Equador denuncia 40 milhões de ataques informáticos desde a detenção de Assange

wheelzwheeler / Flickr

Julian Assange, fundador da WikiLeaks

O Equador afirmou esta segunda-feira ter sido alvo de 40 milhões de ataques informáticos desde da passada quinta-feira, 11 de abril, dia em que o país decidiu retirar o asilo político ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange.

“Como resultado desta ação [fim do asilo político e posterior detenção do ativista australiano], começaram a circular ameaças de ataques informáticos que se tornaram realidade naquele mesmo dia”, afirmou o vice-ministro das Telecomunicações equatoriano, Patricio Real, citado pela agência noticiosa Europa Press.

De acordo com o governante, os ataques provêm “principalmente dos Estados Unidos, Brasil, Holanda, Alemanha, Roménia, França, Áustria e Reino Unido“, precisou, dando conta que alguns ataques foram também rastreados a partir do próprio país sul-americano.

“O principal ataque consiste no que é conhecido como uma ‘negação de serviço’, que procura saturar o site para desabilitar o acesso e, portanto, os seus serviços”, explicou.

Entre os organismos afetados estão o Ministério das Relações Exteriores, o Banco Central do Equador, a Presidência da República, a Receita Federal, a Corporação Nacional de Telecomunicações, o Conselho Judicial e os Ministérios do Interior, Telecomunicações, Turismo e Ambiente, bem como várias universidades.

Face aos ataques, o Presidente do Equador, Lenin Moreno, convocou o gabinete de segurança setorial, tutelado pelo Ministério da Defesa, para avaliar a situação e coordenar ações necessárias e implementar o protocolo de segurança previsto para estas situações.

Este fim de semana, a ministra do Interior do Equador, Maria Paula Romo, confirmou os ataques, dando conta que estes “só conseguiram intervir num e-mail institucional e na página de um dos municípios”, adiantou.

O Equador aceitou a ajuda de Israel para combater os ataques em causa. “Já tivemos uma oferta do Governo de Israel que nos vai ajudar nestas questões com a sua ampla equipa de especialistas em ataques e defesa cibernética”, disse o subsecretário do Ministério das Telecomunicações, Javier Jara, em conferência de imprensa.

Assange está preso em Londres, depois de ter sido detido na passada quinta-feira na embaixada do Equador em Londres. O ativista pediu asilo político em agosto de 2012 para não ser extraditado para a Suécia, onde era acusado de violação, num caso já arquivado.

O cidadão australiano de 47 anos foi detido devido a um mandado de extradição norte-americano por “pirataria informática”, que será analisado numa audiência judicial a 2 de maio, e a um mandado emitido em junho de 2012 pela justiça britânica por não-comparência em tribunal, um crime passível de ser punido com um ano de prisão.

Assange já disse que vai “contestar e combater” o pedido de extradição. O australiano é formalmente acusado nos Estados Unidos de associação criminosa com vista a cometer “pirataria informática”, punível com uma pena máxima de cinco anos de prisão, revelou esta segunda-feira o Departamento de Justiça norte-americano.

É também acusado de ter ajudado a ex-analista dos serviços secretos norte-americanos Chelsea Manning a obter uma palavra-passe para aceder a milhares de documentos classificados como segredos de defesa.

SA, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É o agradecimento por 7 anos de asilo. Mas um chantagista será sempre um chantagista, mesmo que disfarçado de lutador pela verdade mundial. Da mesma forma que um violador será sempre um violador, prescrevam ou não os crimes de que é acusado .

RESPONDER

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …