/

ERC investiga divulgação de vídeo de alegado abuso sexual no Porto

1

André Kosters / Lusa

Octávio Ribeiro, director do Correio da Manhã

Octávio Ribeiro, director do Correio da Manhã

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) abriu, esta quarta-feira, um processo para analisar a divulgação, por parte do Correio da Manhã, de um vídeo com um “alegado abuso sexual sobre uma jovem” num autocarro do Porto.

A informação foi divulgada na página oficial da ERC, que acrescenta a intenção de, “oportunamente”, tornar “pública a decisão que venha a adotar sobre este caso”.

Contactado pela agência Lusa, Otávio Ribeiro, diretor do Correio da Manhã, afirmou que o jornal divulgou “um facto relevante e polémico, protegendo a identidade” dos envolvidos e assinalou que “sem notícias, não há reflexão”.

O caso está a gerar indignação nas redes sociais, depois de o jornal ter divulgado o vídeo que mostra uma rapariga a ser alegadamente vítima de abusos sexuais num autocarro da STCP, numa das noites da Queima das Fitas do Porto.

Fonte da PSP do Porto afirmou, entretanto, que já estão “a averiguar” o caso, depois de terem recebido um e-mail “de um cidadão” a denunciar a situação.

De acordo com a mesma fonte, as diligências feitas pela PSP até ao início da tarde, na sequência da denúncia, não permitiram encontrar registos de qualquer queixa relacionada com o alegado abuso.

A Lusa contactou a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), que assegura o transporte especial noturno durante a Queima das Fitas, mas não obteve qualquer resposta. Também tentou o contacto com a presidente da Federação Académica do Porto (FAP), mas tal não foi possível. Por sua vez, a Polícia Judiciária não quis comentar o caso.

As imagens, divulgadas pelo jornal, mostram um jovem com a mão dentro das calças da rapariga, enquanto os restantes riem e aplaudem. Ainda se ouve uma rapariga a dizer “que nojo”, mas ninguém faz nada para travar a situação.

De seguida, a jovem levanta-se, afastando-se do suposto agressor, num momento em que se conseguirá identificar que se encontra alcoolizada.

A Queima das Fitas do Porto realizou-se na semana passada, entre 7 e 14 de maio.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Só isso!
    É dito abertamente por muitos estudantes que estes festejos são para usar e abusar das raparigas bêbadas! Toda a gente assobia para o lado e diz que isto nunca acontece porque se portam sempre bem!
    Á poucos anos circulava o video do ato sexual completo com uma rapariga completamente bêbada no meio dos espetadores do sarau! Nessa altura só serviu para os outros estudantes se rirem, oficialmente nada aconteceu.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.