Erro de cálculo levou alunos a serem internados por excesso de cafeína

Uma universidade britânica vai ter de pagar uma multa de quase 470 mil euros depois de dois alunos terem sido internados por terem consumido uma dose excessiva de cafeína. Tudo por causa de uma experiência para perceber quais são os efeitos desta substância quando conjugada com exercício físico.

Quais são os efeitos da cafeína quando conjugada com exercício físico? Em busca de uma resposta para esta questão, a Universidade de Northumbria, no Reino Unido, decidiu fazer uma investigação científica.

Para isso, dois voluntários – neste caso dois alunos do curso de Ciências de Desporto que aceitaram participar no estudo – tinham de ingerir 0,3 gramas de cafeína diluídos em sumo de laranja. Só que algo tão simples como um cálculo quase acabou em tragédia.

Tudo aconteceu porque, para calcular a dosagem, os funcionários da universidade utilizaram a calculadora de um telemóvel e digitaram mal os decimais. Em vez dos 0,3 gramas, Alex Rossetta e Luke Parkin ingeriram 30 gramas: o equivalente a 300 chávenas.

Os dois jovens sofreram violentos efeitos colaterais. Rossetta esteve internado durante seis dias, perdeu a memória a curto prazo e 12 quilos. Parkin ficou dois dias no hospital e perdeu dez quilos. Ambos tiveram de fazer diálise e acabaram por recuperar.

Os médicos acreditam que os dois sobreviveram por serem jovens e saudáveis. “A overdose poderia ter sido fatal”, afirma Adam Ferrer, promotor encarregado no caso, acrescentando que já foram reportados casos de morte por ingestão de apenas 18 gramas.

Rosetta e Parkin processaram a universidade que, entretanto, já foi condenada por um tribunal a pagar uma multa de quase 470 mil euros. O incidente ocorreu em março de 2015, mas só agora foi tornado público.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Tony transformou autocarro em Arca de Noé para salvar animais do Florence

Enquanto muitos americanos fugiam do furacão Florence, um camionista de 51 anos fazia o percurso inverso com uma missão em mente. Dentro de um autocarro, Alsup transportou mais de 60 animais da costa da Carolina …

Mais de 500 rinocerontes mortos na África do Sul este ano

A caça furtiva na África do Sul causou a morte a 508 rinocerontes, entre janeiro e agosto deste ano, o que significa um decréscimo no número de espécimes caçados, em relação a 2017, anunciou o …

Número de mortos em naufrágio na Tanzânia sobe para 170

O número de pessoas que morreram no naufrágio de um navio de passageiros no lago Vitória, na Tanzânia, subiu para 170, de acordo com os meios de comunicação locais. As operações de resgate recomeçaram na manhã …

Há um satélite-pescador no espaço

O Satélite britânico RemoveDebris está a navegar no espaço desde junho e lançou com sucesso uma rede em órbita com o objetivo de capturar material que anda à deriva em redor da Terra. O satélite-pescador britânico …

Governo cumpriu “rigorosamente” acordo com setor do táxi

O Ministro Ambiente, João Matos Fernandes, disse este sábado que o governo cumpriu “rigorosamente” o acordo que assinou com a duas associações que representam os taxistas para a modernização do setor. "Não é verdade que se …

Juízes defendem acórdão que desvaloriza violação de mulher inconsciente

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses sai em defesa dos dois magistrados, um dos quais o presidente da entidade, que assinaram o acórdão que desvaloriza a gravidade da violação de uma mulher inconsciente, numa discoteca, …

Salas para maiores de 18 anos levam à demissão do director de Serralves

O director artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas, demitiu-se do cargo depois de a administração ter limitado a maiores de 18 anos uma parte da exposição dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert …

Isabel do Santos desmente ação contra João Lourenço mas processo deu entrada no Supremo

Isabel do Santos, filha do antigo Presidente da Angola, desmente ter entrado com uma ação contra o atual Presidente João Lourenço. No entanto, o processo cível contra o Estado deu entrada no Supremo. De acordo …

Arqueólogos fazem "descoberta do Século" no Tejo (e tem pimenta)

Uma equipa de arqueólogos da Câmara Municipal de Cascais, do Projeto Municipal da Carta Arqueológica Subaquática do Litoral, descobriu uma nau que terá naufragado entre 1575 e 1625, e que é considerada a “descoberta do …

ADSE adia implementação de novas regras para tentar acordo com privados

Os hospitais privados e ADSE continuam com o braço de ferro, mas, por agora, os privados não vão deixar de operar beneficiários da ADSE. O boicote anunciado esta manhã foi adiado. Esta manhã, o o semanário …