Escolas primárias de Gaia com mandarim já no próximo ano letivo

cleverclaire1983 / Flickr

-

O presidente da Câmara de Gaia anunciou esta quinta-feira que o mandarim será lecionado em “uma dúzia” de escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico já a partir do próximo ano letivo, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.

“Temos vontade de providenciar um conjunto de mecanismos que nos leve a ter para já, a título experimental, o mandarim nas escolas do primeiro ciclo no âmbito das atividades de enriquecimento curricular”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues no final da Sessão Solene de Inauguração da Semana Cultural da China, a realizar no concelho, e que contou com a presença de Liu Yunshan, membro da Comissão Permanente do Politburo do Partido Comunista

O autarca adiantou que a câmara esta “disponível” para assumir a comparticipação “do ponto de vista financeiro” para que as aulas de mandarim sejam possíveis, já no próximo ano letivo, no primeiro ciclo de “uma dúzia” de escolas de Gaia.

Esta será também uma forma de desenvolver “algum gosto pela cultura chinesa a partir da língua, e numa idade muito tenra em que as crianças estão muito disponíveis para esses desafios”, assinalou.

Chineses interessados em imobiliário e investimentos industriais

O encontro entre os autarcas de Gaia e dirigentes do Partido Comunista da China foi para o autarca “uma oportunidade de iniciar, de forma formal, uma relação”, e cimentar os contactos já estabelecidos.

Ficaram desta forma criadas “condições para se reforçarem as relações do ponto de vista cultural” que, destacou Vítor Rodrigues, “podem avançar para relações fortes do ponto de vista económico e social”.

Sem querer concretizar, adiantou que por parte da China “há um conjunto de interesses que têm que ver com o imobiliário, com alguma participação mais ligada a investimentos industriais mas mais nada do que isso nesta fase”.

A visita da comitiva chinesa a Gaia ficou marcada pelo protesto de quatro pessoas, envergando faixas contra a “perseguição feita há 15 anos aos praticantes de Falun Dafa” na China que “são fechadas em campos de trabalhos forçados e torturados até à morte” explicou à Lusa um dos manifestantes segundo o qual a modalidade é uma “prática milenar de meditação” com semelhanças ao budismo e ao taoismo.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ora aqui está uma excelente iniciativa. Outras instiuiçoes deveriam seguir este exemplo. Há muito que é importante o ensino do Mandarim.

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …