Erro de cálculo levou alunos a serem internados por excesso de cafeína

Uma universidade britânica vai ter de pagar uma multa de quase 470 mil euros depois de dois alunos terem sido internados por terem consumido uma dose excessiva de cafeína. Tudo por causa de uma experiência para perceber quais são os efeitos desta substância quando conjugada com exercício físico.

Quais são os efeitos da cafeína quando conjugada com exercício físico? Em busca de uma resposta para esta questão, a Universidade de Northumbria, no Reino Unido, decidiu fazer uma investigação científica.

Para isso, dois voluntários – neste caso dois alunos do curso de Ciências de Desporto que aceitaram participar no estudo – tinham de ingerir 0,3 gramas de cafeína diluídos em sumo de laranja. Só que algo tão simples como um cálculo quase acabou em tragédia.

Tudo aconteceu porque, para calcular a dosagem, os funcionários da universidade utilizaram a calculadora de um telemóvel e digitaram mal os decimais. Em vez dos 0,3 gramas, Alex Rossetta e Luke Parkin ingeriram 30 gramas: o equivalente a 300 chávenas.

Os dois jovens sofreram violentos efeitos colaterais. Rossetta esteve internado durante seis dias, perdeu a memória a curto prazo e 12 quilos. Parkin ficou dois dias no hospital e perdeu dez quilos. Ambos tiveram de fazer diálise e acabaram por recuperar.

Os médicos acreditam que os dois sobreviveram por serem jovens e saudáveis. “A overdose poderia ter sido fatal”, afirma Adam Ferrer, promotor encarregado no caso, acrescentando que já foram reportados casos de morte por ingestão de apenas 18 gramas.

Rosetta e Parkin processaram a universidade que, entretanto, já foi condenada por um tribunal a pagar uma multa de quase 470 mil euros. O incidente ocorreu em março de 2015, mas só agora foi tornado público.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Governo e PSD assinam acordos sobre fundos europeus e descentralização

Os acordos entre Governo e PSD sobre fundos comunitários a partir de 2020 e descentralização foram assinados, esta quarta-feira, em São Bento. A reunião juntou à mesa o primeiro-ministro, António Costa, o líder do PSD, Rui …

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …