O enigmático Oumuamua ainda pode ser uma tecnologia alienígena

ESA / M. Kornmesser / European Southern Observatory

Impressão de artista do primeiro asteróide interestelar: `Oumuamua.

Uma equipa de cientistas do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, nos Estados Unidos, e do Instituto Sul-coreano de Astronomia e Ciência Espacial acaba de descartar uma das principais teorias sobre a origem do enigmático Oumuamua, o primeiro objeto interestelar.

Num novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada The Astrophysical Journal Letters, os cientistas norte-americanos e sul-coreanos descartam a ideia de que o estranho objeto interestelar, em forma de charuto e com aceleração gravitacional, possa ser um icebergue de hidrogénio molecular, hipótese levantada por dois cientistas norte-americanos recentemente.

Segundo os norte-americanos, a aceleração do Oumuamua poderia ser explicada pela evaporação do oxigénio da sua superfície devido ao aquecimento causado pela luz solar.

A hipótese parecia representar um grande avanço na compreensão da origem deste objeto, mas um comunicado publicado na passada segunda-feira pelo centro de astrofísica norte-americano Harvard-Smithsonian “desmonta” a teoria.

O novo estudo descarta a hipótese apresentada pela investigação anterior, sustentando que um icebergue de hidrogénio não poderia ter sobrevivido a uma viagem tão longa, provavelmente de “centenas de milhões de anos”, para chegar desde o Espaço interestelar até ao Sistema Solar – evaporaria “muito rápido”.

 

A explicação do icebergue de hidrogénio tem um problema básico: os comentas formam-se quando grãos gelados de poeira colidem uns com os outros no Espaço e formam aglomerados, atraindo depois estes aglomerados mais poeiras e ouros aglomerados.

Na prática, os cometas são como os bonecos de neve: sobrevivem apenas enquanto não derretem, exemplifica o portal Live Science.

De acordo com os cientistas, mesmo a luz das estrelas nas partes mais frias do Espaço aqueceria pequenos pedaços de hidrogénio no estado sólidos antes que estes se conseguissem agrupar num cometa de grande escala como o Oumuamua.

“Este objeto é misterioso e difícil de entender porque tem propriedades peculiares que nunca vimos em cometas e asteróides do nosso Sistema Solar”, disse o autor principal do estudo, Thiem Hoang, do instituto sul-coreano.

O novo estudo descarta uma das hipóteses mais fortes já apresentadas para compreender a génese deste corpo celeste, deixando aberta a porta para outras teorias, incluindo as que sustentam que o corpo pode ser uma tecnologia alienígena – apesar de a maioria dos cientistas não colocar muitas esperanças numa resposta extraterrestre.

O Oumuamua (“mensageiro”) foi detetado em 2017 com um telescópio no Havai.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …