ERC “reprova veementemente” Porto Canal por divulgar e-mails do Benfica

(cv) YouTube / Porto Canal

Francisco J. Marques, director de comunicação do FC Porto

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social decidiu “reprovar veementemente” o Porto Canal pela divulgação de e-mails do Benfica, após queixa das “águias”. O operador televisivo anunciou que vai “impugnar judicialmente” a decisão.

A decisão da ERC, a que a Lusa teve acesso, reprova “veementemente o operador televisivo identificado pela sua conduta, da qual esteve ausente qualquer propósito sério de informar”, considerando que a divulgação de e-mails do Benfica no programa Universo Porto de Bancada é suscetível de acarretar “irreparável afetação do bom nome e reputação da queixa e de terceiros”.

Na deliberação da ERC, conclui-se que o “modelo folhetinesco semanalmente levado a cabo” pelo Porto Canal, “a pretexto de um interesse público associado a uma denominada ‘verdade desportiva'” e sob “a aparência de um trabalho de investigação jornalística”, na qual denunciava alegadas práticas criminosas do Benfica ou pessoas a ele ligada, “traduz-se afinal num exercício inconsequente e em cujo âmbito são ignoradas elementares exigências aplicáveis à atividade jornalística”.

Por outro lado, a decisão sublinha “que pertence ao foro judicial o apuramento de eventuais ilícitos” e informa que deu conhecimento da deliberação “à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista para os fins por esta tidos por convenientes”.

Na deliberação, o órgão considera procedente a queixa dos lisboetas e recomenda ao Porto Canal “o respeito escrupuloso pelos direitos fundamentais de terceiros em programas transmitidos sob a sua responsabilidade”.

A decisão foi assinada pelos membros do Conselho Regulador Sebastião Póvoas, Francisco Azevedo e Silva, Fátima Resende e João Pedro Figueiredo, além de Mário Mesquita, que se absteve.

Os dois clubes reagiram à deliberação, com os “encarnados” a congratular-se com a decisão que considera que “de forma inequívoca condena e sanciona duramente a conduta do Porto Canal e dá inteira razão ao Benfica”.

Por outro lado, num comunicado assinado pelo diretor do Porto Canal, Júlio Magalhães, o canal anuncia que “vai impugnar judicialmente a decisão da ERC”, explicando que este órgão recusou “que ao Porto Canal fosse concedido o direito de fazer prova, de ser ouvido, de argumentar”.

O diretor-geral defende as denúncias que “deram início a uma revolução no desporto português” e abriram várias investigações judiciais, e reforça a vontade de “continuar nesta luta pela verdade desportiva no quadro do seu direito à informação”, qualificando a decisão de “indigna”.

// Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. isto só acontece devido ao poder de se ter protagonismos sem responsabilidade aparente, qualquer papagaio tem direito a ter audiência, o problema é que a justiça funciona da mesma forma, lembram-se da procuradora dizer ontem que estava a par de tudo mas nada sabia?

    • Vitorino tem toda a razão…

      Estes tipos do Norte no canal deles que ninguém vê dizem disparates e põem se a ler a correspondência alheia sem autorização.

      E ainda por cima comprometedora.

      A ERC faz muito bem em silenciar estes tipos da província que querem ser alguém. Disparate…

      Meterem-se com o Benfica!!!

      Se ainda fosse com o Sporting não fazia mal nenhum podiam ler os emails do Bruno da Carvalho!!!

      Agora com o Benfica???

      Viva a ERC é assim mesmo!!!!

  2. Devem-se ouvir as partes porque ao Benfica nao foi concedido no Porto Canal o direito de fazer prova, de ser ouvido, de argumentar as acusacões? Ė um canal privado ou é canal do FC Porto?

    • Oh Armando???

      Era e-mails do benfica que estavam a ser lidos!!!

      Que queria que o benfica dissesse???

      O que eles ( Benfica) tinham de fazer, fizeram-no, emitiram um comunicado desmentindo.

      Agora cabe à Polícia Judiciária ( se a ERC não os censurarem) investigar…

      O Porto Canal é um canal privado propriedades do F.C.do Porto!

  3. Esta instituição(erc) ao pretender esconder e escamotear os factos, só mostra que está do lado dos criminosos corruptos e os protege, de contrário, de que tem mwdo?

  4. Que raio de decisao é esta??? Agora proibe-se de denunciar crimes??? E pela lei quem souber de um crime e nao o denunciar nao passa a cumplice????? O que o Porto Canal estava a fazer ao denunciar as irregularidades cometidas pelo benfica, é serviço publico, portanto este canal deve contestar em tribunal esta decisao. Será que a erc tem algum interesse em que nao se saiba as tramoias que o benfica tem andado a fazer???

RESPONDER

Comprar móveis mata relacionamentos

Os números não mentem e está comprovado: comprar móveis com a sua cara-metade é a arma fatal do seu relacionamento. A marca online de móveis Article conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 2.000 norte-americanos, em …

Marisa Matias critica Centeno por “encabeçar ameaças” a Itália

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, disse a Mário Centeno, num debate no Parlamento Europeu, que é “desconcertante” vê-lo, enquanto presidente do Eurogrupo, a “encabeçar as ameaças” a Itália, questionando-o se não "há …

Moscovici quer voltar a "tweeetar" com Costa (mas deixa avisos)

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, diz que ficará "encantado" se o primeiro-ministro e seu "bom amigo" António Costa tiver o prazer de voltar a "tweetar". Isto para sublinhar que espera que Portugal …

Não há acordo. Greve dos enfermeiros começa quinta-feira e só acaba no fim do ano

Os enfermeiros mantêm a greve que começa na quinta-feira nos blocos operatórios de cinco hospitais, por falta de acordo com o Governo sobre a estrutura da carreira. A informação foi prestada à Lusa pelos presidentes da …

Próximas eleições portuguesas podem ser marcadas por fake news

A difusão de notícias falsas durante as eleições brasileiras atingiu níveis sem precedentes e o fenómeno chegou também a Portugal, onde se pode estar a preparar uma ação semelhante para as próximas eleições nacionais, alertou …

Proposta de Orçamento mostra um "profundo desconhecimento" do país

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou esta terça-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) mostra um "profundo desconhecimento" e está de "costas voltadas" para o país. "É um Orçamento que mostra …

Caso Khashoggi: Trump mantém-se ao lado da Arábia Saudita

Donald Trump emitiu um comunicado em que se pronunciou sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, revelando que embora condene veemente o crime, a relação dos Estados Unidos é com Reino da Arábia Saudita, "parceiros …

Visita de João Lourenço pode deixar “irritante” entre Portugal e Angola para trás

A primeira viagem de Estado de João Lourenço a Portugal é uma demonstração de que Portugal e Angola "pretendem enterrar o irritante e avançar com os temas da cooperação direta", avança Jornal de Angola. No editorial …

Documento de 2014 previu colapso e aconselhava encerramento da estrada de Borba

Há novos dados que apontam que a tragédia da estrada de Borba, que desmoronou, provocando a morte de 2 pessoas e mais 3 desaparecidas, poderia ter sido evitada. Um memorando de 2014 já previa a …

Noiva adolescente leiloada no Facebook. Rede social só reparou depois do casamento

Uma jovem de 16 anos do Sudão do Sul foi leiloada para casamento no Facebook. Quando a rede social reparou, a jovem já tinha sido comprada e estava casada. De acordo com a organização pelos Direitos …