Vários enjoos “anormais” a bordo dos novos aviões da TAP

Vários episódios “anormais” de má disposição, enjoos e vómitos foram registados bordo dos novos aviões da TAP Airbus A330neo nos últimos meses, escreve a TSF.

De acordo com a rádio, que avança com a notícia nesta terça-feira, os sintomas atingiram vários tripulantes e passageiros, sendo considerados como “anormais” por três fontes.

Os casos que a companhia aérea prefere não contabilizar já foram comunicados à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e a um sindicato que até já foi ao fabricante, em França, a convite da TAP, falar com os engenheiros.

Segundo apurou a TSF, um destes casos ocorreu na semana passada, num voo para o Brasil. A fonte adiantou que os pilotos acabaram por aterrar de máscara, para garantirem que tinham o ar adequado, o que despertou alguma preocupação.

Fonte da área de segurança aérea explica que o problema pode estar relacionado com a renovação insuficiente do ar dentro do avião, o que faz com que este se degrade, causando indisposições no final de viagens longas. De acordo com a mesma fonte, a origem do avião deverá estar na forma como é feita a passagem do ar captado pelo motor para dentro da aeronave, um problema que já tinha sido reportado e que está a ser estudado pela Airbus.

Em declarações à TSF, a presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), confirmou que já receberam cerca de uma dezena de relatos deste tipo. Os testemunhos são de tripulantes preocupados por “não se sentirem nas melhores condições físicas quando voam nestes aviões”, bem como de “alguns passageiros”.

“Fomos informados de que os relatos que tinham chegado da TAP estavam a ser analisados, tal como os motores e as medições, e que no final de julho haveria, eventualmente, conclusões, mas que até agora o que tinham conseguido apurar é que nada de extraordinário se passava e que os elementos recolhidos estavam dentro da normalidade e legalidade”, explicou a responsável.

“Indisposições pontuais”

Por sua vez, a TAP assegura que “todas as análises feitas pela Airbus com o apoio de laboratórios independentes indicam que os parâmetros de qualidade do ar estão dentro do normal na indústria”, vincando que “nunca colocaria os seus clientes e trabalhadores numa situação de risco para a sua saúde”.

A TAP confirmou “casos pontuais de tripulantes com ligeiras indisposições” em alguns voos dos seus A330neo, eventualmente associados a “alguns odores do equipamento de ar condicionado”, garantindo ser uma situação “normal em aeronaves novas”.

“Relativamente ao facto de, em algumas unidades novas do A330neo, poderem ter sido detetados alguns odores provenientes do equipamento de ar condicionado, é um facto considerado normal em aeronaves novas e que desaparece logo após as primeiras utilizações”, sustenta a companhia aérea, garantindo que “nunca colocaria os seus clientes e trabalhadores numa situação de risco para a sua saúde”, apontou em comunicado.

“O A330neo é um avião com todas as certificações por parte das autoridades nacionais e internacionais e totalmente apto para o serviço de transporte de passageiros em total segurança”, refere a companhia, salientando que “as cabinas da Airbus são projetadas e fabricadas de forma a prevenir qualquer tipo de contaminação do ar”.

As ocorrências estão a ser investigadas pela TAP e pela Airbus.

De acordo com a página oficial da TAP, a companhia portuguesa é a a primeira operadora do mundo a voar o novo A330-900neo, contando na sua frota com cinco aviões deste tipo que podem transportar até 298 passageiros.

“O A330-900neo é animado por um sistema de entretenimento e conectividade de última geração. Estas aeronaves são equipadas com motores Rolls-Royce Trent, sendo consideravelmente mais eficientes e consumindo em média menos 17% de combustível por cadeira que a geração anterior de aeronaves, resultando ainda numa redução muito significativa das emissões de CO2 e ruído”, pode ler-se na mesma página.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Nem as regiões autónomas são boia de salvação. PSD Açores e PSD Madeira contra OE2022

As regiões autónomas têm historial de votar de forma diferente o Orçamento do Estado, caso seja essa a indicação da comissão política regional e se houver ganhos para a região. Desta vez, parece não ser …

Vulcão, La Palma

Mais lava em movimento. Vulcão de La Palma abre nova boca eruptiva

Um novo desabamento do cone do vulcão de La Palma (Canárias) está a fazer com que uma grande quantidade de lava se desloque, principalmente em direção ao oeste, sobre o fluxo primário de lava. Durante as …

Espanha propõe "solução revolucionária" para baixar preço da luz (e pode beneficiar Portugal)

"Tempos excepcionais exigem medidas excepcionais". É desta forma que Espanha vai propor à Comissão Europeia, na reunião extraordinária desta terça-feira, uma "solução revolucionária" para acabar com a escalada de preços na energia. E os portugueses …

Só há um país a cumprir as metas do Acordo de Paris

A poucos dias da cimeira do clima de Glasgow, onde é esperado que os países anunciem cortes nas emissões de gases com efeito de estufa, apenas um, a Gâmbia, cumpre o acordo de Paris sobre …

Há investidores interessados em entrar no FC Porto. Venda só deve avançar na próxima época

O FC Porto está "a considerar a venda" de uma parte "minoritária" da SAD a investidores estrangeiros que estão interessados em comprar. A SAD portista desmente a venda imediata, mas admite que o negócio pode …

Filipa Roseta pede suspensão do mandato de deputada por 180 dias

Filipa Roseta, deputada do PSD, pediu a suspensão do mandato na Assembleia da República por 180 dias. Depois de ter tomado posse como vereadora na Câmara Municipal de Lisboa, a deputada pediu a suspensão temporária …

Há destino para Solskjaer

Quando for despedido do Manchester United, Ole Gunnar Solskjær será seleccionador da Noruega (após uma pausa). A continuidade de Ole Gunnar Solskjær no Manchester United não está garantida. Há algum tempo que a capacidade do norueguês …

Há três anos que chove nos corredores da urgência do hospital de Setúbal

Há três anos que chove nos corredores da urgência do hospital de Setúbal. Sindicalistas alertam para a situação precária vivida pelos profissionais de saúde sadinos. O "estado de calamidade" em vários hospitais pelo país inteiro não …

O dono do Boavista, Gerárd Lopez.

Dono do Boavista investiu 15 milhões e desabafa: "podiam chegar aqui 11 Messis..."

Gerárd Lopez, dono do Boavista, diz que investiu 15 milhões de euros no clube e explica os maus resultados da equipa na época passada, em que por pouco não desceu de divisão. O Boavista estará a …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Os dados estão lançados e o calendário traçado. Eis os próximos passos da crise política até às (possíveis) eleições antecipadas

De acordo com as declarações recentes do Presidente da República e da própria lei eleitoral para a Assembleia da República, e caso se confirme a dissolução do Parlamento, o país deve ir a votos logo …