Espada descoberta na Polónia pode ter sido usada na Batalha de Grunwald

(dr) Marshal Office of Warmia and Mazury

A espada medieval encontrada em Olsztyn, no norte da Polónia

Um homem com um detetor de metais desenterrou uma espada medieval que pode ter sido usada durante a Batalha de Grunwald, em 1410.

Alexander Medvedev descobriu a espada medieval perto de Olsztyn, no norte da Polónia, ao lado dos restos de metal de uma bainha (bolsa para segurar ou proteger uma espada), um cinto e duas facas que teriam sido presas a este, conta o site Live Science.

Apesar de estarem há mais de 600 anos enterrados, os objetos encontram-se bem preservados, disse Medvedev, que os doou ao Museu da Batalha de Grunwald, em Olsztyn.

Segundo o mesmo site, a pessoa que utilizou esta espada poderá ter sido uma das cerca de 66 mil que se enfrentaram na Batalha de Grunwald, no dia 15 de julho de 1410. Esta batalha, travada perto das aldeias polacas de Stębark, Grunwald e Ludwigsdorf, terminou com uma vitória dos exércitos polaco-lituano sobre a Ordem Teutónica (ordem militar cruzada vinculada à Igreja Católica e que foi uma das mais poderosas da Europa).

De acordo com a Encyclopedia Britannica, dos 39 mil soldados polaco-lituanos, cerca de cinco mil morreram. Do outro lado, dos cerca de 27 mil cavaleiros teutónicos, 14 mil foram capturadas e oito mil morreram. Depois da derrota, o poder desta Ordem diminuiu.

Agora, estes achados vão ser analisados e conservados no museu. Segundo Szymon Drej, diretor do Museu da Batalha de Grunwald, a equipa espera aprender mais sobre o “status social de um dono de uma espada medieval” e está muito curiosa “para ver o que está sob a camada de ferrugem”.

“Também vamos examinar o local da escavação com mais profundidade para conhecer o contexto situacional da sua origem”, acrescentou Drej, destacando que é raro encontrar objetos tão valiosos da Idade Média assim enterrados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar. A descoberta contribui para uma melhor compreensão da formação de estrelas massivas e do nascimento de aglomerados globulares. As estrelas formam-se pela contração gravitacional de nuvens de gás no …

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …