A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, anunciou esta quinta-feira que vai apresentar na próxima semana uma nova proposta de lei para um referendo sobre a independência.
“A proposta de lei de referendo de independência será apresentada na próxima semana para consulta” no parlamento escocês, disse a chefe do governo escocês na abertura do congresso do seu partido, o Partido Nacionalista Escocês (SNP), em Glasgow.
“Estou determinada que a Escócia possa reconsiderar a questão da sua independência e isso antes de o Reino Unido sair da União Europeia, se for necessário para proteger os interesses do nosso país”, disse.
Sturgeon tem defendido a necessidade de proteger os interesses da Escócia na sequência da vitória do Brexit no referendo britânico de 23 de junho.
Nessa consulta, 52% dos britânicos votaram a favor do Brexit mas, na Escócia, 62% dos eleitores votaram pela permanência na UE.
Um referendo sobre a independência da Escócia do Reino Unido seria o segundo, depois de em 2014 os escoceses terem chumbado a independência com 55,30% de votos “não” e 44,70% “sim”.
/Lusa