Encontrado enorme depósito de água escondida no “grand canyon” de Marte

JPL-Caltech / USGS / NASA

Valles Marineris, o “Grand Canyon” de Marte

Investigadores descobriram “quantidades significativas de água”, escondidas dentro do Valles Marineris de Marte, uma espécie de Grand Canyon do Planeta Vermelho.

De acordo com o comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA), até 40% do material próximo da superfície do desfiladeiro é constituído por moléculas de água.

O volume de água agora descoberto, explica a New Scientist, está escondido sob a superfície de Marte, e foi detetado pelo Trace Gas Orbiter, projeto colaborativo da ESA e Roscosmos, integrada na missão ExoMars.

As moléculas de água foram captadas por um detetor de neutrões, concebido para sondar Marte e registar a presença e concentração de hidrogénio, escondido no solo do Planeta Vermelho.

Enquanto os raios cósmicos de elevada energia mergulham na superfície, o solo emite neutrões. Mas o solo húmido emite menos que o seco, o que permite aos cientistas analisar a água escondida sob o solo antigo.

“O detetor de neutrões revelou uma área com uma quantidade invulgar de hidrogénio no grand canyon de Valles Marineris”, explica Igor Mitrofanov, investigador principal da Academia Russa de Ciências, do Instituto de Investigação Espacial.

“Assumindo que o hidrogénio que vemos está ligado a moléculas de água, até 40% do material próximo da superfície nesta região pode ser mesmo água“, acrescenta.

 

A descoberta de água em Marte não é uma novidade mas, até agora, o líquido essencial para a nossa sobrevivência foi apenas encontrado nos polos do Planeta Vermelho, em forma de gelo.

Apenas pequenas bolsas de água apareceram em latitudes mais baixas, o que não é favorável para os futuros astronautas em Marte, que vão precisar de grandes quantidades de água.

Com o que parece ser uma grande quantidade de água em Valles Marineris, deu-se um grande passo na investigação do planeta, sendo que já se pode estabelecer uma fonte de água no mundo extraterrestre mais próximo.

O reservatório é grande, não muito fundo, e poderia ser facilmente investigado por futuros exploradores”, lê-se num tweet de ExoMars.

Um estudo que surgiu após esta publicação, publicado no jornal Icarus, mostra que a descoberta de neutrões não permite distinguir se as moléculas são de gelo ou de água e que os geoquímicos precisam de estudar mais detalhes.

“Encontrámos uma parte de Valles Marineris cheia de água. Muito mais água do que esperávamos”, disse Alexey Malakhov, co-autor do estudo.

“É muito semelhante às regiões permafrost da Terra, onde o gelo persiste sob o solo seco, devido às baixas temperaturas constantes“, revela.

Assim, embora ainda não se conheça a forma específica da água que se encontra sob o vasto sistema de desfiladeiros de Marte, a primeira missão humana a Marte pode considerar a exploração desta área como uma das principais prioridades.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.