Leve e dobrável. Empresa cria escudo balístico inspirado em origami

(dr) ATCS

Uma empresa norte-americana inventou um escudo balístico inspirado em origami. O Swift Shield é totalmente dobrável e pesa apenas 2,3 quilogramas.

Os escudos balísticos são uma ferramenta que pode salvar vidas, mas a sua grande dimensão e peso dificultam o processo de transportá-lo. Tendo em conta este problema, a empresa norte-americana ATCS (Advanced Technology Compliant Solutions) criou um escudo balístico dobrável e muito mais leve do que os normais, inspirado em origami.

Origami é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas, sem cortar ou colar o papel.

O produto é, de acordo com o New Atlas, a versão comercializada de um protótipo desenvolvido por uma equipa da Universidade Brigham Young, no Utah, nos Estados Unidos. A ATCS deu-lhe o nome de Swift Shield.

Enquanto o protótipo utilizava Kevlar para revestir o escudo, este produto final utiliza “materiais de polietileno de altíssimo peso molecular”. Impermeável, resistente a produtos químicos e firme — mas flexível —, o Swift Shield consegue travar uma bala de uma pistola Magnum de calibre 44.

Com 60 centímetros de largura e 90 centímetros de altura, o escudo balístico consegue ser facilmente transportado num veículo policial e desdobrado quando necessária a sua utilização. O peso é uma das características mais importantes também, já que pesa apenas 2,3 quilogramas.

“O Swift Shield representa uma nova categoria em proteção pessoal na aplicação da lei, porque está pronto para uso a qualquer momento”, explicou Chet Linton, CEO da empresa que venderá o produto às forças policiais dos EUA e a outros grupos que se mostrem interessados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …