//

Leve e dobrável. Empresa cria escudo balístico inspirado em origami

(dr) ATCS

Uma empresa norte-americana inventou um escudo balístico inspirado em origami. O Swift Shield é totalmente dobrável e pesa apenas 2,3 quilogramas.

Os escudos balísticos são uma ferramenta que pode salvar vidas, mas a sua grande dimensão e peso dificultam o processo de transportá-lo. Tendo em conta este problema, a empresa norte-americana ATCS (Advanced Technology Compliant Solutions) criou um escudo balístico dobrável e muito mais leve do que os normais, inspirado em origami.

Origami é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas, sem cortar ou colar o papel.

O produto é, de acordo com o New Atlas, a versão comercializada de um protótipo desenvolvido por uma equipa da Universidade Brigham Young, no Utah, nos Estados Unidos. A ATCS deu-lhe o nome de Swift Shield.

Enquanto o protótipo utilizava Kevlar para revestir o escudo, este produto final utiliza “materiais de polietileno de altíssimo peso molecular”. Impermeável, resistente a produtos químicos e firme — mas flexível —, o Swift Shield consegue travar uma bala de uma pistola Magnum de calibre 44.

Com 60 centímetros de largura e 90 centímetros de altura, o escudo balístico consegue ser facilmente transportado num veículo policial e desdobrado quando necessária a sua utilização. O peso é uma das características mais importantes também, já que pesa apenas 2,3 quilogramas.

“O Swift Shield representa uma nova categoria em proteção pessoal na aplicação da lei, porque está pronto para uso a qualquer momento”, explicou Chet Linton, CEO da empresa que venderá o produto às forças policiais dos EUA e a outros grupos que se mostrem interessados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.