Engenheiro despedido da Google por sexismo ganha emprego na WikiLeaks

wheelzwheeler / Flickr

Julian Assange, fundador da WikiLeaks: a censura é para os perdedores

Foi despedido o funcionário da Google que defendeu, num documento interno, que as desigualdades laborais entre homens e mulheres se devem a diferenças biológicas. Mas já ganhou um novo emprego na WikiLeaks.

O texto do engenheiro de software despedido da Google argumenta que a ausência de mulheres nos altos cargos de empresas de tecnologia ocorre devido a “diferenças biológicas” entre homens e mulheres, cita a BBC.

O memorando com estas ideias foi publicado num fórum interno da Google pelo funcionário James Damore, engenheiro de software, mas acabou por ser divulgado pela comunicação social.

A Google avançou, então, com o despedimento do funcionário, alegando que violou o código de conduta da empresa, conforme explica o director executivo da gigante tecnológica, Sundar Pichai, num email enviado aos empregados, segundo citam vários órgãos de informação norte-americanos.

No texto polémico, Damore escreve ainda que é preciso “parar de assumir que as lacunas de género implicam sexismo“. O documento foi bastante criticado, mas, segundo o autor, recebeu “muitas mensagens privadas” de apoio de colegas da Google.

Quem o apoia publicamente é Julian Assange, o polémico fundador do site WikiLeaks que critica a Google, notando, numa publicação no Twitter, que “a censura é para os perdedores” e oferecendo emprego ao engenheiro despedido.

Assange está refugiado na Embaixada do Equador, em Londres, há cinco anos, tentando evitar a extradição para os EUA, onde é acusado de espionagem, e depois de ter enfrentado um pedido de extradição para a Suécia, entretanto retirado, no âmbito de uma acusação de violação.

Desigualdade explicada por “causas biológicas”

O artigo de James Damore foi divulgado na íntegra pelo site de tecnologia Gizmodo que não revela como teve acesso ao documento, nem aponta o nome do funcionário envolvido.

James Damore foi, entretanto, identificado como o autor do texto que refere que “as capacidades de homens e mulheres são diferentes, em parte, devido a causas biológicas”, diferenças essas que “podem explicar porque não vemos uma representação igual de mulheres na tecnologia e na liderança“, conforme escreve.

O engenheiro acrescenta que, geralmente, as mulheres “preferem trabalhos em áreas sociais e artísticas”, enquanto há “mais homens que se interessam por programação de computadores”.

Google investigada por pagar menos às mulheres

A divulgação do documento causou grande alvoroço, tanto mais numa altura em que a Google enfrenta uma investigação do Departamento de Trabalho dos EUA, sob suspeitas de discriminação salarial, uma vez que pagará menos às mulheres do que aos homens, em cargos semelhantes.

Assim, a Google agiu prontamente a despedir o funcionário. E a recém nomeada vice-presidente da Google para a diversidade e integridade, Danielle Brown, enviou um email a todos os trabalhadores da empresa, que é divulgado pelo site Motherboard, onde vinca a condenação de James Damore.

“Acreditamos de forma inequívoca que a diversidade e a inclusão são importantes para o nosso sucesso enquanto empresa”, salienta.

Nas redes sociais, várias mulheres, nomeadamente funcionárias da Google e ex-funcionárias de empresas de tecnologia, criticaram o documento e desabafaram sobre as atitudes sexistas que têm vivido no mercado de trabalho, de uma forma geral.

Um relatório sobre diversidade publicado pela Google, em Junho de 2017, mostrou que 69% da força de trabalho é de homens e 56% de brancos. As mulheres preenchem apenas 25% dos postos de liderança e 20% dos empregos técnicos, tais como a programação de computadores.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Johnson & Johnson chega esta semana. Portugal recebe 30 mil vacinas na quarta-feira

As primeiras 30 mil vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vão chegar a Portugal na próxima quarta-feira. Portugal vai receber, já na próxima quarta-feira, o primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen. No …

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …