ERC “reprova veementemente” Porto Canal por divulgar e-mails do Benfica

(cv) YouTube / Porto Canal

Francisco J. Marques, director de comunicação do FC Porto

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social decidiu “reprovar veementemente” o Porto Canal pela divulgação de e-mails do Benfica, após queixa das “águias”. O operador televisivo anunciou que vai “impugnar judicialmente” a decisão.

A decisão da ERC, a que a Lusa teve acesso, reprova “veementemente o operador televisivo identificado pela sua conduta, da qual esteve ausente qualquer propósito sério de informar”, considerando que a divulgação de e-mails do Benfica no programa Universo Porto de Bancada é suscetível de acarretar “irreparável afetação do bom nome e reputação da queixa e de terceiros”.

Na deliberação da ERC, conclui-se que o “modelo folhetinesco semanalmente levado a cabo” pelo Porto Canal, “a pretexto de um interesse público associado a uma denominada ‘verdade desportiva'” e sob “a aparência de um trabalho de investigação jornalística”, na qual denunciava alegadas práticas criminosas do Benfica ou pessoas a ele ligada, “traduz-se afinal num exercício inconsequente e em cujo âmbito são ignoradas elementares exigências aplicáveis à atividade jornalística”.

Por outro lado, a decisão sublinha “que pertence ao foro judicial o apuramento de eventuais ilícitos” e informa que deu conhecimento da deliberação “à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista para os fins por esta tidos por convenientes”.

Na deliberação, o órgão considera procedente a queixa dos lisboetas e recomenda ao Porto Canal “o respeito escrupuloso pelos direitos fundamentais de terceiros em programas transmitidos sob a sua responsabilidade”.

A decisão foi assinada pelos membros do Conselho Regulador Sebastião Póvoas, Francisco Azevedo e Silva, Fátima Resende e João Pedro Figueiredo, além de Mário Mesquita, que se absteve.

Os dois clubes reagiram à deliberação, com os “encarnados” a congratular-se com a decisão que considera que “de forma inequívoca condena e sanciona duramente a conduta do Porto Canal e dá inteira razão ao Benfica”.

Por outro lado, num comunicado assinado pelo diretor do Porto Canal, Júlio Magalhães, o canal anuncia que “vai impugnar judicialmente a decisão da ERC”, explicando que este órgão recusou “que ao Porto Canal fosse concedido o direito de fazer prova, de ser ouvido, de argumentar”.

O diretor-geral defende as denúncias que “deram início a uma revolução no desporto português” e abriram várias investigações judiciais, e reforça a vontade de “continuar nesta luta pela verdade desportiva no quadro do seu direito à informação”, qualificando a decisão de “indigna”.

// Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. isto só acontece devido ao poder de se ter protagonismos sem responsabilidade aparente, qualquer papagaio tem direito a ter audiência, o problema é que a justiça funciona da mesma forma, lembram-se da procuradora dizer ontem que estava a par de tudo mas nada sabia?

    • Vitorino tem toda a razão…

      Estes tipos do Norte no canal deles que ninguém vê dizem disparates e põem se a ler a correspondência alheia sem autorização.

      E ainda por cima comprometedora.

      A ERC faz muito bem em silenciar estes tipos da província que querem ser alguém. Disparate…

      Meterem-se com o Benfica!!!

      Se ainda fosse com o Sporting não fazia mal nenhum podiam ler os emails do Bruno da Carvalho!!!

      Agora com o Benfica???

      Viva a ERC é assim mesmo!!!!

  2. Devem-se ouvir as partes porque ao Benfica nao foi concedido no Porto Canal o direito de fazer prova, de ser ouvido, de argumentar as acusacões? Ė um canal privado ou é canal do FC Porto?

    • Oh Armando???

      Era e-mails do benfica que estavam a ser lidos!!!

      Que queria que o benfica dissesse???

      O que eles ( Benfica) tinham de fazer, fizeram-no, emitiram um comunicado desmentindo.

      Agora cabe à Polícia Judiciária ( se a ERC não os censurarem) investigar…

      O Porto Canal é um canal privado propriedades do F.C.do Porto!

  3. Esta instituição(erc) ao pretender esconder e escamotear os factos, só mostra que está do lado dos criminosos corruptos e os protege, de contrário, de que tem mwdo?

  4. Que raio de decisao é esta??? Agora proibe-se de denunciar crimes??? E pela lei quem souber de um crime e nao o denunciar nao passa a cumplice????? O que o Porto Canal estava a fazer ao denunciar as irregularidades cometidas pelo benfica, é serviço publico, portanto este canal deve contestar em tribunal esta decisao. Será que a erc tem algum interesse em que nao se saiba as tramoias que o benfica tem andado a fazer???

RESPONDER

Colaborador de Macron investigado por agredir manifestante

A justiça francesa anunciou a abertura de uma investigação preliminar após a transmissão de imagens de um colaborador do Presidente Emmanuel Macron a agredir um manifestante no 1º de maio. A investigação também tem como alvo …

Mbappé vai doar todo o dinheiro que ganhou no Mundial

O jogador francês Kylian Mbappé prometeu oferecer os ganhos financeiros obtidos no Mundial 2018. E vai mesmo cumprir com a sua promessa. Kylian Mbappé prometeu e vai cumprir. O jogador da seleção francesa vai oferecer a totalidade …

MP abre inquérito sobre alegadas irregularidades na reconstrução de casas de Pedrógão

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar alegadas irregularidades na reconstrução de casas afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, disse à agência Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR). "Confirma-se a …

Bruxelas quer passageiros portugueses a pagar taxa aeroportuária em Lisboa

A Comissão Europeia considera que ao cobrar esta taxa apenas a não residentes, Portugal está a discriminar em função da nacionalidade. A Comissão Europeia enviou, esta sexta-feira, um parecer fundamentando a Portugal reclamando que a taxa …

Justiça espanhola recusa extradição de Puigdemont apenas por peculato

O Tribunal Supremo espanhol decidiu cancelar o mandado europeu de detenção do ex-presidente do Governo catalão, recusando-se a julgar o independentista em fuga apenas pelo alegado delito de peculato e não pelo de rebelião. O juiz …

Militante envolvido na falsificação de fichas do PS nomeado para administrador de saúde

Um dos novos administradores que o Governo nomeou para o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro, António João Paredes, é um militante que esteve envolvido no processo de fichas falsas do PS de …

Francisco J. Marques constituído arguido no caso dos e-mails

Francisco J. Marques foi interrogado pela PJ a em março deste ano, na qualidade de arguido, no âmbito do chamado caso dos e-mails, relacionado com a divulgação, no Porto Canal, de correio eletrónico do Benfica. O …

Facebook vai banir notícias falsas e violência (mas não a negação do Holocausto)

O Facebook vai remover informações falsas publicadas na rede social que possam contribuir para atos de violência iminente, anunciou a empresa, que já testou a medida no Sri Lanka, recentemente abalado pelos conflitos inter-religiosos. “Estamos a …

João Benedito formaliza candidatura à presidência do Sporting

O antigo guarda-redes e ex-capitão da equipa de futsal do Sporting apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura às eleições do Sporting. João Benedito, o mais recente candidato à presidência do Sporting, apareceu juntamente com a sua …

China lança centro de investigação para clonar primatas

A China lançou um centro de investigação para clonar primatas, na cidade de Xangai, que permitirá avançar no diagnóstico e tratamento de doenças celebrais, informou esta quinta-feira a imprensa local. O centro, que faz parte de …