Esconderijo de Anne Frank pode ter sido descoberto por acaso pelos nazis

O museu Anne Frank divulgou o resultado de uma investigação que diz que a adolescente judia e a família podem não ter sido denunciados, mas sim encontrados “por acaso” no apartamento secreto em Amsterdão.

Um novo estudo sugere que os polícias que fizeram uma inspeção na casa onde se escondia Anne Frank investigavam, de facto, suspeitas de fraude com senhas de racionamento e de emprego ilegal, indicou o museu.

“A questão foi sempre: Quem denunciou Anne Frank e os outros clandestinos?, mas concentrar-se numa denúncia limita as perspetivas sobre a detenção”, indicou o museu, que se situa no edifício onde Anne Frank viveu escondida do regime Nazi durante dois anos.

A adolescente e a família entraram na clandestinidade em julho de 1942 no apartamento secreto da empresa familiar – ao qual chamaram “o anexo” – para escapar aos nazis.

A família ficou ali escondida durante dois anos, até ser descoberta e deportada. Mas nenhum estudo determinou até hoje quem poderia ter denunciado os que se escondiam no anexo.

Foi naquele apartamento que a adolescente escreveu o seu diário, uma das obras mais lidas no mundo, que já vendeu mais de 30 milhões de exemplares e da qual há traduções em 67 línguas.

Baseando-se em passagens do diário, de março de 1944, e em novos documentos, o investigador Gertjan Broek concluiu “que se passavam mais coisas no 263 Prinsengracht do que apenas pessoas escondidas no anexo secreto”.

Funcionários de outra empresa, sediada no mesmo edifício, tinham sido detidos alguns meses mais cedo por tráfico de senhas de racionamento, o que teria levado à operação de busca na qual os clandestinos seriam descobertos “simplesmente por acaso”.

“Este novo estudo não refuta a possibilidade de os clandestinos terem sido denunciados, mas demonstra que outros cenários devem ser igualmente examinados”, afirmou o diretor executivo do museu, Ronald Leopold.

“Esperemos que outros investigadores vejam o interesse de seguir estes novos indícios”, acrescentou.

Anne Frank, uma das vítimas do Holocausto, tornou-se uma figura famosa após a publicação do Diário de Anne Frank, que tem sido a base para várias peças de teatro e filmes ao longo dos anos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …