Escola mais moderna de Lisboa não tem potência elétrica para aquecer refeições

A Escola Básica Maria Barroso é a mais moderna de Lisboa, no entanto, os alunos veem-se obrigados a fazer as refeições com pratos, copos e talheres de plástico, uma vez que o estabelecimento de ensino não tem potência elétrica suficiente para que lá sejam confecionadas refeições.

Desde o início do ano letivo, na Escola Básica Maria Barroso, recém-inaugurada, terão sido gastos 432 quilos de plástico desnecessariamente, de acordo com a associação de pais.

Todos os dias, a comida “sai da empresa, é aquecida na Escola das Gaivotas e só depois transferida para a nossa escola”, denuncia Rita Gouveia, que faz parte da direção da associação de pais.

O problema verifica-se porque, segundo o Público, o estabelecimento de ensino não tem potência suficiente para aquecer a comida das 120 crianças que frequentam aquela escola desde o início do ano.

A cozinha está equipada e os funcionários prontos para cozinhar, mas enquanto a potência elétrica não for restaurada, não é possível confecionar naquele espaço uma refeição, nem tampouco lavar a loiça.

Inicialmente, os pais foram informados de que esta não passaria de uma situação pontual, “que demoraria um mês ou um mês e meio a resolver-se”, explica a presidente da associação de pais, Catarina Ramalho. No entanto, sabe-se agora que, antes do verão, a situação não será ultrapassada.

“O cabo de eletricidade que serve a escola é o mesmo que servia a obra”, explica o vereador da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Robles. O posto de transformação daquela escola, que funciona no edifício do antigo Tribunal da Boa-Hora, no Chiado, “tem de ser alterado”, pelo que a obra deverá demorar pelos menos dois meses.

Pela sua localização, a construção tem de ser sujeita ainda a acompanhamento arqueológico, obrigatório naquela zona da cidade, mas a expectativa é a de que “até ao final do ano letivo os trabalhos estejam concluídos”.

A somar-se a este problema está a má alimentação que os alunos têm tido. “Os miúdos estão a comer muito mal. Um dia saí daqui com a minha filha às três e meia e, ainda não tínhamos chegado ao metro, ela correu para uma pastelaria e pediu uma empada, porque estava cheia de fome”, relata Rita Gouveia.

Estava previsto no início do ano que a Escola Básica Maria Barroso fosse ter um projeto de alimentação saudável, semelhante ao que então existia na Escola convento Desagravo. O objetivo era o de ensinar as crianças a ter uma alimentação cuidada, sem passar fome.

De acordo com os relatos dos pais, a escola até tem promovido algumas iniciativas de alimentação saudável, mas cumprir o plano revela-se impossível com a cozinha parada.

Entretanto, a câmara aprovou na semana passada a constituição de uma equipa especial que, entre outras coisas, tem como missão elaborar um Plano Municipal de Alimentação Escolar Saudável.

A falta de energia elétrica suficiente trouxe ainda outros problemas, nomeadamente no que toca aos aquecedores, que raramente são ligados, independentemente do frio que se faça sentir, descrevem Teresa Amaral e Luísa Sol, também dirigentes da associação de pais.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como facilmente se percebe pela notícia, o problema não está na escola, mas sim no cabo que alimenta a escola e a sua localização complica muito o trabalho.
    De qualquer modo, o cabo deveria ter sido substituído antes da escola abrir!

RESPONDER

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …

Desabamento nas obras do Metro de Lisboa provoca quatro feridos

Um desabamento nas obras do Metro de Lisboa, na estação da Praça de Espanha, provocou esta terça-feira quatro feridos ligeiro, desconhecendo-se ainda a gravidade do seu estado, e a interrupção da circulação na linha Azul. Os …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Um campeão categórico, Ronaldo fora do pódio e uma equipa a pé até ao estádio

O FC Porto goleou o vizinho Boavista, o Benfica ficou a lamentar tanto desperdício e o Sporting entrou a ganhar no campeonato. Destaque ainda para o Santa Clara, Rúben Dias, João Félix, Ronaldo e Messi... e …

A mais longa quarentena do mundo vai ser prolongada mais um mês

A quarentena em Manila devido à covid-19, a mais longa do mundo atualmente, será prolongada por mais um mês até 31 de outubro, anunciaram esta terça-feira as autoridades. Mais um mês significa que número total de …