Enfermeiros ameaçados de despedimento vendem doces para o Ministério

fotlo:  jait214 / flickr

fotlo: jait214 / flickr

Um grupo de enfermeiros vai, esta segunda-feira, montar uma banca com doces à porta do Ministério da Saúde e vendê-los para angariar dinheiro para a tutela, em protesto contra o despedimento de 40 profissionais no Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

“Vamos promover uma feira de Natal com venda de doces frente ao Ministério da Saúde para simbolicamente angariar verbas”, afirmou à agência Lusa Rui Marroni, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

“Queremos reforçar o orçamento da tutela para manter os enfermeiros, que estão ameaçados de despedimento e que fazem falta às populações”, sublinhou.

A ação de protesto encontra-se no âmbito de outras manifestações e após as garantias ao Ministro da Saúde de que não iria despedir enfermeiros no país, “enquanto o CHO chegue uma orientação contrária”.

Trinta enfermeiros subcontratados nos hospitais de Caldas da Rainha e Torres Vedras serão despedidos até ao final do ano e 10 serão aposentados até março de 2014, sem serem substituídos.

Para o sindicato, a “redução vai afetar os serviços e aumentar os riscos para os doentes”, mas a administração do CHO argumentou que, “com o aumento de 35 para 40 horas, foram reavaliadas as necessidades e 60 enfermeiros são desnecessários”, mas destes apenas 30 vão ser despedidos.

A justificação não convence o sindicato, para quem não só os enfermeiros subcontratados não podem fazer 40 horas semanais, por não estarem afetos à função pública.

Além disso, “há três mil dias de folga em dívida para tirarem, o que revela a falta de enfermeiros para serem substituídos nesses dias”.

“Essas folgas começaram a ser acumuladas desde 2005 e a situação já devia ter sido resolvida. Apesar do novo horário semanal ter entrado em vigor em outubro, só vamos reduzir em janeiro os enfermeiros precisamente para reduzir essa bolsa de folgas”, esclareceu o administrador Carlos Sá, estimando que deverão ser recuperados 2000 dias até ao final do ano e 2500 até março.

Dos 550 enfermeiros que trabalham nos hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, 140 possuem vínculos precários, dos quais metade é subcontratada e outra metade tem contratos a termo certo.

A área de influência do CHO abrange as populações das Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estevão das Galés e Venda do Pinheiro), servindo mais de 292.500 pessoas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …