Enfermeira não ganhou Guinness porque não correu maratona de saia

Uma enfermeira britânica tornou-se a mais rápida do mundo a terminar uma maratona com o uniforme que usa no trabalho, mas não recebeu o prémio Guinness por não ter usado a farda branca com saia tradicionalmente associada à profissão.

A denúncia foi feita pela própria atleta nas redes sociais. Jessica Anderson, enfermeira do Royal Hospital, em Londres, fez a maratona da cidade no domingo da semana passada vestindo a roupa que usava no trabalho, conta a CNN.

Segundo Jessica Anderson, depois de ter concluído uma maratona em três horas, oito minutos e 22 segundos — menos 32 segundos que o anterior recorde, obtido em 2015 — a enfermeira foi informada que não receberia o prémio mundial Guinness porque não tinha usado “um vestido branco ou azul, um avental e chapéu branco”. Em vez disso, usou calças e camisola azuis, tal como usa todos os dias no Royal London Hospital.

Em entrevista ao Runner’s World, uma página dedicada à corrida, Jessica Anderson explicou que não queria usar o uniforme exigido pela Guinness: “Escolhi usar o meu uniforme verdadeiro porque o título do prémio é a maratona mais rápida no uniforme de uma enfermeira”.

“Tenho certeza de que o Guinness World Records não pretende ofender, mas seria bom se decidissem rever os seus critérios em vez de reforçar os velhos estereótipos de género. Entendo que é uma coisa divertida, mas a definição deles é tão desatualizada”, acrescenta.

Em resposta às críticas, a Guinness emitiu um comunicado a admitir que vai rever os critérios do prémio. “É bastante claro que este título de recorde e os critérios associados a ele está há muito tempo sob revisão, que será conduzida como prioritária nos próximos dias”, pode ler-se do documento.

https://www.instagram.com/p/Bw1IiWlA3T3

A corrida é um dos eventos mais famosos do mundo e recebe centenas de milhares de candidatos a cada ano. Mais de 400 mil pessoas inscreveram-se para participar na maratona este ano, estabelecendo um novo recorde.

Jessica Anderson tem vindo a aproveitar a atenção que o caso dela atraiu para ações solitárias. A enfermeira já amealhou mais de 3.500 euros para a Barts Charity, uma organização não-governamental que apoia a unidade de cuidados intensivos do hospital onde Jessica trabalha. O objetivo inicial eram os 585 euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …