ERC regista como “publicação de informação” site de propaganda

A ERC registou o Notícias Viriato como “publicação de informação”, em novembro do ano passado, quando o projeto do Medialab diz que se trata, na verdade, de um “site de propaganda”.

Segundo o Diário de Notícias, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) registou, em novembro, como “publicação periódica de informação geral” um site sob vigilância no projeto “Monitorização de propaganda e desinformação nas redes sociais”, do Medialab do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa.

O site em questão, chamado Notícias Viriato (NV), foi lançado em junho do ano passado e apresenta-se como “um jornal diário online” e “um projeto de informação e comunicação”. No entanto, segundo o sociólogo Gustavo Cardoso, coordenador do Medialab, trata-se de “um site de propaganda”.

“O site partilha uma visão ideológica que o afasta de poder ser um órgão de comunicação social tal como é entendido pela maioria dos profissionais jornalistas, académicos e público em geral”, afirma ao jornal.

De acordo com o DN, o site não tem qualquer jornalista entre os seus responsáveis e já foi mais do que uma vez alvo de fact-checks pelo Observador, assim como pelo site especializado Polígrafo.

Segundo a análise do Medialab, a grande maioria dos conteúdos do site são “traduções/adaptações de artigos de outras fontes, por vezes órgãos de comunicação social reconhecidos, outras vezes websites com pendor nacionalista e/ou de extrema direita“, para além de entrevistas de produção própria a figuras conotadas com a direita, sobretudo a mais conservadora e nacionalista, ou até mesmo com a extrema-direita, escreve o diário.

O DN destaca que a página de Facebook deste site é, de entre as mais de 40 monitorizadas pelo Medialab, “a quinta com mais interações” e tinha sido aquela que mais cresceu nos últimos dias. Isto por causa de duas publicações, nomeadamente uma de 9 de janeiro em que se acusa “rapazes ciganos” da morte de Luís Giovani, jovem cabo-verdiano violentamente agredido em Bragança.

Em declarações ao jornal, Leonete Botelho, presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, considera que o NV “não se pode considerar um jornal, porque desde logo tem de ter jornalistas e praticar jornalismo”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos. Salários não estão em risco

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu, esta quinta-feira, que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores. Esta posição surge na …

Morreu Pedro Baptista, comissário das comemorações da Revolução Liberal do Porto

O antifascista, escritor e ensaísta morreu, esta quinta-feira, aos 71 anos, informou fonte da Câmara Municipal do Porto, onde era deputado da Assembleia Municipal, eleito pelo movimento independente do presidente Rui Moreira. Pedro Rocha Baptista nasceu …

Fatura detalhada de combustível obrigatória a partir de agosto

As faturas dos postos de combustível vão detalhar, a partir de agosto, taxas e impostos cobrados, o sobrecusto da incorporação de biocombustíveis e descontos, nomeadamente. O regulamento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) pretende melhorar …

Ventura pedirá "reunião de emergência" a Ferro se castração química não subir a plenário

O deputado único do Chega, André Ventura, afirmou hoje que irá pedir uma "reunião de emergência" ao presidente da Assembleia da República se o diploma que prevê a castração química para agressores sexuais de menores …

Grupo TAP com prejuízos de 105,6 milhões de euros em 2019

O Grupo TAP registou prejuízos de 105,6 milhões de euros em 2019, uma melhoria de 12,4 milhões de euros face às perdas de 118 milhões registadas em 2018. De acordo com o comunicado da TAP SGPS, …

Dívida pública desceu para 118% do PIB em 2019

No ano passado, a dívida pública portuguesa caiu para os 118,2% do Produto Interno Bruto. Esta descida foi acima daquela esperada pelo Governo. O Banco de Portugal anunciou esta quinta-feira que, segundo Masstricht, a dívida pública …