Epidemia de sarampo em Berlim causa primeira morte

PAHO / WHO

-

Uma criança de 18 meses morreu com sarampo na passada quarta-feira em Berlim, anunciaram esta segunda-feira as autoridades sanitárias da capital alemã, numa altura em que a Alemanha enfrenta o pior surto nos últimos anos desta doença altamente contagiosa.

O ministério regional de Saúde anunciou a morte da criança do sexo masculino no mesmo dia em que uma escola primária em Berlim decidiu encerrar as portas como medida de prevenção, devido ao registo de diversos casos de sarampo.

A doença viral atingiu 570 pessoas na capital alemã desde outubro passado, de acordo com o Instituto de controlo sanitário Robert Koch.

As autoridades não precisaram se a criança, a primeira vítima mortal entre os casos verificados, tinha sido vacinada contra o sarampo.

O ministro de Saúde federal, Hermann Grohe, apelou hoje à população para verificar os registos de vacinas dos respetivos núcleos familiares, denunciando “alguns opositores irresponsáveis das vacinas que semeiam um medo irracional”.

Aquele que se recusa em vacinar o seu filho não só coloca essa criança em risco, mas também os outros“, acrescentou o ministro, num comunicado.

A porta-voz do Ministério de Saúde federal alemão precisou que não está previsto, neste momento, tornar a vacinação obrigatória, indicando, no entanto, que a informação aos pais irá ser reforçada e os boletins de vacinas verificados.

Se isso não for suficiente, “será necessário tomar outras medidas”, concluiu a porta-voz.

O sarampo pode provocar doenças respiratórias ou neurológicas graves, como encefalite, por vezes fatais.

Os opositores do processo de vacinação afirmam que a vacina pode ter efeitos colaterais, que podem ser perigosos.

Segundo o Instituto Robert Koch, o sarampo chegou a Berlim com os requerentes de asilo oriundos da Sérvia e da Bósnia-Herzegovina, países que registam uma epidemia severa de sarampo desde fevereiro de 2014.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Não ficaria surpreendido com um regresso de Ronaldo ao Real Madrid"

O internacional português José Fonte revelou que não ficaria surpreendido com um eventual regresso de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid. "Sei que o [Cristiano Ronaldo] ama Madrid, isso é certo. É claro que adora o …

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …