Esconderijo de Anne Frank pode ter sido descoberto por acaso pelos nazis

O museu Anne Frank divulgou o resultado de uma investigação que diz que a adolescente judia e a família podem não ter sido denunciados, mas sim encontrados “por acaso” no apartamento secreto em Amsterdão.

Um novo estudo sugere que os polícias que fizeram uma inspeção na casa onde se escondia Anne Frank investigavam, de facto, suspeitas de fraude com senhas de racionamento e de emprego ilegal, indicou o museu.

“A questão foi sempre: Quem denunciou Anne Frank e os outros clandestinos?, mas concentrar-se numa denúncia limita as perspetivas sobre a detenção”, indicou o museu, que se situa no edifício onde Anne Frank viveu escondida do regime Nazi durante dois anos.

A adolescente e a família entraram na clandestinidade em julho de 1942 no apartamento secreto da empresa familiar – ao qual chamaram “o anexo” – para escapar aos nazis.

A família ficou ali escondida durante dois anos, até ser descoberta e deportada. Mas nenhum estudo determinou até hoje quem poderia ter denunciado os que se escondiam no anexo.

Foi naquele apartamento que a adolescente escreveu o seu diário, uma das obras mais lidas no mundo, que já vendeu mais de 30 milhões de exemplares e da qual há traduções em 67 línguas.

Baseando-se em passagens do diário, de março de 1944, e em novos documentos, o investigador Gertjan Broek concluiu “que se passavam mais coisas no 263 Prinsengracht do que apenas pessoas escondidas no anexo secreto”.

Funcionários de outra empresa, sediada no mesmo edifício, tinham sido detidos alguns meses mais cedo por tráfico de senhas de racionamento, o que teria levado à operação de busca na qual os clandestinos seriam descobertos “simplesmente por acaso”.

“Este novo estudo não refuta a possibilidade de os clandestinos terem sido denunciados, mas demonstra que outros cenários devem ser igualmente examinados”, afirmou o diretor executivo do museu, Ronald Leopold.

“Esperemos que outros investigadores vejam o interesse de seguir estes novos indícios”, acrescentou.

Anne Frank, uma das vítimas do Holocausto, tornou-se uma figura famosa após a publicação do Diário de Anne Frank, que tem sido a base para várias peças de teatro e filmes ao longo dos anos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …