ERC abre processo a notícia da TVI sobre o Banif

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social recebeu três queixas sobre a notícia da TVI que dava conta de que o Banif ia fechar e decidiu abrir um processo sobre o assunto.

Fonte oficial confirmou à agência Lusa, citada pelo Expresso, que a ERC recebeu “três participações” sobre a notícia da TVI e que, nesse sentido, vai abrir um processo para investigar o assunto.

A entidade “recebeu, até ao momento, três participações relativas à transmissão de uma notícia sobre banco Banif nos serviços de programas TVI e TVI24″ e “já procedeu à abertura do processo correspondente, encontrando-se em curso as habituais diligências levadas a cabo pelos serviços”, explicou a fonte.

A notícia em questão chegou às televisões dos portugueses no dia 13 de dezembro, através dos canais TVI e TVI24, dando conta de que o banco madeirense estaria em maus lençóis e em risco de fechar.

No dia seguinte, as ações do Banif começaram a perder mais de 40% e a estação televisiva acabou por enfiar a carapuça, divulgando no seu site um esclarecimento a dizer que a notícia não tenha foi “totalmente precisa e esclarecedora”.

Apesar da TVI ter lamentado que a notícia possa “ter induzido conclusões erradas e precipitadas”, isso não impediu a vontade do Conselho de Administração do Banif em avançar com um processo para os tribunais.

Na altura, o presidente executivo do Banif, Jorge Tomé, defendeu que a informação avançada pelos meios de comunicação não era fundada e tendenciosa.

O responsável apelidou ainda que este era um “disparate perfeito” que só servia para “abalar a confiança na instituição”.

A verdade é que, a 20 de dezembro, o Banif acabou por ser vendido ao Santander Totta por 150 milhões de euros na sequência da resolução levada a cabo pelo Governo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Rais-ma-parta se eu percebo esta merda . Em Portugal no lugar de ir cassar os responsáveis das falcatruas não ! vai-se e acusa-se um bode aspiratório.
    É o país que temos embora mete nojo estas porcarias.

RESPONDER

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …