/

Engenheiros transformam o seu smartphone numa clínica de tensão arterial (por 80 cêntimos)

Digital Health Lab / UC San Diego

Engenheiros da Universidade da Califórnia transformaram smartphones em clínicas de tensão arterial de 80 cêntimos.

Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, criou uma forma simples e barata de medir a tensão arterial com o smartphone.

Criaram um clip que funciona com a câmara e o flash do telemóvel e que é utilizado como uma aplicação especial no smartphone e custa apenas 80 cêntimos.

Se for fabricado em grandes quantidades, custa apenas 10 cêntimos cada.

A equipa espera poder tornar a verificação da tensão arterial mais regular, barata e disponível para as pessoas que não dispõem de muitos recursos.

Segundo o Interesting Engineering, o dispositivo poderá ser útil para adultos mais velhos e mulheres grávidas para controlar por exemplo a tensão arterial elevada.

Yinan Xuan, um estudante de doutoramento da UC San Diego, primeiro autor do estudo, diz que “criámos uma solução barata para reduzir a barreira à monitorização da tensão arterial”.

Estes clips poderiam ser distribuídos facilmente a pessoas que deles necessitam, mas que não podem ir a uma clínica, acrescentou Edward Wang, autor sénior do estudo.

Sugeriu, ainda, que um clip de monitorização da tensão arterial poderia ser dado durante um exame de rotina.

Uma das vantagens deste clip é que não precisa de ser verificado com outro aparelho de medição da tensão arterial.

“É isto que distingue o nosso dispositivo de outros monitores de tensão arterial”, afirmou Wang, que explicou que outros sistemas que estão a ser desenvolvidos para smartwatches e smartphones requerem a comparação com um dispositivo separado para obter medições corretas.

Para utilizar este dispositivo, basta premir o clip com a ponta do dedo. A aplicação para smartphone orienta-o sobre a força e o tempo de pressão que deve ter.

O clip é uma peça de plástico que se coloca sobre a câmara e o flash de um smartphone. Quando pressionado, o flash do telemóvel ilumina a ponta do dedo, que aparece na câmara como um círculo vermelho.

O tamanho e a luminosidade deste círculo permitem que a aplicação meça a pressão da ponta do dedo e o fluxo sanguíneo, sendo que estas medições são utilizadas para obter a leitura da tensão arterial.

Os investigadores testaram este dispositivo em 24 voluntários na UC San Diego Medical Center e verificaram que as leituras eram semelhantes às efetuadas com uma braçadeira de tensão arterial normal.

“A utilização de uma braçadeira de tensão arterial normal pode ser difícil de colocar corretamente e esta solução tem o potencial de facilitar a auto-monitorização da tensão arterial por parte dos adultos mais velhos”, afirmou Alison Moore, co-autora do estudo.

Embora só tenham testado o dispositivo num tipo de smartphone, acreditam que deverá funcionar noutros. A equipa, que inclui Wang e o estudante Colin Barry, criou uma empresa, a Billion Labs Inc., para melhorar e vender esta tecnologia.

O que pretendem fazer de seguida é tornar a tecnologia mais fácil de utilizar, testar a sua precisão em diferentes tons de pele e criar um design que se adapte a mais telemóveis.

Teresa Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.