/

Escária tinha cargo de administração enquanto negociava fundos europeus pelo Governo

1

(dr) AM CONSULTORES

Vitor Escária exerce desde 1 de Janeiro de 2016 as funções de assessor económico no Gabinete do Primeiro-Ministro.

O atual chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, era administrador da Martifer e consultor privado enquanto negociava fundos europeus pelo Governo.

Vítor Escária, nomeado recentemente novo chefe de gabinete do primeiro-ministro, era administrador da Martifer enquanto negociava fundos europeus pelo Governo, avança a revista Sábado.

Antes de chegar a chefe do gabinete de António Costa, Escária foi assessor económico no Executivo anterior. Na altura, foi consultor para o processo de negociação para os fundos estruturais europeus.

Escária esteve também envolvido no escândalo do caso GalpGate, tendo sido constituído arguido, acusado de recebimento indevido de vantagem. Pagou uma multa de 1.200 euros para que o caso não fosse a julgamento.

Enquanto assessor de António Costa a avaliar fundos europeus, Escária manteve ligações ao setor privado. Para além de consultor na United Pride Holding, Now Strategy Global Consulting, Cirius, e Augusto Mateus e Associados, era também administrador não-executivo da Martifer.

A Martifer atua no setor das estruturas metálicas, desenvolvendo também atividade no setor da promoção e desenvolvimento de projetos renováveis.

Susana Coroado, da Transparência e Integridade, diz que é uma situação de “incompatibilidade óbvia” e “muito grave”. A Sábado escreve que o economista não poderia acumular cargos, já que os membros do gabinete do primeiro-ministro exercem funções em regime de exclusividade.

Escária foi Licenciado em Economia, em 1994, pelo ISEG, Escária fez o mestrado na mesma instituição, em 1997, e doutorou-se em 2004, pelo Department of Economics and Related Studies, University of York, do Reino Unido.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.