ERC abre processo a notícia da TVI sobre o Banif

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social recebeu três queixas sobre a notícia da TVI que dava conta de que o Banif ia fechar e decidiu abrir um processo sobre o assunto.

Fonte oficial confirmou à agência Lusa, citada pelo Expresso, que a ERC recebeu “três participações” sobre a notícia da TVI e que, nesse sentido, vai abrir um processo para investigar o assunto.

A entidade “recebeu, até ao momento, três participações relativas à transmissão de uma notícia sobre banco Banif nos serviços de programas TVI e TVI24″ e “já procedeu à abertura do processo correspondente, encontrando-se em curso as habituais diligências levadas a cabo pelos serviços”, explicou a fonte.

A notícia em questão chegou às televisões dos portugueses no dia 13 de dezembro, através dos canais TVI e TVI24, dando conta de que o banco madeirense estaria em maus lençóis e em risco de fechar.

No dia seguinte, as ações do Banif começaram a perder mais de 40% e a estação televisiva acabou por enfiar a carapuça, divulgando no seu site um esclarecimento a dizer que a notícia não tenha foi “totalmente precisa e esclarecedora”.

Apesar da TVI ter lamentado que a notícia possa “ter induzido conclusões erradas e precipitadas”, isso não impediu a vontade do Conselho de Administração do Banif em avançar com um processo para os tribunais.

Na altura, o presidente executivo do Banif, Jorge Tomé, defendeu que a informação avançada pelos meios de comunicação não era fundada e tendenciosa.

O responsável apelidou ainda que este era um “disparate perfeito” que só servia para “abalar a confiança na instituição”.

A verdade é que, a 20 de dezembro, o Banif acabou por ser vendido ao Santander Totta por 150 milhões de euros na sequência da resolução levada a cabo pelo Governo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Rais-ma-parta se eu percebo esta merda . Em Portugal no lugar de ir cassar os responsáveis das falcatruas não ! vai-se e acusa-se um bode aspiratório.
    É o país que temos embora mete nojo estas porcarias.

RESPONDER

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …