Erdogan diz a criança de 6 anos que será honrada caso se torne mártir

“Ela tem a bandeira turca no bolso. Se ela se tornar um mártir, Deus queira, será enrolada nela”, disse Recep Tayyip Erdogan. O Presidente turco está a ser alvo de duras críticas e há quem o compare a Adolf Hitler.

Depois de ter dito a uma menina de seis anos que seria honrada se se tornasse um mártir, o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi alvo de duras críticas.

Erdogan reparou na menina, Amine Tiras, que chorava e fazia continência enquanto o Presidente proferia um discurso no congresso do seu partido, na cidade de Kahramanmaras. Segundo o Jornal de Notícias, o chefe de Estado pediu que a levassem ao palco.

Já no palco, a criança chorou enquanto o Presidente turco falou durante o comício de apoio aos soldados que combatem em Afrin, na Síria. “Ela tem a bandeira turca no bolso. Se ela se tornar um mártir, Deus queira, será enrolada nela“, disse Erdogan a Amine.

A menia vestia um uniforme militar e uma boina grená, utilizada pelo Comando de Forças Especiais, destacado na Síria. “Os Boinas Grená não choram“, disse o chefe de estado da Turquia, depois de beijar Amine nas bochechas.

A atitude de Erdogan chocou algumas pessoas, que criticaram o Presidente nas redes sociais, afirmando que a criança foi utilizada como adereço político e como propaganda.

No Twitter, um utilizador defendeu que o dever do Estado é proteger as crianças e não matá-las. Outro afirmou que “não se deja a morte de uma criança e nunca se diz ‘Se Deus quiser'”. Segundo a Sábado, há quem compare o Presidente turco a Adolf Hitler.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. é este o pais de ditadores que quer entrar na UE?
    acho que deviam rever as politicas dos paises que querem aderir à UE.
    para mim é uma atitude de cobarde. promete aos outros que serao honrados caso se tornem mártires.
    Porque será que ele nao faz o mesmo? trocar a criança por ele?
    ja me faz lembara alguns que prometem as virgens aos outros, mas eles nao querem ir ter com elas.
    é so cobardolas

  2. Dizem horrores e depois queixam-se dos jornais.
    Nem dá para acreditar.
    Estas religiões e religiosos deveriam ser votados ao ostracismo tão radical quanta a sua essência.
    O boicote a 100% era uma das maneiras mais práticas.
    Nem parece um presidente,antes um professor das escolas corânicas.
    Num país que se prezasse já estava demitido.

  3. A comparação existe mas é ao contrário. Isto é, foi Hitler que se inspirou nas práticas do Império Otomano, nomeadamente no genocídio arménio, para sustentar uma linha ideológica que promoveria o mesmo tipo de resultados, mas em relação aos judeus. O islão é apenas fascismo mascarado de religião.

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …