Ericsson anuncia fim da produção de modems

Ericsson / Flickr

-

A fabricante de equipamento de telecomunicações sueca Ericsson anunciou hoje que vai deixar de fabricar modems e concentrar recursos no desenvolvimento de redes de rádio.

A mudança de estratégia vai atingir quase 1.600 trabalhadores e pode provocar a supressão de centenas de postos de trabalho nas fábricas do grupo na Suécia, Índia, Alemanha, China e Finlândia, já que parte dos funcionários serão redistribuídos por outras áreas do grupo.

Para justificar a mudança de estratégia, a Ericsson indicou a forte concorrência, a queda dos preços e a aceleração do ritmo de mudanças tecnológicas.

O grupo também salientou que o negócio dos modems requer “investimentos significativos em investigação e desenvolvimento“.

A empresa sueca assumiu o controlo da divisão de modems depois da rutura em agosto de 2013 da empresa de capital de risco que compartia com o grupo franco-italiano de semicondutores STMicroelectronics, e desde então tinha-se concentrado em lançar aparelhos com o modem integrado, o que conseguiu no mês passado.

Ericsson, que continuará a entregar modems aos clientes que tenham encomendado, vai começar a desmantelar esta divisão no último trimestre deste ano.

O encerramento da divisão implicará uma “redução significativa” de gastos na primeira metade de 2015 e não terá qualquer impacto no balanço do grupo no segundo trimestre, informou a empresa sueca.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …