/

Sumo de cereja ajuda a baixar tensão arterial (tanto como a medicação)

-

Um novo estudo sugere que beber 60ml de concentrado de cereja diluído em água pode baixar em até 7% a tensão arterial em cerca de três horas.

Uma redução de tal forma significativa é capaz de reduzir em 38% o risco de AVC e de doença cardíaca em 23% – um efeito semelhante ao verificado em pacientes que tomam medicação para diminuir a tensão arterial, destacam os investigadores da Northumbria University.

Para esta pesquisa, investigadores da Northumbria University, no Reino Unido, analisaram o efeito deste sumo em 15 pessoas com sinais iniciais de hipertensão.

Foram usadas cerejas Montmorency, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Foi dado aos voluntários 60ml do concentrado de cereja diluído com 100ml de água, ou o mesmo volume de uma bebida placebo para comparar os verdadeiros efeitos desta bebida na hipertensão.

Segundo o autor do estudo, Glyn Howatson, o nível de redução da tensão arterial conseguido com o sumo de cereja “é comparável ao obtido com a medicação” específica contra a hipertensão.

“Acreditamos que este efeito poderá estar ligado à acção de alguns dos nutrientes do concentrado de cereja Montmorency sobre a função cardio-vascular”, explicou Howatson à EurekAlert.

“Este é o primeiro estudo a investigar os efeitos do consumo da cereja Montmorency sobre a pressão arterial, a rigidez arterial e vasodilatação microvascular em homens com hipertensão precoce”, diz o investigador.

Os resultados do estudo foram publicados no The American Journal of Clinical Nutrition.

ZAP / Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.