Escoteira de 16 anos enfrenta neonazi e conquista o mundo

Jovem escoteira enfrenta neonaziUma jovem escoteira checa deu uma lição ao mundo, enfrentando um neonazi durante uma manifestação, numa imagem que está a correr o planeta.

A jovem escoteira checa Lucie Myslikova, de apenas 16 anos, foi fotografada, com o seu uniforme de escoteira, a enfrentar um militante de um partido neonazi, durante uma manifestação na República Checa.

O momento foi capturado pelo fotógrafo amador Vladimir Cicmanec e está a correr o mundo, depois de a imagem ter saído na imprensa local e de ter sido partilhada na página do Facebook da Organização Mundial do Movimento de Escoteiros.

As redes sociais apaixonaram-se pela fotografia, que inclui bolas de sabão no ar a sublinhar a “poesia” do momento que ocorreu durante uma contra-manifestação a um comício de um partido neonazi, na cidade checa de Brno. Pura arte, dizem alguns.

Desde então, Lucie Myslikova tem-se desdobrado em entrevistas a órgãos de comunicação de todo o mundo, como a BBC ou o The Guardian. “Não estava com medo”, disse ao canal britânico numa entrevista por telefone.

“Mesmo que alguma coisa me acontecesse, as feridas físicas curam-se sempre. Mas se tivesse ficado calada ou se tivesse decidido não me envolver, deixaria uma ferida dentro de mim que nunca se curaria“, atira ainda a jovem.

Lucie também explica que falou com o militante neonazi sobre refugiados e imigrantes, dizendo-lhe que é preciso ajudar as pessoas que fogem da guerra. O homem terá replicado que ela acabaria por ser violada por essas pessoas que estava a defender.

“Fui para a contra-manifestação como alguém que estava determinada a mudar as coisas. Para mim, faz sentido tentar mudar o mundo que me rodeia”, diz ainda Lucie Myslikova, que aconselha os jovens da sua idade a “envolverem-se nestas coisas” e a estarem “atentos ao que acontece” no seu mundo.

SV, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • Caro Afonso Martins, obrigado pelo seu reparo.
      Segundo o dicionário que usamos, a grafia “escoteiro” é correcta / aceitável.

      ESCOTEIRA
      escoteira | s. f.
      https://www.priberam.pt/dlpo/Escoteira
      fem. sing. de ESCOTEIRO
      3. Membro de uma associação escotista. = ESCUTEIRO

      Gostaríamos de evitar entrar na controvérsia de qual a grafia mais correcta, mais actual ou de origem mais pura.

    • Escoteiro – é utilizada pela Associação dos Escoteiros de Portugal sem ligações religiosas; Escuteiro – é utilizada pelo Corpo Nacional de Escutas e associado à Igreja

  1. Assim olhando de repente para a foto, a miúda parece ser mesmo a única que não ter mais que fazer. Os outros todos é parecem ter idade para estar a fazer pela vida, não é?

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …