Erdogan diz a criança de 6 anos que será honrada caso se torne mártir

“Ela tem a bandeira turca no bolso. Se ela se tornar um mártir, Deus queira, será enrolada nela”, disse Recep Tayyip Erdogan. O Presidente turco está a ser alvo de duras críticas e há quem o compare a Adolf Hitler.

Depois de ter dito a uma menina de seis anos que seria honrada se se tornasse um mártir, o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi alvo de duras críticas.

Erdogan reparou na menina, Amine Tiras, que chorava e fazia continência enquanto o Presidente proferia um discurso no congresso do seu partido, na cidade de Kahramanmaras. Segundo o Jornal de Notícias, o chefe de Estado pediu que a levassem ao palco.

Já no palco, a criança chorou enquanto o Presidente turco falou durante o comício de apoio aos soldados que combatem em Afrin, na Síria. “Ela tem a bandeira turca no bolso. Se ela se tornar um mártir, Deus queira, será enrolada nela“, disse Erdogan a Amine.

A menia vestia um uniforme militar e uma boina grená, utilizada pelo Comando de Forças Especiais, destacado na Síria. “Os Boinas Grená não choram“, disse o chefe de estado da Turquia, depois de beijar Amine nas bochechas.

A atitude de Erdogan chocou algumas pessoas, que criticaram o Presidente nas redes sociais, afirmando que a criança foi utilizada como adereço político e como propaganda.

No Twitter, um utilizador defendeu que o dever do Estado é proteger as crianças e não matá-las. Outro afirmou que “não se deja a morte de uma criança e nunca se diz ‘Se Deus quiser'”. Segundo a Sábado, há quem compare o Presidente turco a Adolf Hitler.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. é este o pais de ditadores que quer entrar na UE?
    acho que deviam rever as politicas dos paises que querem aderir à UE.
    para mim é uma atitude de cobarde. promete aos outros que serao honrados caso se tornem mártires.
    Porque será que ele nao faz o mesmo? trocar a criança por ele?
    ja me faz lembara alguns que prometem as virgens aos outros, mas eles nao querem ir ter com elas.
    é so cobardolas

  2. Dizem horrores e depois queixam-se dos jornais.
    Nem dá para acreditar.
    Estas religiões e religiosos deveriam ser votados ao ostracismo tão radical quanta a sua essência.
    O boicote a 100% era uma das maneiras mais práticas.
    Nem parece um presidente,antes um professor das escolas corânicas.
    Num país que se prezasse já estava demitido.

  3. A comparação existe mas é ao contrário. Isto é, foi Hitler que se inspirou nas práticas do Império Otomano, nomeadamente no genocídio arménio, para sustentar uma linha ideológica que promoveria o mesmo tipo de resultados, mas em relação aos judeus. O islão é apenas fascismo mascarado de religião.

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …