Erdogan diz que Macron está em “morte cerebral” após as críticas à intervenção na Síria

Πρωθυπουργός της Ελλάδας / Wikimedia

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou o Presidente francês, Emmanuel Macron, de estar “em estado de morte cerebral”. Macron tinha usado a mesma expressão em relação à NATO após a ofensiva militar contra a milícia curda na Síria.

Recep Tayyip Erdogan emitiu, esta sexta-feira, fortes críticas ao seu homólogo francês Emmanuel Macron ao considerá-lo “em estado de morte cerebral” e exacerbando as tensões a uma semana de uma cimeira crucial da NATO.

“A partir da Turquia dirijo-me ao Presidente francês Emmanuel Macron e voltarei a dizê-lo na NATO. Examina em primeiro lugar a tua própria morte cerebral”, disse Erodgan ao retomar as declarações de Macron que considerou a NATO em estado de “morte cerebral”.

No início de novembro, em entrevista à revista semanal britânica The Economist, o Presidente francês definiu a NATO em estado de “morte cerebral”, uma declaração que abalou a aliança militar.

Na sua declaração, Macron lamentou a ausência de coordenação entre os Estados Unidos e a Europa e o comportamento unilateral da Turquia – membro da Aliança Atlântica – na Síria, na sequência da ofensiva militar contra uma milícia curda apoiada pelos países ocidentais.

“Estas declarações apenas se aplicam a pessoas do teu género que estão em estado de morte cerebral”, insistiu o Presidente turco durante um discurso em Istambul. As observações de Erdogan reforçam as tensões entre a Turquia e a NATO antes da cimeira crucial da Aliança em Londres agendada para a próxima semana.

Erdogan e Macron, e ainda a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, deverão reunir-se à margem da reunião para abordar a situação na Síria.

Os países ocidentais criticaram a mais recente intervenção militar na Síria contras as milícias curdas Unidade de Proteção Popular (YPG), que a Turquia considera uma formação “terrorista”.

As críticas incisivas da França à Turquia suscitaram uma reação imediata dos dirigentes turcos, que não últimas semanas têm acusado Paris de pretender implantar um “Estado terrorista” no norte da Síria.

“Ninguém te presta atenção. Ainda possuis um lado amador, começa por remediar isso”, sugeriu ainda Erdogan numa referência a Macron. “Quando se trata de fanfarronice, sabes fazê-lo. Mas quando se trata de enviar à NATO o dinheiro que lhe deves, é outra coisa”, acrescentou.

“É tão inexperiente! Não sabe o que é a luta antiterrorista, é por isso que os coletes amarelos invadiram a França”, prosseguiu. “Podeis gesticular quando quiserdes, mas acabareis por reconhecer a legitimidade da nossa luta contra o terrorismo.”

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …