Escária tinha cargo de administração enquanto negociava fundos europeus pelo Governo

(dr) AM CONSULTORES

Vitor Escária exerce desde 1 de Janeiro de 2016 as funções de assessor económico no Gabinete do Primeiro-Ministro.

O atual chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, era administrador da Martifer e consultor privado enquanto negociava fundos europeus pelo Governo.

Vítor Escária, nomeado recentemente novo chefe de gabinete do primeiro-ministro, era administrador da Martifer enquanto negociava fundos europeus pelo Governo, avança a revista Sábado.

Antes de chegar a chefe do gabinete de António Costa, Escária foi assessor económico no Executivo anterior. Na altura, foi consultor para o processo de negociação para os fundos estruturais europeus.

Escária esteve também envolvido no escândalo do caso GalpGate, tendo sido constituído arguido, acusado de recebimento indevido de vantagem. Pagou uma multa de 1.200 euros para que o caso não fosse a julgamento.

Enquanto assessor de António Costa a avaliar fundos europeus, Escária manteve ligações ao setor privado. Para além de consultor na United Pride Holding, Now Strategy Global Consulting, Cirius, e Augusto Mateus e Associados, era também administrador não-executivo da Martifer.

A Martifer atua no setor das estruturas metálicas, desenvolvendo também atividade no setor da promoção e desenvolvimento de projetos renováveis.

Susana Coroado, da Transparência e Integridade, diz que é uma situação de “incompatibilidade óbvia” e “muito grave”. A Sábado escreve que o economista não poderia acumular cargos, já que os membros do gabinete do primeiro-ministro exercem funções em regime de exclusividade.

Escária foi Licenciado em Economia, em 1994, pelo ISEG, Escária fez o mestrado na mesma instituição, em 1997, e doutorou-se em 2004, pelo Department of Economics and Related Studies, University of York, do Reino Unido.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …