Erdogan apresenta queixa contra opositora turca por “injúria”

1

UNAOC / Flickr

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan apresentou hoje queixa contra uma opositora que acusa de “injúria”, por ter referido que o chefe de Estado qualificava de “terroristas” os eleitores que não votam em si.

A queixa, que visa Meral Aksener, dirigente do partido de direita Iyi, foi apresentada pelos advogados do Presidente turco na procuradoria de Ancara, referiu a agência noticiosa estatal Anadolu. Em causa, as declarações de Aksener na quarta-feira em Denizli, durante um comício de campanha para as eleições municipais de 31 de março.

“Como vão, queridos habitantes de Denizli que o Presidente da República qualifica de terroristas?”, referiu a opositora no início da sessão. “Há 17 anos que essa pessoa conduz uma política que nos divide e nos lança uns contra os outros“, acrescentou Aksener, que já dirigiu o Ministério do Interior.

Estas declarações implicaram uma reação imediata de Erdogan, que tem acentuado as críticas à dirigente de um dos partidos da oposição, em detrimento dos ataques lançados contra o seu principal opositor, Kemal Kiliçdaroglu, chefe dos sociais-democratas do CHP.

O Presidente turco é regularmente acusado pelos opositores de diabolizar os que não votam em si, e de ter polarizado profundamente a Turquia desde a sua chegada ao poder em 2003, assinala a agência noticiosa AFP.

Nos seus discursos políticos, Erdogan tem acusado dirigentes dos partidos da oposição, em particular o pró-curdo e de esquerda HDP, mas também o CHP; de estarem a soldo de diversas “organizações terroristas”.

Esta expressão designa a guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) ou o movimento do predicador Fethullah Gülen, acusado pelas autoridades de Ancara de ter orquestrado a tentativa de golpe de Estado em julho de 2016.

Milhares de pessoas foram perseguidas ou condenadas na Turquia nos últimos anos por insultos a Erdogan, um crime passível de um a quatro anos de prisão.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.