ERC investiga divulgação de vídeo de alegado abuso sexual no Porto

André Kosters / Lusa

Octávio Ribeiro, director do Correio da Manhã

Octávio Ribeiro, director do Correio da Manhã

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) abriu, esta quarta-feira, um processo para analisar a divulgação, por parte do Correio da Manhã, de um vídeo com um “alegado abuso sexual sobre uma jovem” num autocarro do Porto.

A informação foi divulgada na página oficial da ERC, que acrescenta a intenção de, “oportunamente”, tornar “pública a decisão que venha a adotar sobre este caso”.

Contactado pela agência Lusa, Otávio Ribeiro, diretor do Correio da Manhã, afirmou que o jornal divulgou “um facto relevante e polémico, protegendo a identidade” dos envolvidos e assinalou que “sem notícias, não há reflexão”.

O caso está a gerar indignação nas redes sociais, depois de o jornal ter divulgado o vídeo que mostra uma rapariga a ser alegadamente vítima de abusos sexuais num autocarro da STCP, numa das noites da Queima das Fitas do Porto.

Fonte da PSP do Porto afirmou, entretanto, que já estão “a averiguar” o caso, depois de terem recebido um e-mail “de um cidadão” a denunciar a situação.

De acordo com a mesma fonte, as diligências feitas pela PSP até ao início da tarde, na sequência da denúncia, não permitiram encontrar registos de qualquer queixa relacionada com o alegado abuso.

A Lusa contactou a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), que assegura o transporte especial noturno durante a Queima das Fitas, mas não obteve qualquer resposta. Também tentou o contacto com a presidente da Federação Académica do Porto (FAP), mas tal não foi possível. Por sua vez, a Polícia Judiciária não quis comentar o caso.

As imagens, divulgadas pelo jornal, mostram um jovem com a mão dentro das calças da rapariga, enquanto os restantes riem e aplaudem. Ainda se ouve uma rapariga a dizer “que nojo”, mas ninguém faz nada para travar a situação.

De seguida, a jovem levanta-se, afastando-se do suposto agressor, num momento em que se conseguirá identificar que se encontra alcoolizada.

A Queima das Fitas do Porto realizou-se na semana passada, entre 7 e 14 de maio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só isso!
    É dito abertamente por muitos estudantes que estes festejos são para usar e abusar das raparigas bêbadas! Toda a gente assobia para o lado e diz que isto nunca acontece porque se portam sempre bem!
    Á poucos anos circulava o video do ato sexual completo com uma rapariga completamente bêbada no meio dos espetadores do sarau! Nessa altura só serviu para os outros estudantes se rirem, oficialmente nada aconteceu.

RESPONDER

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …

Alunos até ao 6.º ano vão poder ficar nas escolas das 9 às 17 horas

O princípio da Escola a Tempo Inteiro (ETI), que permite prolongar o horário escolar dos alunos do 1.º ciclo através de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai ser também alargado aos estudantes do 2.º ciclo. …

Bruno Fernandes corre risco de não fazer o último jogo contra o Benfica

Com a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United quase fechada, o internacional português corre o risco de não alinhar esta sexta-feira no dérbi com o Benfica. A notícia avançada hoje pelo Correio da Manhã …

Carreiras chama "traidor" a Rio (e considera que Passos Coelho voltará a unir o partido)

O autarca de Cascais, Carlos Carreiras, classifica Rui Rio como "traidor" e considera que, "se e quando decidir voltar", Pedro Passos Coelho voltará a unir o PSD. Carlos Carreiras, presidente da maior autarquia social-democrata do país, …