Novo sistema gera energia com o sol e com a chuva

Apesar dos inúmeros avanços nas células solares, uma coisa permanece constante: dias chuvosos e nublados significam uma queda certa na quantidade de eletricidade gerada. E se usarmos a força mecânica das gotas da chuva para gerar energia quando as células fotovoltaicas não conseguem funcionar?

A ideia não é tão original, e vários investigadores já tentaram adicionar um pseudocapacitor ou um nanogerador triboelétrico (TENG) a uma célula solar fotovoltaica, ao criar um dispositivo que gera energia sob sol ou chuva. Mas esses dispositivos geralmente são complicados de fabricar e volumosos, pelo que atrapalham as células solares nos dias claros.

Agora, Yuqiang Liu, cientista da Universidade Soochow, na China, desenvolveu um sistema híbrido de recolha de energia que produz eletricidade das gotas das chuvas sem atrapalhar a geração de eletricidade nos dias de sol.

Os resultados da pesquisa foram apresentados num artigo publicado em fevereiro na revista ACS Nano.

Liu traçou sulcos em filmes finos de dois polímeros condutores bem conhecidos da eletrónica orgânica e das células solares de plástico – PDMS e PEDOT:PSS – e colocou-os sobre um painel solar. A adição das texturas ao PDMS (polidimetilsiloxano) aumentou o desempenho do nanogerador quando é acionado pelas gotas de chuva.

A camada texturizada de PEDOT:PSS (polietilenodioxitiofeno: poliestirenosulfonato), por sua vez, atuou como um elétrodo tanto para o nanogerador como para a célula solar. Colocado entre os dois dispositivos, o material conduziu a energia do nanogerador para a célula solar.

American Chemical Society

Como os polímeros são transparentes, a célula solar continua gerando energia da luz do sol em seu potencial máximo, ao mesmo tempo aproveitando as gotas de chuva.

Liu afirma que este design simples demonstra um novo conceito de recolha de energia durante várias condições climáticas que pode ajudar a eliminar o problema da intermitência da energia solar.

ZAP // EcoD / Phys.org

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda há muito a descobrir e ainda bem que há sempre quem pretenda chegar mais longe, assim tem sido ao longo dos séculos da existência humana na Terra pena é que muitas das descobertas dêem para o mal!.

RESPONDER

Marcelo conheceu Rena, a sobrevivente do Holocausto que teve "seis mães"

O Presidente da República conheceu a sobrevivente do Holocausto Rena Quint, que lhe contou como em criança escapou ao genocídio nazi e acabou nos Estados Unidos com a ajuda de "seis mães". "Porque ficaram comigo? Talvez …

Benfica empresta Caio Lucas ao Al Sharjah

O Benfica anunciou, esta quinta-feira, o empréstimo do futebolista brasileiro ao Al Sharjah, clube dos Emirados Árabes Unidos, que é válido por um ano e meio. "O Sport Lisboa e Benfica formalizou com o Al Sharjah …

Morreu o general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi …

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …