“Escândalo das Galinhas” no Lidl. Imagens revelam calvário a caminho das prateleiras

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Imagens chocantes obtidas recentemente por uma equipa infiltrada numa quinta agropecuária de um fornecedor do Lidl revelam o sofrimento das galinhas antes de chegarem às prateleiras da cadeia de supermercados alemã.

A associação britânica de direitos dos animais The Humane League UK divulgou imagens, alegadamente recolhidas numa quinta de um dos principais fornecedores do Lidl, que revelam os maus tratos e sofrimento a que as galinhas são submetidas.

As imagens terão sido obtidas este verão, durante uma operação infiltrada da organização não-governamental espanhola Equalia nas instalações do referido fornecedor na Baixa Saxónia, na Alemanha.

Os detalhes da investigação foram publicados no site Lidl Chicken Scandal, mantido pela ONG alemã Albert Schweitzer Foundation. Segundo a ASF, os animais do fornecedor em causa são usados nos produtos das marcas Metzgerfrisch e Grillmeister do Lidl.

Nas imagens é possível ver pintainhos com cerca de um mês de idade que mal se podem mover. Alguns, que já não se conseguem levantar, ficam simplesmente deitados de costas; outros, de bruços ou de lado.

Os animais crescem anormalmente para produzir pedaços de frango maiores, revela a investigação. Em poucas semanas, tornam-se Frankenchickens; os ossos e órgãos dificilmente suportam o seu enorme peso. Muitos sofrem de dores e deformação dos ossos, alguns morrem de insuficiência cardíaca.

A imagem mostra também armazéns sobrepovoados, alguns dias antes do abate, com o chão completamente coberto de galinhas, sem qualquer possibilidade de se mover.

Em circunstâncias normais, as galinhas passam o dia a circular em pequenos grupos, à procura de comida. Apinhadas às centenas, “sofrem de stress permanente e tédio agonizante”, realça a ASF.

Algumas das galinhas estão doentes ou moribundas. Várias galinhas têm os pescoços torcidos, outras não conseguem manter-se de pé, morrendo no chão.

O facto de serem forçadas a deitar-se constantemente nos seus próprios excrementos e o stress permanente tornam essas galinhas especialmente propensas a doenças, mas não recebem atendimento veterinário individual. 5% dos animais sofrem mortes atrozes ou são mortos antes mesmo de atingir a idade de abate.

As imagens mostram ainda o tratamento dado pelos trabalhadores aos animais, que são apanhados doentes ou feridos e batem as asas em pânico. Alguns são atordoados ou mortos no próprio local, outros são transportados ainda a debater-se.

Um dos trabalhadores pode ser visto a urinar no armazém.

A Humane League UK e a Albert Schweitzer Foundation estão a promover uma petição na qual apelam aos utilizadores que exijam ao Lidl “o fim desta crueldade“. À hora desta edição, a petição tinha recolhido mais de 20 mil assinaturas.

ZAP //

9 Comments

  1. É assim que se conseguem grandes lucros com preços acessíveis .
    É preciso educar os consumidores.
    Um frango da mesma raça, mas criado como frango do campo, a crescer feliz e saudável, pode levar mais de cinco meses a atingir 1,5 kg. Um de aviário moderno atinge 2,5 Kg em duas semanas, sabiam?!…
    Obviamente que esta é um dos sucessos só possíveis com práticas abusivas da condição natural da espécie.

    • Mais um distraído…
      Já ouviu dizer que a oferta resulta da capacidade de satisfazer uma necessidade de mercado?! Porque motivo é que acha que surge o frango de aviário? Olhe pense lá um pouco! Deixo-lhe duas dicas: os orçamentos familiares são limitados e o número de consumidores é muito elevado.

      • Se metesse uma foto do frango moribundo na embalagem o consumidor muito provavelmente comprava outro ainda que mais caro. Estas práticas têm que ser denunciadas para haver controlo na produção. Há que fazer jogo limpo, não é dar imagem de dignidade e por trás só más práticas.

      • As pessoas não entendem que querem a todo o momento uma coisa e exatamente o seu contrário. Essa é que é a realidade. Querem bens/produtos mais baratos, mas querem melhores salários!!! Querem gasóleo mais barato mas querem proteger totalmente o ambiente!!! Querem trabalhar menos horas e ganhar mais!!! Querem mais e melhores serviços públicos e pagar menos impostos!!!
        Numa ou noutra situação até é possível melhorar os dois lados da balança, mas apenas em casos de má gestão (por exemplo na oferta de bens/serviços públicos), situação de ineficiência de mercado (existência de monopólios, oligopólios…)… Nos restantes casos ou querem uma coisa ou querem o seu contrário. As duas não são compatíveis.

    • Estes gajos devem pensar que o LIDL produz frango. É só cromos. Em muitos produtos os fornecedores são os mesmos de várias cadeias (até nos produtos de marca branca, cuja unidade industrial fornecedora produz geralmente para 5 ou 6 marcas diferentes ou mais. Há casos de alguns produtos em que chegam a produzir para mais de 30 marcas).

    • Deve ser só para as redes sociais….
      A maneira como tratam os humanos, nomeadamente determinadas etnias, diz bem mais do “bom ” exemplo da RPC.

  2. A Produção Aviária , dita intensiva , fornece o mercado talhante em geral e não só esta Cadeia de Supermercados , lamentável é de facto o modo como as Aves são tratadas , isso sim deveria ser mais investigado !

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