Epidemia de sarampo em Berlim causa primeira morte

PAHO / WHO

-

Uma criança de 18 meses morreu com sarampo na passada quarta-feira em Berlim, anunciaram esta segunda-feira as autoridades sanitárias da capital alemã, numa altura em que a Alemanha enfrenta o pior surto nos últimos anos desta doença altamente contagiosa.

O ministério regional de Saúde anunciou a morte da criança do sexo masculino no mesmo dia em que uma escola primária em Berlim decidiu encerrar as portas como medida de prevenção, devido ao registo de diversos casos de sarampo.

A doença viral atingiu 570 pessoas na capital alemã desde outubro passado, de acordo com o Instituto de controlo sanitário Robert Koch.

As autoridades não precisaram se a criança, a primeira vítima mortal entre os casos verificados, tinha sido vacinada contra o sarampo.

O ministro de Saúde federal, Hermann Grohe, apelou hoje à população para verificar os registos de vacinas dos respetivos núcleos familiares, denunciando “alguns opositores irresponsáveis das vacinas que semeiam um medo irracional”.

Aquele que se recusa em vacinar o seu filho não só coloca essa criança em risco, mas também os outros“, acrescentou o ministro, num comunicado.

A porta-voz do Ministério de Saúde federal alemão precisou que não está previsto, neste momento, tornar a vacinação obrigatória, indicando, no entanto, que a informação aos pais irá ser reforçada e os boletins de vacinas verificados.

Se isso não for suficiente, “será necessário tomar outras medidas”, concluiu a porta-voz.

O sarampo pode provocar doenças respiratórias ou neurológicas graves, como encefalite, por vezes fatais.

Os opositores do processo de vacinação afirmam que a vacina pode ter efeitos colaterais, que podem ser perigosos.

Segundo o Instituto Robert Koch, o sarampo chegou a Berlim com os requerentes de asilo oriundos da Sérvia e da Bósnia-Herzegovina, países que registam uma epidemia severa de sarampo desde fevereiro de 2014.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa quer fazer da Saúde a jóia da coroa da legislatura (e Centeno pode desempenhar funções importantes)

O programa eleitoral do PS foi este sábado aprovado, por unanimidade, no final da Convenção Nacional do partido, que decorreu em Lisboa. O programa eleitoral do PS para as legislativas de 06 de outubro foi apresentado …

Fogos na Sertã dominados. Chamas ainda descontroladas em Vila de Rei e Mação

O Comandante do Agrupamento Centro Sul da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Belo Costa, disse esta manhã de domingo, que as Forças Armadas estão no terreno com máquinas de rastos, bem como a …

Cemitérios verdes. Especialista britânico sugere enterrar mortos à beira da estrada

O especialista britânico sugere que se use os espaços ao lado das estradas, ferrovias e passeios como "corredores funerários" amigos do ambiente. Uma vez que a ciência ainda não encontrou forma de nos tornar imortais, encontrar …

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …