Escritor lança livro policial que se autodestrói em 24h

Leia rapidamente esta notícia, porque é assim que vai ter que ler o novo livro de James Patterson, “Private Vegas”, que se autodestruirá exactamente 24h depois de começar a sua leitura.

O escritor de livros policiais James Patterson vai oferecer mil cópias digitais do seu novo livro, “Private Vegas”. Mas os afortunados que conseguirem descarregar uma das cópias vão ter apenas 24h para o ler.

Patterson e a sua editora acreditam que a literatura tem enfrentado uma grande concorrência por parte de outros meios, como a televisão, o cinema e mesmo a internet.

JamesPatterson / Facebook

O escritor James Patterson

O escritor James Patterson

Contactaram então uma agência publicitária, a Mother, que foi encarregada de conceber uma campanha de lançamento “inovadora e criativa, algo tão invulgar que despertasse a atenção dos leitores para um livro – para este em particular”, explica Patterson ao Mashable.

A Mother surgiu com uma ideia simples: presentear os leitores com uma amostra da sensação vivida pelos personagens dos filmes de acção e suspense, naqueles vibrantes momentos de olho num relógio em contagem decrescente.

A ideia é proporcionar aos leitores a emoção de saber que têm um tempo limite para executar uma tarefa – no caso, ler o livro – e que não a cumprir atempadamente tem consequências.

Uma vez iniciada a leitura de versão digital do romance, um relógio inicia uma contagem decrescente, ao fim da qual… puff, o livro torna-se ilegível.

Além das mil cópias digitais, haverá uma única cópia em papel de “Private Vegas”, que também se autodestrói em 24h. Custa “apenas” 258 mil euros, e inclui uma viagem e refeição completa com o escritor.

Mas podem ficar descansados os leitores mais tradicionais, que prefiram um exemplar para ler calmamente, sem grandes emoções para lá das que lhes traga o enredo. Dia 26, estará nas bancas a edição “normal” do livro.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …

Nova Zelândia abre investigação. Erupção do Whakaari já fez pelo menos 13 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, na sequência da erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que há poucas chances de terem sobrevivido. "Diria com forte convicção de que ninguém …

Falhas no acesso a remédios não são exclusivo do SNS. No resto da Europa também há, diz ministra

A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento". A ministra da Saúde afirmou …

Canal Panda e jogar sem medo. A receita de Lage para vencer os russos do Zenit

O Benfica joga esta terça-feira com o Zenit de São Petersburgo, na sexta e última jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Os encarnados precisam de vencer por dois (ou mais) golos para garantir …