Ernst & Young paga multa de 4 milhões de dólares por pressionar congressistas

Seth Anderson / Flickr

"Corporate Head", escultura de Terry Allen em frente ao edifício da Ernst & Young, no nr. 725 da Rua Figueroa, Los Angeles, nos Estados Unidos

“Corporate Head”, escultura de Terry Allen em frente ao edifício da Ernst & Young, no nr. 725 da Rua Figueroa, Los Angeles, nos Estados Unidos

A empresa de auditoria Ernst and Young vai pagar quatro milhões de dólares por ter falhado os deveres de independência, ao fazer ‘lobbying’ político nos EUA por conta de empresas clientes, anunciou hoje SEC, a autoridade bolsista norte-americana.

A conhecida empresa britânica, mais concretamente a sua filial norte-americana WCEY, é acusada de ter feito pressão sobre congressistas norte-americanos, para conseguir leis favoráveis a duas empresas, das quais deveria certificar as contas. O nome destas empresas não foi divulgado.

A autoridade bolsista mencionou o envio de cartas e várias reuniões para conseguir incluir num projeto de lei “elementos de linguagem” favoráveis a esses empresas ou “fazer falhar” textos legislativos prejudiciais aos seus interesses.

“A independência dos auditores é crucial para a integridade da comunicação financeira. Quando um auditor atua como um advogado para os seus clientes , a independência está comprometida”, declarou Scott Friestad, um dos responsáveis da SEC, citado no comunicado.

“A Ernst and Young envolveu-se em atividades de lobbying que constituem atividades de conselho inapropriadas e violou as regras claramente”, acrescentou.

Ao pagar esta penalidade, a auditora consegue o fim das acusações.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …