/

Erdogan recupera a maioria absoluta na Turquia

Deniz Toprak / EPA

Apoiantes do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente da Turquia, Recep Erdogan, festejam a vitória nas ruas

O Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente turco, Recep Erdogan, venceu as eleições legislativas de hoje na Turquia e garantiua maioria absoluta no Parlamento.

Ao contrário do que apontavam as previsões, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, recuperou a maioria absoluta que tinha perdido nas legislativas de junho.

Segundo os dados oficiais, depois de ter obtido 49,4%. de votos, o AKP elegeu 316 deputados, mais de metade dos 550 assentos no parlamento, pelo que irá obter a maioria absoluta, mas sem conseguir a maioria de dois terços dos deputados, que permititia a Erdogan alterar a constituição do país.

Antes da votação, as sondagens davam ao AKP entre 40% e 43% dos votos, resultado que seria insuficiente para governar sozinho.

O Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata) ficou em segundo lugar, com 24,5% dos votos, seguido pelo Partido da Ação Nacionalista (MHP, direita), com cerca de 12%, ambos muito abaixo do que obtiveram nas eleições de 07 de junho.

O Partido Democrático dos Povos (HDP, pró-curdo) assegurou à justa a manutenção no parlamento ao recolher 10,4% dos votos ultrapassando em quatro pontos percentuais o mínimo necessário para chegar à assembleia nacional.

Pouco depois de se saberem os primeiros resultados, que apontavam a vitória de Erdogan com maioria absoluta registaram-se confrontos entre a polícia e jovens manifestantes curdos em Diyarbakir, “cidade feudo” dos independentistas no sudeste da Turquia.

A polícia disparou granadas de gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os manifestantes, que se tinham concentrado na sede regional do HDP naquela cidade.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.