//

Enfermeira não ganhou Guinness porque não correu maratona de saia

Uma enfermeira britânica tornou-se a mais rápida do mundo a terminar uma maratona com o uniforme que usa no trabalho, mas não recebeu o prémio Guinness por não ter usado a farda branca com saia tradicionalmente associada à profissão.

A denúncia foi feita pela própria atleta nas redes sociais. Jessica Anderson, enfermeira do Royal Hospital, em Londres, fez a maratona da cidade no domingo da semana passada vestindo a roupa que usava no trabalho, conta a CNN.

Segundo Jessica Anderson, depois de ter concluído uma maratona em três horas, oito minutos e 22 segundos — menos 32 segundos que o anterior recorde, obtido em 2015 — a enfermeira foi informada que não receberia o prémio mundial Guinness porque não tinha usado “um vestido branco ou azul, um avental e chapéu branco”. Em vez disso, usou calças e camisola azuis, tal como usa todos os dias no Royal London Hospital.

Em entrevista ao Runner’s World, uma página dedicada à corrida, Jessica Anderson explicou que não queria usar o uniforme exigido pela Guinness: “Escolhi usar o meu uniforme verdadeiro porque o título do prémio é a maratona mais rápida no uniforme de uma enfermeira”.

“Tenho certeza de que o Guinness World Records não pretende ofender, mas seria bom se decidissem rever os seus critérios em vez de reforçar os velhos estereótipos de género. Entendo que é uma coisa divertida, mas a definição deles é tão desatualizada”, acrescenta.

Em resposta às críticas, a Guinness emitiu um comunicado a admitir que vai rever os critérios do prémio. “É bastante claro que este título de recorde e os critérios associados a ele está há muito tempo sob revisão, que será conduzida como prioritária nos próximos dias”, pode ler-se do documento.

https://www.instagram.com/p/Bw1IiWlA3T3

A corrida é um dos eventos mais famosos do mundo e recebe centenas de milhares de candidatos a cada ano. Mais de 400 mil pessoas inscreveram-se para participar na maratona este ano, estabelecendo um novo recorde.

Jessica Anderson tem vindo a aproveitar a atenção que o caso dela atraiu para ações solitárias. A enfermeira já amealhou mais de 3.500 euros para a Barts Charity, uma organização não-governamental que apoia a unidade de cuidados intensivos do hospital onde Jessica trabalha. O objetivo inicial eram os 585 euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.