Ergueram na Índia um muro para a visita de Trump. Serve para esconder bairros de lata

Divyakant Solanki / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou esta segunda-feira à Índia para uma visita de dois dias que visa aprofundar parcerias.

Donald Trump chegou esta segunda-feira à Índia, para uma visita de apenas dois dias, mas o Governo indiano não quis deixar nada ao acaso. O Taj Mahal está a ser polido para a visita do Presidente dos Estados Unidos e o maior estádio de críquete do mundo vai receber um comício denominado “Namaste Trump“, mas há outros preparativos mais polémicos.

É o caso de um muro, em Ahmedabad, erguido em frente a um bairro de lata e ao longo da estrada próxima ao aeroporto, que Donald Trump irá percorrer. Apesar de as autoridades indianas falarem numa coincidência temporal, os moradores do bairro não estão totalmente convencidos.

“Agora vem aí o país ‘número 1’ e, de acordo com os padrões do ‘número 1’, decidem construir o muro”, disse Vikram Rathod, de 40 anos, um operário que vive no bairro de lata. “Decidiram que os pobres não devem ser vistos.” Segundo o Público, o muro tem um metro e oitenta de altura e 182 metros de comprimento.

Apesar do muro controverso, Donald Trump será recebido entusiasticamente pelos indianos. Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, “disse-me que teremos sete milhões de pessoas” ao longo da estrada entre o aeroporto e o estádio, adiantou o próprio Presidente norte-americano.

No entanto, estes números foram recebidos pelos analistas com ceticismo, uma vez que, de acordo com o último censo, em 2011, a cidade de Ahmedabad tinha 5,6 milhões de habitantes. Várias autoridades, entre diplomatas até à polícia de Gujarat, estimaram que a multidão nas ruas não passaria as 5 mil pessoas, “até por razões de segurança”.

A visita de Trump a Gujarat tem como objetivo participar num evento chamado “Namaste Trump” (“Saudações, Trump”), que será realizado num estádio de críquete. A viagem até ao estádio conta agora com o muro, que é visto por muitos como uma forma de bloquear a visão de um bairro de lata onde vivem duas mil pessoas.

Segundo foi noticiado, o muro foi originalmente desenhado para ter cerca de dois metros de altura, mas foi reduzido para 1,2 metros depois de receber críticas de vários quadrantes da sociedade.

Uma responsável do Governo, Bijal Patel, alegou que o muro foi construído “por razões de segurança” e como parte de “uma unidade de embelezamento e limpeza”. Mas vários líderes políticos criticaram a construção do muro, questionando as opções de desenvolvimento de Modi no seu próprio estado.

Modi foi ministro-chefe de Gujarat durante 12 anos antes de se tornar primeiro-ministro do país, em maio de 2014.

A reunião dos dois líderes deverá suavizar a tensão criada nos últimos tempos pelas disputas comerciais, que aumentaram desde que aumentou as taxas sobre aço e alumínio exportados pela Índia e recebeu como resposta um aumento das taxas aos produtos agrícolas vindos dos EUA, além de restrições aos dispositivos médicos norte-americanos.

A visita, a primeira que o Presidente norte-americano faz à Índia desde que foi eleito, também permitirá conquistar dezenas de milhares de eleitores índio-americanos antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal havia sempre as estradas ‘entre muros’ Na Índia é algo novo e mostra que o país está em plena desenvolvimento e para o Trump não é preciso, pois ele tem tunnel-view

  2. Se gastassem dinheiro a melhorar as condições de vida da população. Parece que a Índia gasta milhões na exploração espacial. Deve ser para encherem o espaço de lixo, como fazem no país deles.

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …