Erdogan recupera a maioria absoluta na Turquia

Deniz Toprak / EPA

Apoiantes do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente da Turquia, Recep Erdogan, festejam a vitória nas ruas

O Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente turco, Recep Erdogan, venceu as eleições legislativas de hoje na Turquia e garantiua maioria absoluta no Parlamento.

Ao contrário do que apontavam as previsões, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, recuperou a maioria absoluta que tinha perdido nas legislativas de junho.

Segundo os dados oficiais, depois de ter obtido 49,4%. de votos, o AKP elegeu 316 deputados, mais de metade dos 550 assentos no parlamento, pelo que irá obter a maioria absoluta, mas sem conseguir a maioria de dois terços dos deputados, que permititia a Erdogan alterar a constituição do país.

Antes da votação, as sondagens davam ao AKP entre 40% e 43% dos votos, resultado que seria insuficiente para governar sozinho.

O Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata) ficou em segundo lugar, com 24,5% dos votos, seguido pelo Partido da Ação Nacionalista (MHP, direita), com cerca de 12%, ambos muito abaixo do que obtiveram nas eleições de 07 de junho.

O Partido Democrático dos Povos (HDP, pró-curdo) assegurou à justa a manutenção no parlamento ao recolher 10,4% dos votos ultrapassando em quatro pontos percentuais o mínimo necessário para chegar à assembleia nacional.

Pouco depois de se saberem os primeiros resultados, que apontavam a vitória de Erdogan com maioria absoluta registaram-se confrontos entre a polícia e jovens manifestantes curdos em Diyarbakir, “cidade feudo” dos independentistas no sudeste da Turquia.

A polícia disparou granadas de gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os manifestantes, que se tinham concentrado na sede regional do HDP naquela cidade.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Treinador de Florentino Luís: "7 jogos, 7 derrotas. Mas não sei se somos tão maus"

Michel admite insegurança e nervos, num Getafe que ocupa o último lugar no campeonato espanhol. Florentino acha que é "uma questão de tempo". Valência, Sevilha, Barcelona, Elche, Rayo Vallecano, Atlético de Madrid e Betis: os sete …

Cancela Moura demite-se da concelhia do PSD após derrota em Gaia

O candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM Cancela Moura à Câmara de Gaia, conquistada no domingo pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, apresentou a renúncia ao mandato na concelhia do PSD e vai propor eleições “para dar a …

À boleia de Falcao, o modesto Rayo Vallecano cheira a Europa

Com três golos em três jogos, Radamel Falcao tem catapultado o Rayo Vallecano para lugares europeus. A equipa conta com os portugueses Bebé e Kévin Rodrigues. O Rayo Vallecano superou as suas próprias expectativas e conseguiu …

Jarros com esmeraldas encontrados em templo ligado à cidade lendária El Dorado

Uma equipa de arqueólogos colombianos encontrou um conjunto de sepulturas rodeadas por jarros de cerâmica que estavam carregados de esmeraldas. A descoberta ocorreu num templo ligado à mítica cidade El Dorado. Os arqueólogos encontraram o templo …

Moedas venceu "contra tudo e contra todos". Medina assume derrota "pessoal e intransmissível"

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa afirmou, este domingo, ter vencido "contra tudo e contra todos", porque "a democracia não tem dono", agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se a …

O balão de oxigénio de Rio encheu até rebentar. Os olhos estão postos em 2023

Com Lisboa, Coimbra, Funchal e Barcelos debaixo do braço, Rui Rio cantou vitória numa noite de emoções. Sem falar do futuro à frente do PSD, o social-democrata acredita estar mais perto de chegar a primeiro-ministro. …

ADN da população da Ilha de Páscoa permite descobrir, finalmente, a rota dos seus antepassados

De acordo com os investigadores, o processo constitui um dos capítulos mais fascinantes da história da colonização humana e quase não há vestígios tangíveis. A distância que separa as ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, do arquipélago …

Marta Temido é a favorita a suceder a Costa na liderança do PS

A ministra da Saúde, Marta Temido, é a favorita a suceder a António Costa na liderança do PS. Por sua vez, Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho são os prediletos a suceder a Rui Rio …

No Porto, a vitória de Moreira soube a pouco. PS teve a pior derrota de sempre

Rui Moreira vai liderar a Câmara Municipal do Porto nos próximos quatro anos. Eleito pelo movimento independente "Aqui Há Porto", com o apoio da Iniciativa Liberal e do CDS-PP, Moreira avança para um terceiro e …

Suíços votaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os suíços foram este domingo às urnas para referendar o casamento de pessoas do mesmo sexo. Os resultados oficiais mostraram que a mudança foi aprovada com os votos a favor de 64,1% dos eleitores e …