Novo equipamento do IPO custou 4 milhões, mas está parado há um ano à espera de licença

O novo acelerador linear, um equipamento de radioterapia, que foi adquirido pelo Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa por 4 milhões de euros está há cerca de um ano parado por falta de licenciamento. Enquanto isso, os doentes com cancro são encaminhados para o privado e a factura dos últimos meses já vai nos 3 milhões de euros.

A situação é denunciada pela vogal executiva do IPO, Sandra Gaspar, em declarações ao Expresso. “O novo acelerador linear aguarda há cerca de um ano a aprovação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”, relata.

“Por vicissitudes várias que também se prendem com os limites à contratação dos recursos humanos necessários para operar este acelerador, o equipamento está parado há alguns meses e temos necessidade de enviar os doentes para tratamento em entidades privadas”, aponta Sandra Gaspar.

“Se pensarmos que um acelerador tem um custo da ordem dos 4 milhões de euros e que gastamos cerca de 3 milhões por ano para contratar tratamentos fora do IPO”, analisa ainda a responsável, realçando o que denuncia uma situação de desperdício de fundos públicos.

O caso começa a tornar-se tanto mais complicado pelo facto de as entidades privadas começarem também a manifestar dificuldades em responderem às solicitações dos hospitais públicos, nomeadamente na área da radioterapia.

Sandra Gaspar enuncia no Expresso várias das dificuldades por que o IPO atravessa, designadamente no âmbito da contratação de técnicos especializados, nomeadamente para o novo equipamento de radioterapia, lamentando a falta de “capacidade de atracção e fixação de profissionais”. Um problema que é extensivo a todo o Serviço Nacional de Saúde, como diz, queixando-se que alguns profissionais vão para o privado devido a uma diferença de apenas “100 ou 200 euros”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. INCOMPETENTES ou CORRUPTOS?? Vou mais p/ a Corrupção, alguém está a ganhar (são os privados) e alguém foi comprado p/ não atribuir licença – quem será ??? Quem paga ?? Os contribuintes quem mais havia de ser?

  2. Uma grande salva de palmas à senhora que falou publicamente na situação. Bem haja. Um pouco de amor e respeito pelos doentes que sofrem, da doença e das esperas, e pelos contribuintes que pagam.
    Vamos esperar que acorde os responsáveis.

    • Ainda bem então que há privados.Lamenta-se sim que nem todos possam lá ir.Na minha opinião não podemos acusar os privados que têm os serviços,mas sim o estado a quem pagamos os nossos impostos,não os utiluzarem a bem de todos,mas sim naquilo que lhes é mais útil e proveitoso!!!!!

      • Não percebeste nada!…
        Enquanto este equipamento não estiver a funcionar, há privados a fazer o serviço pago pelo SNS e, obviamente, são esses os que tem mais interesse em que este equipamento nunca funcione!!
        Percebido?

  3. O que nos salva é estarmos no país do SIMPLEX, poderá demorar mais uns anitos mas não acabará desactualizado nem ferrugento certamente!

RESPONDER

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …

EUA atingem recorde diário de 884 mortes. Quarentena chega aos campos de refugiados

Os Estados Unidos são, atualmente, o país do mundo com o maior número de casos de infeções pelo novo coronavírus: mais de 210 mil infetados. Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, um novo recorde diário de …

UEFA decide: Ligas europeias têm até 3 de agosto para terminarem

As principais ligas europeias de futebol têm até ao dia 3 de agosto para encerrar a atual época, tendo a UEFA deixado nas mãos de cada federação a decisão de retomar ou dar por terminados …

Bloco Central (e direita) adiam discussão de iniciativas sobre a covid-19

Esta quarta-feira, ficou decidido que o Parlamento só irá discutir e votar esta quinta-feira os três diplomas do Governo no âmbito do combate ao novo coronavírus, ficando assim adiadas todas as propostas dos outros partidos, …