Novo equipamento do IPO custou 4 milhões, mas está parado há um ano à espera de licença

O novo acelerador linear, um equipamento de radioterapia, que foi adquirido pelo Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa por 4 milhões de euros está há cerca de um ano parado por falta de licenciamento. Enquanto isso, os doentes com cancro são encaminhados para o privado e a factura dos últimos meses já vai nos 3 milhões de euros.

A situação é denunciada pela vogal executiva do IPO, Sandra Gaspar, em declarações ao Expresso. “O novo acelerador linear aguarda há cerca de um ano a aprovação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”, relata.

“Por vicissitudes várias que também se prendem com os limites à contratação dos recursos humanos necessários para operar este acelerador, o equipamento está parado há alguns meses e temos necessidade de enviar os doentes para tratamento em entidades privadas”, aponta Sandra Gaspar.

“Se pensarmos que um acelerador tem um custo da ordem dos 4 milhões de euros e que gastamos cerca de 3 milhões por ano para contratar tratamentos fora do IPO”, analisa ainda a responsável, realçando o que denuncia uma situação de desperdício de fundos públicos.

O caso começa a tornar-se tanto mais complicado pelo facto de as entidades privadas começarem também a manifestar dificuldades em responderem às solicitações dos hospitais públicos, nomeadamente na área da radioterapia.

Sandra Gaspar enuncia no Expresso várias das dificuldades por que o IPO atravessa, designadamente no âmbito da contratação de técnicos especializados, nomeadamente para o novo equipamento de radioterapia, lamentando a falta de “capacidade de atracção e fixação de profissionais”. Um problema que é extensivo a todo o Serviço Nacional de Saúde, como diz, queixando-se que alguns profissionais vão para o privado devido a uma diferença de apenas “100 ou 200 euros”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. INCOMPETENTES ou CORRUPTOS?? Vou mais p/ a Corrupção, alguém está a ganhar (são os privados) e alguém foi comprado p/ não atribuir licença – quem será ??? Quem paga ?? Os contribuintes quem mais havia de ser?

  2. Uma grande salva de palmas à senhora que falou publicamente na situação. Bem haja. Um pouco de amor e respeito pelos doentes que sofrem, da doença e das esperas, e pelos contribuintes que pagam.
    Vamos esperar que acorde os responsáveis.

    • Ainda bem então que há privados.Lamenta-se sim que nem todos possam lá ir.Na minha opinião não podemos acusar os privados que têm os serviços,mas sim o estado a quem pagamos os nossos impostos,não os utiluzarem a bem de todos,mas sim naquilo que lhes é mais útil e proveitoso!!!!!

      • Não percebeste nada!…
        Enquanto este equipamento não estiver a funcionar, há privados a fazer o serviço pago pelo SNS e, obviamente, são esses os que tem mais interesse em que este equipamento nunca funcione!!
        Percebido?

  3. O que nos salva é estarmos no país do SIMPLEX, poderá demorar mais uns anitos mas não acabará desactualizado nem ferrugento certamente!

RESPONDER

Salgado. "A montanha vai parir um rato" (mas ainda vamos saber o que aconteceu)

A defesa de Ricardo Salgado disse, esta sexta-feira, que ficou claro, na instrução da Operação Marquês, que o mais provável é a absolvição do ex-presidente do BES dos crimes de corrupção e que “a montanha …

Covid alastra na América. EUA bate recorde diário com mais de 60 mil infetados

Os Estados Unidos registaram 754 mortos e 60.383 infetados (um novo recorde) por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Depois de a Europa ter sucedido à China como …

Os maiores tubarões do mundo têm pequenos "dentes" nos olhos (e já se sabe porquê)

Uma investigação sobre os olhos dos tubarões-baleia, os maiores tubarões do mundo, revelaram que os seus olhos estão cobertos por pequenos dentes chamados "dentículos dérmicos". O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe do oceano, com …

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …