Equipa olímpica de futebol alemã abandona relvado depois de alegado racismo

Steindy / Wikimedia Commons

Jordan Torunarigha (à direita) em acção num jogo entre o Hertha Berlim e o West Ham

O jogo de futebol amigável entre as equipas olímpicas da Alemanha e das Honduras terminou mais cedo depois da equipa alemã ter abandonado o relvado devido a alegados insultos racistas contra um dos jogadores.

A equipa olímpica alemã abandonou o relvado durante um jogo amigável contra as Honduras, quando faltavam apenas cinco minutos para o fim da partida, devido a mais um alegado incidente racista.

“O jogo acabou cinco minutos mais cedo com o resultado 1-1. Os jogadores da Alemanha deixaram o relvado depois do Jordan Torunarigha ter sido insultado racialmente“, escreveu a conta da equipa alemã no Twitter.

Torunarigha joga como defesa na selecção alemã e veste também a camisola do Hertha Berlim. Já não é a primeira vez que o jogador sofre de racismo. Num jogo da taça alemã em 2020, adeptos do Schalke 04 insultaram Torunarigha, tendo a Federação Alemã multado depois o clube em 59 mil euros.

O treinador da equipa alemã, Stefan Kuntz, afirmou num comunicado que “jogar não é uma opção” quando um dos jogadores é vítima de racismo.

O jogo realizou-se em Wakayama e era o último amigável dos alemães antes dos Jogos Olímpicos. O encontro dividiu-se em três partes de 30 minutos cada.

A Federação de Futebol das Honduras respondeu também no Twitter que o “alegado insulto racista de um seleccionado hondurenho” foi apenas um “mal-entendido”.

O Comité Olímpico Internacional respondeu ao incidente num comunicado enviado à CNN, afirmando que a organização contactou a FIFA e o Comité Olímpico Nacional das Honduras.

“Entendemos que as duas equipas resolveram as suas diferenças depois do jogo. Qualquer tipo de comportamento discriminatório é completamente inaceitável. Se tivesse tido lugar durante os Jogos Olímpicos, o Comité teria agido imediatamente”, escreveu a organização.

Este caso surge numa altura em que a questão do racismo no futebol está mais uma vez sobre a mesa depois dos insultos a Jadon Sancho, Marcus Rashford e Bukayo Saka após os três terem falhado penáltis na final do Euro 2020 entre a Inglaterra e a Itália.

AP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …