ERC “reprova veementemente” Porto Canal por divulgar e-mails do Benfica

(cv) YouTube / Porto Canal

Francisco J. Marques, director de comunicação do FC Porto

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social decidiu “reprovar veementemente” o Porto Canal pela divulgação de e-mails do Benfica, após queixa das “águias”. O operador televisivo anunciou que vai “impugnar judicialmente” a decisão.

A decisão da ERC, a que a Lusa teve acesso, reprova “veementemente o operador televisivo identificado pela sua conduta, da qual esteve ausente qualquer propósito sério de informar”, considerando que a divulgação de e-mails do Benfica no programa Universo Porto de Bancada é suscetível de acarretar “irreparável afetação do bom nome e reputação da queixa e de terceiros”.

Na deliberação da ERC, conclui-se que o “modelo folhetinesco semanalmente levado a cabo” pelo Porto Canal, “a pretexto de um interesse público associado a uma denominada ‘verdade desportiva'” e sob “a aparência de um trabalho de investigação jornalística”, na qual denunciava alegadas práticas criminosas do Benfica ou pessoas a ele ligada, “traduz-se afinal num exercício inconsequente e em cujo âmbito são ignoradas elementares exigências aplicáveis à atividade jornalística”.

Por outro lado, a decisão sublinha “que pertence ao foro judicial o apuramento de eventuais ilícitos” e informa que deu conhecimento da deliberação “à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista para os fins por esta tidos por convenientes”.

Na deliberação, o órgão considera procedente a queixa dos lisboetas e recomenda ao Porto Canal “o respeito escrupuloso pelos direitos fundamentais de terceiros em programas transmitidos sob a sua responsabilidade”.

A decisão foi assinada pelos membros do Conselho Regulador Sebastião Póvoas, Francisco Azevedo e Silva, Fátima Resende e João Pedro Figueiredo, além de Mário Mesquita, que se absteve.

Os dois clubes reagiram à deliberação, com os “encarnados” a congratular-se com a decisão que considera que “de forma inequívoca condena e sanciona duramente a conduta do Porto Canal e dá inteira razão ao Benfica”.

Por outro lado, num comunicado assinado pelo diretor do Porto Canal, Júlio Magalhães, o canal anuncia que “vai impugnar judicialmente a decisão da ERC”, explicando que este órgão recusou “que ao Porto Canal fosse concedido o direito de fazer prova, de ser ouvido, de argumentar”.

O diretor-geral defende as denúncias que “deram início a uma revolução no desporto português” e abriram várias investigações judiciais, e reforça a vontade de “continuar nesta luta pela verdade desportiva no quadro do seu direito à informação”, qualificando a decisão de “indigna”.

// Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. isto só acontece devido ao poder de se ter protagonismos sem responsabilidade aparente, qualquer papagaio tem direito a ter audiência, o problema é que a justiça funciona da mesma forma, lembram-se da procuradora dizer ontem que estava a par de tudo mas nada sabia?

    • Vitorino tem toda a razão…

      Estes tipos do Norte no canal deles que ninguém vê dizem disparates e põem se a ler a correspondência alheia sem autorização.

      E ainda por cima comprometedora.

      A ERC faz muito bem em silenciar estes tipos da província que querem ser alguém. Disparate…

      Meterem-se com o Benfica!!!

      Se ainda fosse com o Sporting não fazia mal nenhum podiam ler os emails do Bruno da Carvalho!!!

      Agora com o Benfica???

      Viva a ERC é assim mesmo!!!!

  2. Devem-se ouvir as partes porque ao Benfica nao foi concedido no Porto Canal o direito de fazer prova, de ser ouvido, de argumentar as acusacões? Ė um canal privado ou é canal do FC Porto?

    • Oh Armando???

      Era e-mails do benfica que estavam a ser lidos!!!

      Que queria que o benfica dissesse???

      O que eles ( Benfica) tinham de fazer, fizeram-no, emitiram um comunicado desmentindo.

      Agora cabe à Polícia Judiciária ( se a ERC não os censurarem) investigar…

      O Porto Canal é um canal privado propriedades do F.C.do Porto!

  3. Esta instituição(erc) ao pretender esconder e escamotear os factos, só mostra que está do lado dos criminosos corruptos e os protege, de contrário, de que tem mwdo?

  4. Que raio de decisao é esta??? Agora proibe-se de denunciar crimes??? E pela lei quem souber de um crime e nao o denunciar nao passa a cumplice????? O que o Porto Canal estava a fazer ao denunciar as irregularidades cometidas pelo benfica, é serviço publico, portanto este canal deve contestar em tribunal esta decisao. Será que a erc tem algum interesse em que nao se saiba as tramoias que o benfica tem andado a fazer???

RESPONDER

Finalmente resolvido o mistério do assassino de gatos em Londres

Um dos mistérios criminais que intrigava a Inglaterra está finalmente resolvido. A conclusão é que, afinal, o famoso assassino de gatos de Croydon não existe. O mistério à volta da morte de mais de 400 gatos …

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …

Mulher que acusa de abuso juiz nomeado por Trump para o Supremo aceita depor

Christine Blasey Ford, a mulher que acusou de agressão sexual o juiz Brett Kavanaugh, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, aceitou testemunhar perante o Senado, na próxima semana, disse neste …

Hubble deteta radiação nunca antes vista numa estrela de neutrões

Uma invulgar emissão de radiação infravermelha, de uma estrela de neutrões próxima, detetada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, pode indicar novas características nunca antes vistas. Uma possibilidade é que exista um disco poeirento em redor …

Sócrates acusa direita de estar "empenhada" no processo Marquês

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou este sábado a direita política portuguesa de estar "empenhada no processo Marquês através da manutenção da procuradora-geral da República". O ex-governante, que esteve neste sábado em Vila do Conde, distrito …

André Ventura vai lançar movimento para destituir Rui Rio

O vereador do PSD em Loures André Ventura vai lançar na próxima semana o movimento Chega, para substituir Rui Rio na liderança e colocar o partido no “espetro ideológico do centro-direita português”. Em comunicado, André Ventura …

Universidade brasileira cria gelado que reduz efeitos colaterais da quimioterapia

Foi criado no Brasil um gelado que ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com cancro. Desenvolvido por investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o gelado tem três sabores: morango, …