetos tão valiosos da Idade Média assim enterrados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …