Ensino Superior: 90% dos 42 mil candidatos colocados na 1.ª fase

Marcos Santos / USP Imagens

-

Quase 90% dos mais de 42 mil candidatos a um lugar no ensino superior público conseguiram colocação nas universidades e politécnicos na 1.ª fase do concurso, mas menos alunos do que em 2013 conseguiram ficar na 1.ªopção.

De acordo com a informação divulgada pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), este ano conseguiram lugar nas universidades e politécnicos 37.778 candidatos, apenas mais 363 do que os estudantes colocados na 1.ª fase do concurso de acesso em 2013, apesar do aumento do número de candidatos.

Por ocupar ficaram 13.168 lugares, menos 1.008 do que em 2013.

Em termos percentuais, em 2014 conseguiram colocação 89% dos candidatos. Em 2013 tinham entrado no ensino superior 93%.

Em 2014, ano em que o número de candidatos aumentou pela primeira vez desde 2008 – houve mais 1.989 candidatos (42.408 no total) do que em 2013 (40.419) –, aumentou também o número de colocados na 1.ª fase em relação ao ano anterior, ainda que de forma ligeira.

Quanto aos candidatos colocados na 1.ª opção, em 2014 registou-se uma quebra, com pouco mais de metade (54,4%) dos candidatos a terem uma nota média suficientemente alta para entrar no curso da sua preferência, contra os 60% em 2013.

Este ano são menos de 15% (12,2%) os candidatos colocados que não entraram numa das suas três primeiras preferências, mas, ainda assim, acima dos 9% do ano passado.

Das 50.820 vagas a concurso, 28.367 estavam disponíveis nas universidades e 22.453 nos politécnicos.

Enquanto nas universidades a procura superou a oferta, com mais de 30 mil candidatos a terem como primeira opção um curso nestas instituições, nos politécnicos a procura em 1.ª opção foi cerca de metade do total de vagas disponíveis, mas acima da procura registada em 2013.

O ligeiro aumento da procura dos politécnicos traduziu-se numa maior percentagem de vagas ocupadas na 1.ª fase (58% em 2014 contra 55% em 2013) e num menor número de vagas sobrantes: 9.380 lugares ficaram por ocupar nos politécnicos este ano, menos 905 do que os 10.285 que ficaram vagos em 2013.

Quanto às universidades, 87% dos lugares ficaram ocupados na 1.ª fase, sobrando 3.788 vagas, praticamente o mesmo número do que em 2013, quando ficaram por ocupar 3.891 vagas.

No total, na 1.ª fase de acesso conseguiram colocação nas universidades 24.645 candidatos. Nos politécnicos foram 13.133.

O número de colocados, quer nas universidades, quer nos politécnicos, com origem no ensino profissional aumentou 18% em 2014 face ao ano anterior, com 1.691 alunos colocados, contra os 1.431 de 2013.

Os 1.691 alunos do ensino profissional ficaram colocados maioritariamente nos politécnicos com 1.074 vagas ocupadas, o que representa um crescimento de 20% quando comparado com o ano anterior. Os 617 colocados nas universidades representam um crescimento de 16% face a 2013.

Os números de acesso à primeira fase do concurso estão disponíveis no site da DGES.

A 2.ª fase de acesso ao ensino superior inicia-se às 00:01 de segunda-feira, através do mesmo site.

Para a 2.ª fase, que decorre até 19 de setembro, ficam disponíveis as vagas não ocupadas na 1.ª fase e aquelas em que não se concretizou a matrícula dos alunos colocados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …