/

Epidemia de Ébola já matou 120 profissionais de saúde

SamaritansPurse / Facebook

Kent brantly, médico da Samaritan's Purse, infectado com Ébola quando o combatia

Kent brantly, médico da Samaritan’s Purse, infectado com Ébola quando o combatia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgouesta segunda-feira  que o número de profissionais de saúde contaminados pelo vírus ébola já é sem precedentes. Ao todo, 240 profissionais estão doentes e mais de 120 morreram em consequência da febre.

A morte de pessoas das equipas médicas afecta o trabalho de combate ao vírus, pois, além de reduzir o número de pessoas activamente a combater a epidemia, assusta os profissionais que poderiam vir a colaborar.

Na Serra Leoa, na Libéria, na Guiné e na Nigéria morreram desde o início do ano 1.427 pessoas devido ao vírus.

Segundo a OMS, a escassez e o uso indevido de equipamentos de protecção são factores que ocasionam a disseminação da doença entre os profissionais de saúde.

Outra causa da disseminação é o baixo número de profissionais para o tamanho da epidemia, que faz com que os que estão a actuar trabalhem mais do que o recomendado, podendo ocasionar falhas na protecção.

De acordo com a organização, o surto actual é diferente, pois disseminou-se por áreas rurais remotas.

Como os sintomas iniciais da doença podem ser confundidos com malária e febre tifóide, pacientes com ébola podem ter tido contacto com médicos desprevenidos.

A OMS estima que, nos três países mais atingidos, apenas um ou dois médicos estão disponíveis para cada 100 mil pessoas, e estes profissionais estão fortemente concentrados em áreas urbanas.

ArteDJOR / Agência Brasil

-

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.