Escolas primárias de Gaia com mandarim já no próximo ano letivo

cleverclaire1983 / Flickr

-

O presidente da Câmara de Gaia anunciou esta quinta-feira que o mandarim será lecionado em “uma dúzia” de escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico já a partir do próximo ano letivo, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.

“Temos vontade de providenciar um conjunto de mecanismos que nos leve a ter para já, a título experimental, o mandarim nas escolas do primeiro ciclo no âmbito das atividades de enriquecimento curricular”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues no final da Sessão Solene de Inauguração da Semana Cultural da China, a realizar no concelho, e que contou com a presença de Liu Yunshan, membro da Comissão Permanente do Politburo do Partido Comunista

O autarca adiantou que a câmara esta “disponível” para assumir a comparticipação “do ponto de vista financeiro” para que as aulas de mandarim sejam possíveis, já no próximo ano letivo, no primeiro ciclo de “uma dúzia” de escolas de Gaia.

Esta será também uma forma de desenvolver “algum gosto pela cultura chinesa a partir da língua, e numa idade muito tenra em que as crianças estão muito disponíveis para esses desafios”, assinalou.

Chineses interessados em imobiliário e investimentos industriais

O encontro entre os autarcas de Gaia e dirigentes do Partido Comunista da China foi para o autarca “uma oportunidade de iniciar, de forma formal, uma relação”, e cimentar os contactos já estabelecidos.

Ficaram desta forma criadas “condições para se reforçarem as relações do ponto de vista cultural” que, destacou Vítor Rodrigues, “podem avançar para relações fortes do ponto de vista económico e social”.

Sem querer concretizar, adiantou que por parte da China “há um conjunto de interesses que têm que ver com o imobiliário, com alguma participação mais ligada a investimentos industriais mas mais nada do que isso nesta fase”.

A visita da comitiva chinesa a Gaia ficou marcada pelo protesto de quatro pessoas, envergando faixas contra a “perseguição feita há 15 anos aos praticantes de Falun Dafa” na China que “são fechadas em campos de trabalhos forçados e torturados até à morte” explicou à Lusa um dos manifestantes segundo o qual a modalidade é uma “prática milenar de meditação” com semelhanças ao budismo e ao taoismo.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ora aqui está uma excelente iniciativa. Outras instiuiçoes deveriam seguir este exemplo. Há muito que é importante o ensino do Mandarim.

RESPONDER

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …