Vários enjoos “anormais” a bordo dos novos aviões da TAP

Vários episódios “anormais” de má disposição, enjoos e vómitos foram registados bordo dos novos aviões da TAP Airbus A330neo nos últimos meses, escreve a TSF.

De acordo com a rádio, que avança com a notícia nesta terça-feira, os sintomas atingiram vários tripulantes e passageiros, sendo considerados como “anormais” por três fontes.

Os casos que a companhia aérea prefere não contabilizar já foram comunicados à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e a um sindicato que até já foi ao fabricante, em França, a convite da TAP, falar com os engenheiros.

Segundo apurou a TSF, um destes casos ocorreu na semana passada, num voo para o Brasil. A fonte adiantou que os pilotos acabaram por aterrar de máscara, para garantirem que tinham o ar adequado, o que despertou alguma preocupação.

Fonte da área de segurança aérea explica que o problema pode estar relacionado com a renovação insuficiente do ar dentro do avião, o que faz com que este se degrade, causando indisposições no final de viagens longas. De acordo com a mesma fonte, a origem do avião deverá estar na forma como é feita a passagem do ar captado pelo motor para dentro da aeronave, um problema que já tinha sido reportado e que está a ser estudado pela Airbus.

Em declarações à TSF, a presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), confirmou que já receberam cerca de uma dezena de relatos deste tipo. Os testemunhos são de tripulantes preocupados por “não se sentirem nas melhores condições físicas quando voam nestes aviões”, bem como de “alguns passageiros”.

“Fomos informados de que os relatos que tinham chegado da TAP estavam a ser analisados, tal como os motores e as medições, e que no final de julho haveria, eventualmente, conclusões, mas que até agora o que tinham conseguido apurar é que nada de extraordinário se passava e que os elementos recolhidos estavam dentro da normalidade e legalidade”, explicou a responsável.

“Indisposições pontuais”

Por sua vez, a TAP assegura que “todas as análises feitas pela Airbus com o apoio de laboratórios independentes indicam que os parâmetros de qualidade do ar estão dentro do normal na indústria”, vincando que “nunca colocaria os seus clientes e trabalhadores numa situação de risco para a sua saúde”.

A TAP confirmou “casos pontuais de tripulantes com ligeiras indisposições” em alguns voos dos seus A330neo, eventualmente associados a “alguns odores do equipamento de ar condicionado”, garantindo ser uma situação “normal em aeronaves novas”.

“Relativamente ao facto de, em algumas unidades novas do A330neo, poderem ter sido detetados alguns odores provenientes do equipamento de ar condicionado, é um facto considerado normal em aeronaves novas e que desaparece logo após as primeiras utilizações”, sustenta a companhia aérea, garantindo que “nunca colocaria os seus clientes e trabalhadores numa situação de risco para a sua saúde”, apontou em comunicado.

“O A330neo é um avião com todas as certificações por parte das autoridades nacionais e internacionais e totalmente apto para o serviço de transporte de passageiros em total segurança”, refere a companhia, salientando que “as cabinas da Airbus são projetadas e fabricadas de forma a prevenir qualquer tipo de contaminação do ar”.

As ocorrências estão a ser investigadas pela TAP e pela Airbus.

De acordo com a página oficial da TAP, a companhia portuguesa é a a primeira operadora do mundo a voar o novo A330-900neo, contando na sua frota com cinco aviões deste tipo que podem transportar até 298 passageiros.

“O A330-900neo é animado por um sistema de entretenimento e conectividade de última geração. Estas aeronaves são equipadas com motores Rolls-Royce Trent, sendo consideravelmente mais eficientes e consumindo em média menos 17% de combustível por cadeira que a geração anterior de aeronaves, resultando ainda numa redução muito significativa das emissões de CO2 e ruído”, pode ler-se na mesma página.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …