“A epidemia está a mudar”. Assintomáticos com menos de 50 anos estão a impulsionar a propagação do vírus

Brais Lorenzo / EPA

A pandemia de covid-19 está a ser cada vez mais impulsionada por pessoas assintomáticas na faixa etária abaixo dos 50 anos, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS) numa conferência de imprensa virtual.

Responsáveis do organismo citados pela agência Reuters alertaram que, neste mês, a propagação de jovens entre os infetados aumentou globalmente, colocando em risco partes da população já vulneráveis, como é o caso dos idosos e das pessoas doentes.

A epidemia está a mudar“, disse o diretor regional da OMS para o Pacífico Ocidental, Takeshi Kasai, na conferência de imprensa virtual.

“As pessoas nos 20, 30 e 40 anos estão cada vez mais a liderar a transmissão. Muitos não sabem que estão infetados. [E isso] aumenta o risco de passar [o novo coronavírus] aos mais vulneráveis: os idosos, os doentes em cuidados de longa duração, as pessoas que vivem em áreas densamente povoadas e em áreas mais pobres”.

O alerta da OMS surge na mesma altura em que começam a aumentar os novos casos de Covid-19 em países que pareciam ter a epidemia sob controlo. Estes registos indicam “que entrámos numa nova fase da pandemia da Ásia-Pacífico”.

“O que estamos a ver não é simplesmente um ressurgimento“, alertou ainda.

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 770.429 pessoas e infetou mais de 21 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias, até às 11:00 desta segunda-feira, de Lisboa, já morreram pelo menos 770.429 pessoas e há mais de 21.719.870 casos infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 13.399.500 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

A AFP adverte que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos países pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 170.052 e 5.404.115, respetivamente. Pelo menos 1.833.067 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 107.852 mortes e 3.340.197 casos, México com 56.757 mortes (522.162 casos), Índia com 50.921 mortes (2.647.663 casos) e Reino Unido com 41.366 mortes (318.484 casos).

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Comentários… Não vale a pena nem há paciência. Já toda a gente percebeu. Agora é “esperar” pela responsabilização dos OMS’s deste belo planeta. Que bem precisa de virus e bactérias para nos mantermos… de saúde! Boa saúde a todos.

  2. Quem diz? Os pseudo-especialistas, que querem fechar o planeta, enclausurar a humanidade, que nos querem reduzir a pó. Montaram bem o esquema!
    Não se deixem manipular! Atenção ás vacinas baseadas em RNA (a primeira do género que vai alterar o DNA, não é para a nossa saúde), cheias de metais pesados.

      • Deve ser o iluminado Gates que tem todo tempo de antena neste assunto e bajulado, como se fosse um médico ou especialista no ramo da biologia, emitindo opiniões técnicas. Enquanto isso, muitos outros médicos e investigadores do ramo têm sido calados e impedidos de se pronunciarem livremente.
        Sem dúvida que há gente que é iluminada, mas não é pelo conhecimento e altruísmo, mas antes pelo poder que eles fazem parte.
        Depois há os seguidores crentes nos iluminados que eles fazem o melhor para todos nós. E há quem pense pela sua própria cabeça, sem saber bem quais são as verdades, até porque ninguém é dono da verdade.

        • Quem é Gates??
          Caso não tenhas reparado, a notícia fala na OMS; não em fala em Gates nenhum!…
          “Enquanto isso, muitos outros médicos e investigadores do ramo têm sido calados e impedidos de se pronunciarem livremente.”
          Uiiiii… “que filme”!…

    • Muita gente ignorante por aqui nestes comentários, Paulo Silva. Obrigada por referir esse pormenor das vacinas. A agenda oculta dessa elite satânica vai-se revelando.
      A isso chama-se “transhumanismo”. Não quero venenos dentro de mim, muito menos que me alterem o ADN. O meu corpo, a minha escolha.

      • E eu não quero venenos teus dentro de mim, não quero os teus filhos a espirrar os venenos que levam dentro do corpo para a cara dos meus filhos. Portanto, vai lá para onde quiseres e leva os teus filhos, para longe da escola dos meus, e fica sossegada a curtir o teu corpo, com os venenos que escolheste ter neles.
        Porque eu também tenho direito a dizer “minha saúde, e dos meus filhos, minha escolha”.

        • Então se se vai vacinar, tem medo do quê?! Não acredita na vacina?!
          A ignorância dá nisso, você é que está a destilar venenos para cima de mim e dos outros!!

  3. 12/03/2010
    “A besta”, matreira como é, mostrando sempre o rosto de seriedade, recorre das suas artimanhas através de legislação criada por encomenda política, justificando sempre os interesses, supostamente públicos, para alcançar os seus fins.
    Povo acordai, mantenham-se acordados, para que não sejamos enganados pela “besta”, que tudo fará para vencer e poder reinar. Conforme a parábola das recém casadas, “Acendei as vossas lanternas da sabedoria e conhecimento” para que não sejais surpreendidos no escuro da ignorância, mantenham-se atentos, não vamos deixar que os nossos vindouros nasçam e cresçam no reinado pleno da “besta”, da iniquidade e corrupção.

  4. Antonio Maurício de Lisboa Portugal : se já se provou que assintomáticos entre os 20 e os 40 anos estão a contaminar com coronavírus os mais idosos e os que estão doentes pode se pelomenos obrigar toda gente a usar máscara na rua em todo o lado que é o que já se devia ter feito em Portugal e quem não a usace seria multado no mínimo em 5 mil Euros para aprenderem as respeitar os mais velhos se não pagassem prisão com eles .

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …