Engenheiros criam sensores capazes de acelerar o tempo de construção de edifícios

Em engenharia civil, o tempo que se demora para construir um edifício em altura depende muito de perceber se o andar em construção já é forte o suficiente para suportar novas cargas. Assim, um grupo de engenheiros desenvolveu sensores que são capazes de determinar a resistência do local em tempo real.

Os projetos de construção podem demorar muito tempo a serem desenvolvidos, pois muitas das vezes aguardam aprovação de entidades externas para que a obra possa avançar. Este processo atrasa muitas das vezes os trabalhos em curso.

O objetivo da Universidade de Purdue, nos EUA, é eliminar a necessidade de serem feitos testes externos intensos, permitindo que os empreiteiros da construção testem e verifiquem o estado da obra no local da mesma.

“Os nossos sensores podem ajudar a que as equipas tomem melhores decisões baseadas em dados, de forma a determinar o cronograma de construção e melhorar a qualidade da mesma”, explica Luna Lu, professora de Engenharia Civil da American Concrete Pavement Association de Purdue, num comunicado à imprensa.

“Estamos a trabalhar com empreiteiros para descobrir de que forma podemos economizar tempo, custos e recursos humanos necessários numa obra local”, refere Lu.

Os sensores desenvolvidos na Universidade de Purdue medem a resistência da plataforma que está a ser construída em tempo real, eliminando completamente a necessidade de uma curva de maturidade.

A equipe da Universidade de Purdue está a trabalhar com a F.A. Wilhelm Construction Inc. para testar e comparar a tecnologia com sensores comerciais tradicionais instalados num edifício que será o Complexo de Engenharia da Universidade.

“Os novos sensores são do tipo “plug and play”, pois podemos tirar conclusões muito rapidamente”, disse Ryan Decker, gerente de garantia de qualidade corporativa da Wilhelm.

Cerca de 12 sensores desenvolvidos pela equipa foram instalados em locais onde estão a ser desenvolvidas obras. Se tudo correr bem, a nova tecnologia irá, no futuro, poupar tempo no desenvolvimento de grandes construções em todo o mundo.

Entretanto, a equipa também está a testar os sensores em estradas do Indiana, de forma a que estes possam detetar se estas estão realmente preparadas para enfrentar o intenso tráfego de camiões.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descontos em apps de entrega de comida e táxi. Reino Unido oferece incentivos aos jovens para se vacinarem

Descontos em aplicações na entrega de comida ou de táxi são alguns dos incentivos que serão oferecidos no Reino Unido para promover a vacinação entre os mais jovens. Sajid Javid, ministro da Saúde do Reino …

Demolição do prédio Coutinho começa esta segunda-feira

O processo de demolição do prédio Coutinho, em Viana do Castelo, começa esta segunda-feira. Em comunicado, o gabinete do Ministério do Ambiente informa que o ministro João Pedro Matos Fernandes “vai presidir à cerimónia de …

Atleta bielorrussa forçada a abandonar Tóquio está sob proteção da polícia japonesa

Polémica iniciou-se depois de velocista ter denunciado a inscrição do seu nome na estafeta de 4x400m sem o seu conhecimento, o que terá acontecido, segundo a própria, por as restantes atletas bielorrussas não terem viajado …

Manuel Pinho diz que aceitar um cargo político "foi um erro enorme"

Quatro anos depois de ter sido constituído arguido no processo EDP, o ex-ministro da Economia esteve, na última sexta-feira, a ser interrogado no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). De acordo com o semanário …

Alemanha prepara dose de reforço para as pessoas mais vulneráveis

A Alemanha pondera administrar uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 aos idosos e pessoas imunodeprimidas a partir de setembro, avançou hoje a AFP, citando um projeto do Ministério da Saúde alemão. O plano, …

Alexis Vega na órbita do FC Porto

O jovem futebolista, que se encontra a representar o México nos Jogos Olímpicos, está a ser colocado na órbita do FC Porto pela imprensa do seu país. Esta segunda-feira, vários meios de comunicação social mexicanos, entre …

Presidente cessante do Irão diz que Governo nem sempre foi verdadeiro

Hassan Rouhani, Presidente cessante do Irão, reconheceu que, durante os seus oito anos de mandato, o Governo "não disse parte da verdade" ao seu povo. No domingo, Hassan Rouhani reconheceu que o Governo "não disse parte …

Yaremchuk já treinou pelo Benfica e promete "marcar muitos golos"

O Benfica anunciou, no sábado, a contratação do futebolista ucraniano ao Gent por 17 milhões de euros, com o avançado a assinar um contrato válido até junho de 2026. "A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, …

Fauci descarta novos confinamentos nos Estados Unidos apesar da variante Delta

Anthony Fauci considera que os Estados Unido não deverão regressar aos confinamentos para conter a covid-19, apesar do aumento de casos devido à variante Delta. Os Estados Unidos não deverão regressar aos confinamentos para conter a …

Escrituras e divórcios passam a poder ser feitos por videoconferência

Divórcios, escrituras de imóveis e até uma procuração passam a poder ser feitos por videoconferência. Hoje em dia estes atos obrigam a ir à conservatória, mas o objetivo é que o mecanismo esteja em prática …