Escultora restaura estátua de Jesus com cabeça de argila e deixa paróquia em choque

Uma artista canadiana ofereceu-se para restaurar uma estátua à qual faltava a cabeça do menino Jesus e decidiu esculpi-la em barro, colocando-a em cima do corpo de pedra branca.

Artista canadiana Heather Wise ofereceu-se para esculpir a cabeça do menino Jesus de uma estátua de pedra que tinha sido vandalizada há um ano na Igreja de Ste Anne des Pins em Sudbury, no Canadá, quando a cabeça original desapareceu.

À imprensa local, Wise disse que tinha estudado escultura, mas nunca tinha trabalhado em pedra, e por isso decidiu trabalhar em barro. “Fazer uma estátua do menino Jesus para uma igreja é uma honra para a minha carreira”, afirmou, citada pelo Guardian.

A versão final, no entanto, está a causar choque, não apenas pela cor alaranjada da cabeça do menino Jesus, mas também pelos traços desproporcionados.

Ouvido pela CBC, o padre Gérard Lajeunesse afirma que o choque maior é “por causa do grande contraste de cor”.

O resultado está a causar polémica entre os fiéis da paróquia, mas o padre garante que se trata de uma solução temporária, já que Heather Wise “planeia esculpir em pedra durante o próximo ano”.

“Foi uma primeira tentativa”, esclarece, sublinhando que tem esperança que “o que ficar feito no final irá agradar a todos”.

Nas redes sociais, há quem aponte parecenças do menino Jesus à filha mais nova da família Simpson, a bebé Maggie.

O episódio faz lembrar o que aconteceu em Espanha no verão de 2012, quando a voluntariosa Cecilia Giménez decidiu restaurar uma pintura Ecce Homo de Elías García Martínez sem avisar a paróquia, naquele que foi considerado o “pior restauro da História”.

(dr)

Ecce Homo, de Elías García Martínez, "restaurado" por Cecilia Giménez

Ecce Homo, de Elías García Martínez, “restaurado” por Cecilia Giménez

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Possivelmente estaría drogada ou bêbeda, ou então deve ter prazer em provocar, sería corajosa se fizesse isso com uma religião tipo Arábia Saudita.

  2. Curioso…
    Quem repudia estes restauros, que dirá das obras de Picasso ou Joan Miró, Salvador Dali ou Pablo Picasso, ou do Júlio Pomar…por exemplo!
    Santa Paciência!…

    • Estamos a falar de um restauro! De restaurar algo que lá estava (e não do que já existe)! Não estamos a falar de obras de outros artistas! Até pode não gostar dos trabalhos do Picasso ou Miró, mas comparar as suas obras com alguém que se dispõe a restaurar um trabalho já existente, é pura ignorância! Aconselho-o a procurar o significado de “restauro”.
      “Santa Paciência!…”

  3. Epá, francamente, mas isto é algum restauro?
    Aqui não estamos a falar de pintores ou escultores de obras discutíveis no gosto, designadamente na pintura abstrata, porque pessoalmente não aprecio ( e sobretudo não a entendo, humildemente confesso ), mas de obras que nào têm nada de abstrato, pelo contrário. Olhando para o original e para aquilo que supostamente, seria um restauro, e portanto colocar a obra o mais fiel possivel com o original, as diferenças são “esmagadoras” depois do “restauro”.
    Sinceramente, olhei para estes “restauros” e não resisti a desatar a rir.

RESPONDER

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …