ERC “reprova veementemente” Porto Canal por divulgar e-mails do Benfica

(cv) YouTube / Porto Canal

Francisco J. Marques, director de comunicação do FC Porto

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social decidiu “reprovar veementemente” o Porto Canal pela divulgação de e-mails do Benfica, após queixa das “águias”. O operador televisivo anunciou que vai “impugnar judicialmente” a decisão.

A decisão da ERC, a que a Lusa teve acesso, reprova “veementemente o operador televisivo identificado pela sua conduta, da qual esteve ausente qualquer propósito sério de informar”, considerando que a divulgação de e-mails do Benfica no programa Universo Porto de Bancada é suscetível de acarretar “irreparável afetação do bom nome e reputação da queixa e de terceiros”.

Na deliberação da ERC, conclui-se que o “modelo folhetinesco semanalmente levado a cabo” pelo Porto Canal, “a pretexto de um interesse público associado a uma denominada ‘verdade desportiva'” e sob “a aparência de um trabalho de investigação jornalística”, na qual denunciava alegadas práticas criminosas do Benfica ou pessoas a ele ligada, “traduz-se afinal num exercício inconsequente e em cujo âmbito são ignoradas elementares exigências aplicáveis à atividade jornalística”.

Por outro lado, a decisão sublinha “que pertence ao foro judicial o apuramento de eventuais ilícitos” e informa que deu conhecimento da deliberação “à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista para os fins por esta tidos por convenientes”.

Na deliberação, o órgão considera procedente a queixa dos lisboetas e recomenda ao Porto Canal “o respeito escrupuloso pelos direitos fundamentais de terceiros em programas transmitidos sob a sua responsabilidade”.

A decisão foi assinada pelos membros do Conselho Regulador Sebastião Póvoas, Francisco Azevedo e Silva, Fátima Resende e João Pedro Figueiredo, além de Mário Mesquita, que se absteve.

Os dois clubes reagiram à deliberação, com os “encarnados” a congratular-se com a decisão que considera que “de forma inequívoca condena e sanciona duramente a conduta do Porto Canal e dá inteira razão ao Benfica”.

Por outro lado, num comunicado assinado pelo diretor do Porto Canal, Júlio Magalhães, o canal anuncia que “vai impugnar judicialmente a decisão da ERC”, explicando que este órgão recusou “que ao Porto Canal fosse concedido o direito de fazer prova, de ser ouvido, de argumentar”.

O diretor-geral defende as denúncias que “deram início a uma revolução no desporto português” e abriram várias investigações judiciais, e reforça a vontade de “continuar nesta luta pela verdade desportiva no quadro do seu direito à informação”, qualificando a decisão de “indigna”.

// Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. isto só acontece devido ao poder de se ter protagonismos sem responsabilidade aparente, qualquer papagaio tem direito a ter audiência, o problema é que a justiça funciona da mesma forma, lembram-se da procuradora dizer ontem que estava a par de tudo mas nada sabia?

    • Vitorino tem toda a razão…

      Estes tipos do Norte no canal deles que ninguém vê dizem disparates e põem se a ler a correspondência alheia sem autorização.

      E ainda por cima comprometedora.

      A ERC faz muito bem em silenciar estes tipos da província que querem ser alguém. Disparate…

      Meterem-se com o Benfica!!!

      Se ainda fosse com o Sporting não fazia mal nenhum podiam ler os emails do Bruno da Carvalho!!!

      Agora com o Benfica???

      Viva a ERC é assim mesmo!!!!

  2. Devem-se ouvir as partes porque ao Benfica nao foi concedido no Porto Canal o direito de fazer prova, de ser ouvido, de argumentar as acusacões? Ė um canal privado ou é canal do FC Porto?

    • Oh Armando???

      Era e-mails do benfica que estavam a ser lidos!!!

      Que queria que o benfica dissesse???

      O que eles ( Benfica) tinham de fazer, fizeram-no, emitiram um comunicado desmentindo.

      Agora cabe à Polícia Judiciária ( se a ERC não os censurarem) investigar…

      O Porto Canal é um canal privado propriedades do F.C.do Porto!

  3. Esta instituição(erc) ao pretender esconder e escamotear os factos, só mostra que está do lado dos criminosos corruptos e os protege, de contrário, de que tem mwdo?

  4. Que raio de decisao é esta??? Agora proibe-se de denunciar crimes??? E pela lei quem souber de um crime e nao o denunciar nao passa a cumplice????? O que o Porto Canal estava a fazer ao denunciar as irregularidades cometidas pelo benfica, é serviço publico, portanto este canal deve contestar em tribunal esta decisao. Será que a erc tem algum interesse em que nao se saiba as tramoias que o benfica tem andado a fazer???

RESPONDER

Ministro da Ciência do Brasil partilha fotografia para provar que a Terra é redonda (e é atacado)

O ex-astronauta e atual ministro da Ciência e da Tecnologia do Brasil publicou na sua conta no Twitter uma série de fotografias para provar que a Terra é redonda, acabando por ser atacado na rede …

Rúben Ribeiro pensou que ia morrer em Alcochete, Gelson recebeu SMS a avisar do ataque

Rúben Ribeiro e Gelson Martins foram ouvidos, esta sexta-feira, na 22.ª sessão do julgamento, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. "Sinceramente, pensei que ia morrer, foi um cenário de horror, estavam constantemente a dizer: …

Um terço dos franceses acredita que um novo Holocausto pode acontecer nos Estados Unidos

Um terço dos franceses (36%) acredita que um novo Holocausto pode vir a  acontecer nos Estados Unidos, de acordo com uma nova sondagem levada a cabo pela Conference on Jewish Material Claims Against Germany. De acordo …

Petição quer acabar com o uso de perfumes nos transportes públicos

Um cidadão endereçou uma petição ao Parlamento para que o uso de perfumes seja proibido em transportes públicos e locais públicos. De acordo com o jornal Público, a petição — apresentada numa folha de papel A4, …

Governo estuda hipótese de aeroporto na base aérea de Monte Real

O Governo está a estudar a hipótese de criar um aeroporto civil na Base Aérea 5 de Monte Real, em Leiria, confirmou o ministério das Infraestruturas. Em declarações a vários jornais, entre os quais o Público, …

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país. "Há dois casos confirmados", vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de …

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …