Eslovénia vai aumentar cerca de arame farpado na fronteira com a Croácia devido a migrantes

A Eslovénia vai aumentar em 40 quilómetros a cerca de arame farpado na fronteira sul, com a Croácia, onde o número de passagens de migrantes provenientes dos Balcãs tem aumentado.

Apesar de ambos os países serem membros da União Europeia (UE), a Croácia não pertence ao espaço Schengen de livre circulação e Ljubljana pretende instalar novas vedações em “áreas onde há uma necessidade urgente de impedir a passagem ilegal das fronteiras e proteger os cidadãos e propriedades”, segundo o comunicado enviado pelo Ministério do Interior daquele país à agência France-Presse.

O Governo esloveno assinou um contrato na semana passada para construir 40 quilómetros de cercas de arame farpado e 3,8 quilómetros de uma cerca de painel fixo, não estando para já definido o momento e o local de instalação.

Desde 2015, o país construiu 116 quilómetros de cerca e 63 quilómetros de painéis fixos ao longo da sua fronteira de 670 quilómetros com a Croácia. No auge da crise migratória, mais de 500 mil solicitantes de asilo atravessaram a Eslovénia para chegar à Europa ocidental.

A Eslovénia relata que, nos últimos meses, houve um aumento significativo no número de entradas provenientes da Croácia, com 5.345 pessoas nos primeiros seis meses de 2019, mais 47% do que no mesmo período do ano passado.

Embora o fluxo migratório para a Europa tenha diminuído desde 2015, nomeadamente graças ao efeito de um pacto entre a UE e a Turquia e o reforço de controlo das fronteiras, o tema da migração e integração continua a ser sensível na opinião pública europeia.

A Eslovénia e a Itália também fortaleceram o controlo de fronteiras comuns ao lançar patrulhas de ambos países no início de julho. O executivo esloveno rejeitou, no entanto, a ideia de uma cerca na fronteira com a Itália, recentemente promovida por alguns políticos italianos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …