Escola de Pastores abre em Setembro (e dá “prémio” de 5 mil euros a quem se formar)

Vai abrir uma Escola de Pastores numa ideia pioneira que visa captar jovens para uma actividade que está em risco de desaparecer. A iniciativa apoiada por fundos comunitários prevê a atribuição de uma bolsa de 5 mil euros a quem se formar no curso.

As inscrições para a Escola de Pastores estão abertas até 23 de Agosto e as aulas devem começar a 23 de Setembro.

A Escola de Pastores faz parte do projecto “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro” que é apoiado pelos fundos comunitários CENTRO 2020 e que resulta de uma parceria entre associações de produtores, escolas, centros de tecnologia e as Comunidades Intermunicipais de Viseu Dão Lafões, das Beiras e Serra da Estrela, da Beira Baixa e da Região de Coimbra.

O projecto é coordenado pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e envolve também a criação de uma bolsa de terras, visando a valorização dos queijos DOP da Região Centro, como explica à Rádio Renascença a técnica superior do gabinete de saúde pública e veterinária da Câmara de Gouveia, Regina Lopes.

A Escola de Pastores “vai ser itinerante”, contando com “uma componente teórica de 110 horas e uma componente prática de 410 horas, com formação em maneio sanitário, maneio reprodutivo, alimentar, pastagens e forragens e silvo-pastorícia, ovinicultura e caprinicultura e gestão da exploração”, esclarece Regina Lopes.

“Vai-se realizar nas escolas superiores, na ESAV, Escola Superior Agrária de Viseu, e na ESACB, Escola Superior Agrária de Castelo Branco”, com a “parte prática” a decorrer “em Viseu, Oliveira do Hospital e Gouveia”, explica ainda a técnica.

O objectivo é ter no final do curso, pelo menos, “20 produtores que se liguem futuramente à agricultura”, motivados pelo “prémio” de “cinco mil euros”, “uma pequena ajuda para o início da actividade”, como refere Regina Lopes. “É um prémio com compromissos, o pastor tem que se instalar na área”, acrescenta.

Apesar de a vida de pastor ser dura, com 365 dias de trabalho por ano, Regina Lopes acredita que a ideia pode ter sucesso. “Há muita gente a querer mudar de vida e a vir das cidades para as aldeias, e para quem está no desemprego também pode ser uma opção”, considera.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Epááá… Queres ver que me vou dedicar à bicharada.

    Pronto… Já falei demais. Já vai toda agente imitar-me!.. Ah portuguesismo escarafunchoso!

  2. Ah, menos mal… pensei que fosse para formar daqueles pastores brasileiros que a unica coisa que “cultivam” é a ignorância e dinheiro!…

  3. É uma actividade “em risco de desaparecer”, é verdade ! . Mas se temos em conta as varias razões do “porquê”,…. económicas, sociais e materiais, vejo com pouca expectativa uma grande influencia a este tipo de iniciativa, por os 5000 € de incentivo. Se a pecuária actual conhece tempos extremamente difíceis em termos de sustentabilidade, como vão estes novos aventureiros conseguir tirar a carta do baralho ???

  4. Como desperdiçar dinheiro atraves do esquema da subsidio-dependencia. Depois o ordenado médio em Portugal é 4x inferior ao dos Estados Unidos

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …